TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Da Tecnologia No Mundo Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Impacto Da Tecnologia No Mundo Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 2

Mudanças na área de tecnologia da informação e de automação de processos, muitos “arautos da destruição” ergueram suas vozes para alardear que a criação de uma tecnologia capaz de substituir o trabalho braçal humano causaria um caos inimaginável em relação a empregabilidade. Certos que o avanço da automação e das tecnologias ligadas à produção colocariam milhões na “rua da amargura”, sindicalistas e pessoas ligadas a setores do governo promoveram grandes “guerras santas” contra o que chamavam de “domínio das máquinas”.

No entanto, conforme a tecnologia avançava e as pessoas se acostumavam a seus benefícios, ficou muito claro que os avanços proporcionados pela tecnologia de automação de processos e dos computadores trouxe muito mais benefícios do que malefícios aos seres humanos.

Num primeiro momento, foi mesmo uma realidade o fim de postos de trabalho devido ao impacto da tecnologia. Contudo, com a extrema capacidade de adaptação do ser humano e a crescente necessidade de mão-de-obra especializada para lidar com as criações advindas da nova tecnologia utilizada nos processos industriais. Desta forma, novas profissões surgiram para tomar o lugar das profissões que foram condenadas à morte pela tecnologia.

Uma gama toda nova de profissionais foi necessária e tornou-se imperiosa para que a nova tecnologia pudesse prosperar e ser utilizada com eficiência e segurança. Por isso mesmo, o impacto inicial na empregabilidade foi diluído ao longo do tempo com a substituição de profissionais braçais por profissionais que trabalhavam com as mãos e com os cérebros. Desta forma, mais bem pagos e menos sacrificados, esses profissionais realizaram suas tarefas graças ao principal e mais importante ganho que a utilização da nova tecnologia permitiu: Uma melhor qualidade de vida.

Trabalhando muitas vezes até mais horas do que antes; contudo sm o mesmo desgaste físico, o ser humano pode dedicar-se a tarefas eu antes eram proibitivas. E, com o passar dos tempos, a aceleração do avanço da tecnologia em todas as áreas do conhecimento humano, proporcionou a criação de oportunidades quase ilimitadas de criação de novas profissões que há apenas alguns anos seriam impensavelmente absurdas.

O avanço da tecnologia revolucionou de forma drástica e definitiva a forma como o ser humano encarava a sua vida e a sua relação com o mundo que em que vivia. Reduzindo-se a necessidade do trabalho braçal e degradante, o uso de tecnologia na substituição desses tipos de trabalhos resultou num avanço espetacular em matéria de longevidade para o homem deste século.

Contudo, como tudo o mais que o homem cria, a tecnologia também tem o seu lado perverso e negro. Hoje em dia, graças aos mesmos avanços que criaram benefícios e oportunidades inimagináveis, fez com que as pessoas também pudessem ser prejudicadas muito mais facilmente. Nosso avanço tecnológico tornou nossa sociedade escrava dos computadores e é, hoje, impensável gerir qualquer empresa ou uma pessoa levar uma vida normal sem que seja preciso dominar ou entender do funcionamento das parafernálias que a tecnologia criou e colocou em nossos lares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com