TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUENCIA DA CINZA DE CASCA DE ARROZ NO ROMPIMENTO A COMPRESSÃO DE CORPOS DE PROVA DE CONCRETO

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

INFLUENCIA DA CINZA DE CASCA DE ARROZ NO ROMPIMENTO A COMPRESSÃO DE CORPOS DE PROVA DE CONCRETO

ALBUQUERQUE, Rafael Luiz¹ LISBOA, Renan Nézio Coelho2 ARAUJO, Stanley Lacerda MALTA, Alvimar Álvares4

Verifica-se hoje como um dos principais desafios para o setor da construção civil, a otimização do consumo de materiais, energia, e principalmente, a busca por formas mais sustentáveis para execução de obras. Sabendo-se que a produção de arroz, gera grande quantidade de resíduos sólidos, que não possuem local apropriado para descarte, torna-se um grande passivo ambiental e de difícil recuperação. Analisou-se, no presente trabalho, a utilização da Cinza de Casca de  Arroz (CCA), como adição no concreto para substituição de aditivos para aumentar a resistência do mesmo. Realizou-se a análise bibliográfica, examinando-se a influência da CCA sobre o concreto, seguido pela elaboração de testes laboratoriais, que compararam resultados do ensaio de resistência à compressão aos 14, 30 e 60 dias, e foram moldados 30 corpos de prova com quantidades diferente de cinza de casca de arroz divididas em grupos de 3%, 4% e 5% em relação à massa do aglomerante.

Palavras-chave: Cinza de casca de arroz, Adição, Concreto.

Abstract

Perceives today, one of the main challenges for the construction industry is the optimization of the consumption of materials, energy, and, above all, the search for more sustainable forms for the execution of works. Knowing that rice production generates a large amount of solid waste, which does not have an appropriate disposal site, it becomes a great environmental liability of difficult recovery. In the present work, the use of the Rice Peel Ash (CCA), as an addition in the concrete to substitute additives to increase the resistance of the same, was analyzed. A bibliographic analysis was performed, examining the influence of CCA on concrete, followed by the elaboration of laboratory tests, which bought results of the compression strength test at 14, 30 and 60 days, and were molded 30 specimens with different amount of rice husk ash divided into groups of 3%, 4%, 5% in relation to the mass of the binder.

Keywords: Rice husk ash, Addition, Concrete

  1. Introdução

A utilização de resíduos agrícolas tem ocorrido com bastante frequência em função do alto custo ambiental do seu inadequado descarte na natureza. Com isso, assim como a casca de arroz, a cinza de casca de arroz produzida pela incineração desse resíduo torna-se um passivo ambiental preocupante em determinadas regiões do país, como na região sul, onde observa-se um grande volume e maior produção anual desse material (DIAS, 2011).

Uma alternativa ética, ecológica e economicamente rentável é a geração de energia através da queima da casca de arroz, o que gera como resíduo principal sua cinza (HOFMANN et. Al.,2010)

A cinza da casca de arroz representa 20% (em massa) da quantidade total de arroz colhida. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de arroz para 2017 foi 11,3 milhões de toneladas, e todo excedente, tanto da casca de arroz quanto as cinzas resultantes da sua queima, são fontes de poluição e contaminação do meio ambiente, e quando não gerenciados e destinados adequadamente, causam sérios impactos ambientais e à saúde das pessoas (IRGA, 2013).

[pic 1]

1 Graduando em Engenharia Civil. E-mail: leafar015@hotmail.com

2 Graduando em Engenharia Civil. E-mail: renannezio.eng@gmail.com

3 Graduando em Engenharia Civil. E-mail: stanleylacerd@gmail.com

4 Professor do Centro Universitário Newton Paiva. E-mail: alvimar.malta@newtonpaiva.br


Esta expressiva produção acaba gerando uma enorme quantidade de resíduos sólidos derivados das atividades de processamento e beneficiamento, identificados como casca de arroz e cinzas resultantes dessa casca. (POUEY, 2006).

Nesse contexto, a utilização da CCA torna-se uma das soluções para o problema ambiental ocasionado pela deposição desse resíduo, reduzindo as áreas necessárias para descarte agroindustrial e minimizando os riscos de poluição ao meio ambiente (POUEY,2006).

Assim, a utilização da CCA como aditivo pozolânico, que com sua composição silicosa reage com hidróxido de cálcio à temperatura ambiente resultando em um composto com propriedades cimentícias, e quando incorporado pela indústria do cimento, proporciona redução dos custos de produção, causa menos agressões ao meio ambiente trazendo  vantagens tecnológicas como a de tornar o produto mais resistente à ação da água,  oferecerendo as seguintes vantagens para o meio ambiente: eliminação da necessidade de aterros, redução do perigo tóxico que provém do descarte inadequado na natureza, e diminuição da demanda de matérias-primas (BEZERRA, 2010).

Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho foi o de avaliar o emprego da CCA em misturas aglomerante-cinza. (ISAIA, 2005). Os efeitos da adição de cinza foram avaliados com base no desempenho mecânico em testes de resistência à compressão realizados no laboratório do Centro Universitário Newton Paiva.

A utilização da CCA em concretos deve passar por testes de resistência à compressão, com objetivo de medir sua resistência mecânica para atender a exigências iguais ou superiores aos materiais existentes no mercado da construção civil (BEZERRA, 2010).

  1. Materias e Métodos

A primeira fase do experimento baseou-se na confecção, de corpos de prova cilíndricos (10 x 20 cm) para realização de ensaios de resistência à compressão. Para isto, foram utilizados três traços com rompimento em diferentes idades (14, 30 e 60 dias). Vale ressaltar que, para a realização dos ensaios, foram utilizados diferentes percentuais de cinza de casca de arroz de 3%, 4% e 5% em relação à quantidade de aglomerante, definidos dessa forma com objetivo de seguir uma linearidade crescente e conseguindo assim um padrão de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (377.2 Kb)   docx (217.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com