TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria jogos

Por:   •  13/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 4

EXEMPLOS

Questão 1

(UFRGS) De acordo com o jogo abaixo, onde duas firmas estão decidindo, no mesmo instante, entre duas estratégias, que são Fazer Propaganda ou Não Fazer Propaganda, determine:

Firma A

Firma B

Fazer propaganda

Não fazer propaganda

Fazer propaganda

10 ; 5

15 ; 0

Não fazer propaganda

6 ; 8

10 ; 2

  1. O equilíbrio de Nash e o equilíbrio com estratégias dominantes, apontando quais são as estratégias dominantes e dominadas para cada uma das firmas;
  2. Os novos equilíbrios de Nash e com estratégia dominante; se os ganhos para cada firma, quando não fizerem propaganda fossem (20;10) em vez de (10;2).
  3. Qual a conclusão que se obtêm em relação ao Equilíbrio de Nash?

Questão 1

  1. O equilíbrio com estratégias dominantes e o de Nash é: (10; 5); as estratégias dominantes para ambas firmas são Fazer Propaganda, e as dominadas para ambas são Não Fazer;  
  2. Os equilíbrios de Nash serão: (10; 5) e (20; 10); mas não existirá estratégia dominante para nenhuma firma;
  3. Todo equilíbrio com estratégias dominantes é um equilíbrio de Nash, mas nem todo equilíbrio de Nash é um equilíbrio com estratégias dominantes.

Questão 2

Suponha que a firma F2 seja monopolista em um mercado que enfrenta a ameaça da entrada de uma nova empresa F1. Se F1 resolver ficar de fora do mercado (estratégia F), então F1 recebe um ganho de 1 e F2 recebe um ganho de 9. Caso F1 resolva entrar no mercado (estratégia E), então F2 tem duas opções. Ela pode lutar com F1 para expulsá-la do mercado (estratégia L). Neste caso, ambas as empresas têm um alto custo e ficam com um ganho de 0. Por outro lado, F2 pode decidir não lutar contra F1 (estratégia N). Neste caso ambas recebem um ganho de 2. De acordo com as informações acima esquematize o jogo que representa essa situação.

Questão 2

[pic 1]

Questão 3

        Neste jogo, dois bancos têm que decidir se renovam ou não seus empréstimos para uma empresa em dificuldades financeiras. Os bancos possuem duas opções: renovar ou não os empréstimos. Caso o banco decida renovar, ele continua recebendo o pagamento dos juros. Caso contrário, a empresa é obrigada a reembolsar o principal o empréstimo.

Transforme o jogo abaixo (forma estratégica ou normal) em forma estendida.

Banco A

Banco B

Renova

Não Renova

Renova

4, 4

1, 5

Não Renova

5, 1

3, 3

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com