TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Da Tecnologia Na Sociedade E No Mercado De Trabalho

Artigos Científicos: O Impacto Da Tecnologia Na Sociedade E No Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 9

FIE/UNOESC – CHAPECÓ

Sistemas de Informação

O Impacto da Tecnologia na Sociedade e no Mercado de Trabalho

Informática e Sociedade

Chapecó, Março de 2009

Introdução

É inegável que estamos num processo de mudança cada vez mais acelerada. Mudanças estas que estão transformando nosso meio ambiente, nossa maneira de trabalhar, se divertir e nos relacionar com os demais. Não temos tempo para aprender tudo o que desejamos. Em contrapartida, a quantidade de informação disponibilizada cresce monstruosamente.

As tecnologias alteram a própria cadeia de geração de valor, de forma que o novo paradigma afeta em função das condições de acesso à informação, da base de conhecimentos e da capacidade de aprender e inovar. As novas tecnologias da informação e da comunicação têm tanto aumentado o volume, quanto acelerado o fluxo de atividade em cada nível da sociedade. A compressão de tempo requer resposta e decisões mais rápidas para continuar competitivo. Na era da informação , "tempo" é uma mercadoria crítica e as corporações, atoladas nos antiquados esquemas gerenciais hierárquicos, não podem esperar tomar decisões com rapidez suficiente para acompanhar o fluxo de informações que requerem resolução.

Sociedade da Informação: conceitos iniciais

A informação é a transmissão de mensagens que possuem um significado comum entre o emissor e um sujeito por meio de um suporte tecnológico que faz a mediação dessa mensagem. Toda informação é dotada de consciência, objetivo e finalidade ao ser transmitida do emissor para o interlocutor. Mais amplamente, pode-se afirmar que a informação é, hoje, para a sociedade contemporânea, a base do conhecimento, das relações, da vida econômica, política e social.

Ao longo do tempo, a informação deixou ser um processo local para se

apresentar em âmbito global. Reconfigurou o tempo e o espaço, acelerando as práticas e encurtando as distâncias. Tornou possível um novo tipo de sociabilidade, na qual a presença física já não é essencial para que haja uma relação, sendo possível interagir com quem quiser, a hora que quiser e ser participativo dentro da sociedade por meio de um espaço virtual.

As tecnologias digitais possibilitaram uma nova dimensão dos produtos, da

transmissão, arquivo e acesso à informação alterando o cenário econômico, político e

social. Porém, a dimensão mais importante do computador não é ele em si mesmo, mas a capacidade de interligação, de formação de rede. Assim, com o surgimento da internet no final dos anos 1960, as idéias de liberdade, imaterialidade passam a revolucionar a leitura e a comunicação em rede, possibilitando arquivar, copiar, desmembrar, recompor, deslocar e construir textos, exibi-los e ter acesso a todo tipo de informação, de qualquer variedade, a todo instante.

O uso da rede integrada de computadores entre as pessoas e empresas, tornou-se algo indispensável nos dias atuais. É possível ter acesso a uma vasta rede de informações em tempo real e também trocar e cruzar dados a qualquer momento. Com o uso do computador, os serviços foram agilizados e facilitados, houve uma redução da mão-de-obra em ocupações que substituíram o trabalho humano, mas que abriu portas para novas ocupações especializadas no ramo da informática (programadores, webdesigners, administradores de rede) e das comunicações (marketeiros e jornalistas virtuais). Qualquer informação pode ser obtida instantaneamente e de qualquer parte do mundo, a visibilidade dos fatos se tornou maior e mais rápida, na qual os dados são atualizados a todo segundo.

Impactos Sociais

Vivemos na era do excesso de informação, tudo que nos rodeia é informação  política, esportes, ciência, telefones, educação, tevê, tecnologia e computadores…

Tornou-se claro que esta era necessitava de algo com tecnologia voltada para armazenar, qualificar, comparar e exibir as informações em alta velocidade, esta era precisava de COMPUTADORES.

Com a informatização, houveram alterações em várias áreas tais como: bancária, saúde, educação, empresarial, industrial, comercial, trânsito e cultural.

Na área bancária a movimentação de dinheiro, a disponibilidade de informações, os caixas eletrônicos a automatização das tarefas cresceram de maneira assustadora. Porém, este crescimento foi muito rápido e algumas camadas, ou a maioria, da população não estava e nem está adaptada para lidar com softwares complexos e tanta tecnologia.

A saúde consegue, através desta tecnologia, prever doenças antes mesmo delas ocorrerem e diagnosticá-las de forma mais clara e precisa. Os médicos se comunicam entre si muito mais rápido usando as redes de computadores.

A revolução desta tecnologia atingiu a vida das crianças tanto na escola como em casa gerando uma grande discussão : "O computador pode ser usado no aprendizado de crianças de 1° e 2° graus ? ". As crianças deixam de se relacionar com outras crianças, limitam o seu espaço de brincadeiras à frente do computador, o aspecto "criança tem que brincar" perde-se em meio a tantos jogos e as maravilhas que a Internet proporciona. Porém, o raciocínio torna-se mais rápido e perceptivo. Se a criança sabe diferenciar a hora de brincar da hora de viver e acima de tudo não "viciar" os computadores devem ser aliados dos pais e professores na hora de educar.

As empresas tem cada vez mais adotado os computadores em sua realidade tanto para obtenção de seu lucro como para satisfação total do cliente. Em algumas lojas já é possível comprar e receber o seu carnê de prestações no mesmo instante, assim como o seu cartão de crédito. Qualidade de serviços e atendimento personalizado são características que agradam o cliente e que só foram possíveis depois que o computador ingressou nesta área.

A maior inovação que os computadores trouxeram para os setores comerciais e industriais foi o uso de redes de computadores as quais viabilizam o uso de recursos remotos, fornecem um meio de comunicação entre pessoas dispersas geograficamente, a possibilidade e facilidade de acesso e o compartilhamento de informações.

Até mesmo o trânsito de grandes avenidas, o tráfego de trens e metrôs é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com