TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO NA OBJETIFICAÇÃO DO CORPO FEMININO

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO NA OBJETIFICAÇÃO DO CORPO FEMININO

OLIVEIRA, Thalita Motta de.

UFRRJ/ IM

thalitamottadeoliveira@hotmail.com

Currículo e Movimentos Sociais

RESUMO: Pensando no processo de objetificação do corpo feminino, compreende-se sua reflexão em dois conceitos: A dominação patriarcal e a relação deste processo correlacionado às questões contemporâneas acerca do currículo na educação básica. A subjugação do corpo feminino se dá por meio do poder tradicional, fazendo o homem ter papel central e a mulher, papel periférico na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Dominação; Objetificação feminina.

INTRODUÇÃO

A subjugação do corpo feminino se dá na dominação patriarcal, em que a figura do homem é vista como central, sendo um modelo consolidário constituído desde os primórdios da organização social, estabelecendo vínculo como figura social e no imaginário dos indivíduos. Quando as mulheres necessariamente ocupam um papel na sociedade, são desqualificá-las. A forma de organização social sempre influência no olhar que o individuo tem acerca da organização política.

Ao pensar no currículo da educação básica, entende-se que a desvalorização do gênero feminino é fortemente reproduzida nas instituições de ensino, mostrando-se ser um forte instrumento de manutenção da organização sociopolítica da sociedade patriarcal.

OBJETIVOS

Identificar os fatores associados às características da dominação do corpo feminino aplicada no atual currículo da educação básica, sendo refletidos no contexto da sociedade patriarcal.

METODOLOGIA

A metodologia deste trabalho baseia-se no estudo das teorias acerca da dominação corpórea de Michel Foucault. Sendo possível investigar e averiguar os valores e experiências presentes nos objetos desse estudo através dos conceitos de valor e experiência filosófica, sendo correlacionados com o atual currículo da educação básica.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A discussão dos resultados baseando-se na comparação da literatura utilizada no trabalho de pesquisa pode-se indicar a relevância da influência da sociedade patriarcal no currículo de educação básica, sendo notório a objetificação do corpo feminino em meio ao ambiente escolar, sucedendo no discernimento da dominação tradicional em meio à organização sociopolítica atual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao refletir acerca do currículo atual da educação básica, é possível observar a desvalorização da mulher reproduzida nos ambientes escolares, sendo necessária a reformulação do currículo, em que todos os membros fossem respeitados como parte de um organismo vivo, que é a sociedade. Cada um teria seu papel relevante para o bom funcionamento de tal organismo, para ser alcançadas melhorias nas condições de toda sociedade, podendo diminuir a desigualdade de gêneros que é extremamente impactante atualmente.

BIBLIOGRAFIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com