TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA TEORIA DE JOGOS PARA O PROFISSIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E A NECESSIDADE DE SUA INCLUSÃO NAS DISCIPLINAS DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ – FUNEMAC

FACULDADE PROFESSOR MIGUEL ÂNGELO DA SILVA SANTOS – FEMASS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

João Manoel Luiz Neto

IMPORTÂNCIA DA TEORIA DE JOGOS PARA O PROFISSIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E A NECESSIDADE DE SUA INCLUSÃO NAS DISCIPLINAS DO ENSINO SUPERIOR

Introdução da monografia apresentada à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de graduação em Engenharia de Produção, da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FEMASS), para aprovação na disciplina.

Leonard Barreto Moreira


  1. INTRODUÇÃO

Desde sua introdução nas estratégias militares da segunda guerra mundial que a Pesquisa Operacional (PO), representada pela teoria de jogos, se tornou uma importante ferramenta no gerenciamento de pessoas, produtos e patrimônio. Segundo Fiani (2009), áreas relacionadas à logística, estratégias de novos produtos/projetos, custos em relação à competitividade de mercado, tanto em repartições públicas como em grupos privados, se beneficiam do uso das técnicas de PO, incluindo a teoria de jogos.

Segundo SEBRAE (2004), 49,4% das micro e pequenas empresas encerram suas atividades com até dois anos, 56,4% com até três anos e 59,9% com até quatro anos de existência, segundo Rodrigues (2014), fora o fato das dificuldades burocráticas e fiscais, esses empreendedores não se utilizam de técnicas básicas de planejamento estratégico, muitas vezes pela falta de conhecimento. Assim cria-se uma demanda por novos profissionais que possam atender as necessidades destas empresas por soluções focadas na pesquisa operacional.

Segundo Belfiore (2013) um profissional de pesquisa operacional deve ser capaz de identificar a técnica mais apropriada para um dado problema, atingir uma meta ou realizar uma estratégia, apesar das limitações de seu ambiente. Se combinarmos com uma das definições de teoria de jogos exposto por Fiani (2009), que ela é uma ferramenta para agentes racionais, utilizando as informações expostas, a fim de retirar o melhor retorno possível para si ou para a organização a que pertence. Ao combinar ambas as definições é possível traçar alguns pontos de interesse em comum entre a teoria de jogos e a pesquisa operacional e ao comparar o que foi dito no primeiro parágrafo é possível traçar vários pontos com temas referentes à engenharia de produção. Martins (2014) já dizia que a teoria de jogos é uma área de suma importância para a engenharia sob a bandeira da pesquisa operacional, portanto ela deve ser estudada e pesquisada por alunos e docentes.

Assim esta pesquisa será feita com o propósito de mostrar que a Teoria de Jogos está intimamente ligada com o profissional de engenharia de produção, portanto esta deveria estar na ementa do curso. Para isso foi-se acordado que a pesquisa se mantenha na utilidade da teoria de jogos nas matérias da ementa principal de engenharia de produção, mas principalmente para a aplicação da teoria de jogos ao profissional de engenharia de produção.

  1. Objetivos gerais

O presente trabalho tem como missão mostrar a importância da teoria de jogos para a engenharia de produção junto com sua aplicação para a área profissional.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

As diretivas principais desta apresentação é mostrar a importância da engenharia de produção para o profissional dentro do mercado de trabalho, assim como dentro do curso de engenharia em si.

  1. Justificativa

Segundo (HEIN, 2003) a teoria de jogos pode analisar uma grande quantidade de situações estratégicas que afetam o resultado da empresa, passando de tipos e quantidades de produtos a serem produzidos como a sua entrada e saída do mercado até os investimentos de publicidade ou se a empresa deve ou não se expandir. Podendo ser indispensável tanto para grandes como para pequenas e médias empresas assim como toda a área da pesquisa operacional, fazendo-se importante seu estudo. Num mercado em que pequenas e médias empresas não utilizam os conhecimentos aplicados de PO, faz-se necessário que tais ferramentas sejam mais difundidas para os cursos de engenharia de produção a fim de suprir a demanda deste conhecimento.

  1. Metodologia de pesquisa

Serão utilizados autores clássicos tanto de engenharia de produção como teoria de jogos para grande parte da fundamentação teórica do trabalho. Assim como monografias, teses, artigos e dados empíricos pertinentes ao assunto tanto nacionais como internacionais. Assim demonstrar com essas evidências que a teoria de jogos está ligada a engenharia de produção a ponto de a mesma merecer estar na ementa curricular,

        

  1. Estruturação do Trabalho

Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho será organizado em cinco capítulos. No capítulo 2 é apresentada uma introdução e a contextualização das técnicas de pesquisa operacional, com ênfase em teoria de jogos. Ainda nessa parte do trabalho, será discutida a relevância desse tópico no auxílio à tomada de decisões gerenciais bem como para os cursos de graduação de engenharia de produção. O terceiro capítulo é dedicado a breve história da engenharia de produção, cursos de graduação ofertados no país, bem como uma discussão sobre o ementário ditado pelo ministério da educação em comparação com a normatização de associações voltadas para a engenharia de produção como a ABEPRO. O capítulo 4 abordará uma pesquisa envolvendo as universidades da cidade universitária em especial a FEMASS em relação a utilização da teoria de jogos em suas ementas e aulas, utilizando-se de formulários de pesquisa e entrevistas com coordenadores e docentes selecionados

No último capítulo são tecidas as conclusões acerca do trabalho realizado e perspectivas de estudos futuros.


REFERÊNCIAS

  • Batalha, Mario Otávio – Introdução a engenharia de produção – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
  • Belfiore, P. – Pesquisa Operacional para cursos de Engenharia – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • BRASIL. Lei Nº 5.194 de 24 de Dezembro de 1966.
  • Fiani, Ronaldo – Teoria de Jogos: Com aplicações em economia administração e ciências sociais – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • Hein, N. Et al - Sobre o uso da teoria dos jogos na tomada de decisões estratégicas –  XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção – Ouro Preto, MG, 2003.
  • Martins, Roberto Antônio – Guia de Elaboração de monografia e TCC em engenharia de produção – São Paulo: Atlas, 2014.
  • SEBRAE. Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil. Brasília: SEBRAE, 2004, p.19;
  • Rodrigues, V. M.  Et al - Programação Linear Aplicada a uma Microempresa de Comunicação Visual – XI SEGeT (Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia) – 2014.


Apêndices

Referencial TEÓRICO

Na criação do trabalho serão utilizadas pesquisas com autores clássicos e contemporâneos de teoria de jogos para formar o segundo capítulo e dar uma introdução para leigos no assunto e uma revisão para aqueles que não sintam confiança para debater o assunto.

Para entrar no âmbito da engenharia de produção, dentro do terceiro capítulo, será usada a mesma lógica do segundo com autores clássicos e contemporâneos, com um adicional da ementa básica usada pelo ministério da educação para o curso de engenharia de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com