TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM UMA INDUSTRIA DO SEGMENTO DE BEBIDAS

Por:   •  9/9/2019  •  Artigo  •  6.266 Palavras (26 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

Este estudo de natureza descritiva foi elaborado para identificar as características dos setores da empresa do segmento de bebidas BETA, avaliadas após implementação do programa de melhoria 5S. Procurou-se fazer uma relação entre a teoria e essas características, de acordo com os fatores preestabelecidos no processo de implantação do programa. Buscou-se compreender e interpretar os comportamentos, as opiniões, percepções e expectativas dos empregados envolvidos com o processo. A abordagem qualitativa foi utilizada no presente estudo, com os procedimentos de análise documental e revisão bibliográfica sendo utilizados como base da coleta dos dados. Como resultado, foi possível identificar os cinco sensos do 5S, bem como perceber os efeitos da implantação desse programa em todos os setores da empresa. Por fim, a implementação do programa mostrou a importância do aprimoramento do processo produtivo, que teve como objetivo colocar a empresa um lugar de destaque, à frente de outras empresas em um mercado bastante competitivo.

Palavras-chave: Qualidade. Gestão da Qualidade. Ferramenta 5S.

ABSTRACT

This descriptive study was carried out to identify the characteristics of sectors of the BETA beverage company, evaluated after implementation of the 5S process improvement methodology. The intention was to correlate theory and the aforementioned characteristics, according to factors pre-established during the implementation of this methodology. The intention of this work was to interpret and understand the behaviour, opinions, perceptions and expectations of all employees considered in the process. The qualitative approach was used in the present study, with the procedures of documentary analysis and literature review being the basis of data collection. As a result, it was possible to identify the five senses of 5S and notice the results of the implementation of this methodology in all sectors of the company as well. Ultimately, the implementation of the methodology showed the importance of the production process improvement, whose objective was to place the company in a prominent place, ahead of other beverage companies in a very competitive market.

Keywords: Quality. Quality Management. 5S program.

1. INTRODUÇÃO

Visando a busca por maior competitividade para se manter no mercado, as empresas tem procurado investir para a melhoria da qualidade de seus produtos e serviços. Nessa orientação da qualidade, visando principalmente suprir as necessidades e desejos dos clientes, tem sido necessário incorporar conceitos, técnicas e ferramentas, flexibilidade para as mudanças dentre outras premissas, para se adequar ao mercado consumidor, no qual estão inseridas.

Em busca de um ambiente de trabalho eficiente, eficaz e organizado as empresas têm adotado métodos e ferramentas da qualidade que possam aumentar a sua produtividade, adequar-se a padrões de qualidade (exigidos pelo mercado), reduzindo seus custos de produção e aumentando seus níveis de serviços. Assim, um sistema de Gestão da Qualidade adequado, pode ser fundamental para o sucesso das organizações. Uma das ferramentas para a melhoria da qualidade é o Programa 5S, que consiste em promover uma mudança comportamental nas empresas, aperfeiçoando aspectos como organização, limpeza e padronização.

Em ambientes corporativos da atualidade, fenômenos como a transnacionalização de empresas, abertura de mercado, adoção de novos padrões de consumo, são fatores que trazem uma série de exigências para corporações diversas para que invistam na melhoria da qualidade de seus produtos e serviços. Para atender a demandas e necessidades dos clientes, é necessário que se tenha flexibilidade para adoção de novas medidas, especialmente no que diz respeito a competitividade (WOOD JR e ZUFFO, 1998).

Algumas das soluções propostas envolvem manter as organizações atualizadas e relevantes, portanto, competitivas. A adoção de metodologias e técnicas para promover eficiência e alta produtividade em ambientes de trabalho, bem como tópicos relevantes que são discutidos e postos em prática, como análise de riscos e incertezas (Liang; Chang; Wu, 2010), inovação (Pohlmann, 2005), orientação das atividades organizacionais para o cliente (Talib; Rahmann, 2010) e redução dos ciclos de vida dos produtos (Hung, 2007).

Em um mercado com transformações, é necessário pré-determinar o alvo da melhoria, selecionando a metodologia mais adequada que garantirá qualidade na produção e aumentará a eficiência de seus processos. Técnicas como “Seis Sigma”, Total Productive Maintenance (TPM - Manutenção Produtiva Total, em português), Kaizen, Lean Manufacturing, Ferramenta 5S, dentre outros, são alguns dos métodos, técnicas ou ferramentas utilizadas para o alcance dos objetivos.

Diante deste cenário, a questão dessa pesquisa é compreender se a ferramenta “5S” é capaz de auxiliar uma empresa do segmento de bebidas, para implementar melhorias de seus processos produtivos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é descrever o processo de implantação do programa 5S na empresa BETA, apresentando os resultados e os fatores críticos encontrados durante todas as etapas do seu desenvolvimento, visando compreender os principais ganhos obtidos.

O estudo possui natureza descritiva, conforme Boaventura (2004), no sentido de descrever o processo de aplicação da ferramenta “5S”, na empresa BETA, visando compreender melhor as etapas utilizadas e os resultados obtidos. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, conforme Yin (2005), aplicada na empresa BETA. E o método aplicado foi a ferramenta “5S” que no item 3.1, está descrita em detalhes.

2. REVISÃO DA LITERATURA

Neste tópico serão discutidos os principais conceitos que envolvem o desenvolvimento deste estudo: a) gestão da qualidade; b) gestão da qualidade total e; c) ferramenta 5S.

2.1. Gestão da Qualidade

Qualidade é um conceito que tem evoluído há muitos anos. A visão de que qualidade representava a padronização dos produtos logo foi substituída pelo controle estatístico dos processos e mais tarde, a qualidade passa ser a preocupação com a garantia oferecida pelo produto.

Dada a importância da área para as empresas, essa funcionalidade foi aproximada cada vez mais do planejamento estratégico da empresa, evidenciando a importância de ser necessário fazer uma gestão da qualidade nas organizações, extrapolando os limites do controle, exigindo o engajamento estratégico, visando atender, de forma diferenciada, as necessidades do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com