TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇÕES SOBRE O ZINCO

Por:   •  18/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.748 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

O ZINCO

Zinco é um metal de cor branco-azulada, facilmente oxidável devido ao seu potencial de redução muito baixo e peso atômico: 65,38g e ponto de fusão (419ºC) e ponto de ebulição (920ºC).

O zinco metálico é empregado principalmente na galvanização, representando 55% do consumo mundial. Esse processo é utilizado para produção de chapas zincadas e em galvanoplastias para proteção anti-corrosiva de peças metálicas como aços estruturais, folhas, chapas e fios, ou como anodo de sacrifício de aço ou ferro.

Entre os metais não ferrosos, o consumo mundial de zinco somente é superado pelo consumo de alumínio e de cobre. No Brasil, essa demanda atende principalmente aos setores automobilísticos (39,9%), de construção civil (13,1 %), de utensílios domésticos e comerciais (7,6%), entre outros. Os maiores produtores mundiais são a China, Austrália e Peru, sendo a primeira responsável sozinha por um quarto da produção.

 Os latões e bronzes são usados em acessórios elétricos e em várias outras aplicações. Os laminados têm como principal campo de aplicação o uso em pilhas e em baterias. Os principais compostos de zinco são os óxidos (ZnO), utilizados nas indústrias cerâmicas e das borrachas e ainda na fabricação de tintas. O sulfato de zinco (ZnSO4) tem aplicação na indústria têxtil e no enriquecimento de solos pobres em zinco. O cloreto de zinco é usado para preservar madeiras, e como desodorizante em diversos fluidos. Este composto pode também ser usado em pilhas secas e tintas.

O zinco desempenha um papel vital no desenvolvimento animal. Uma dieta rica em zinco diminui o risco de hemorragias e melhora a cicatrização de feridas. Na agricultura, o zinco, é usado como suplemento nutritivo para promover o crescimento das plantas.

O zinco é um metal que permite a reciclagem sem qualquer perda das suas propriedades físicas ou químicas. Atualmente 80% do zinco disponível para reciclagem sofre processamento, sendo que 30% da oferta mundial de zinco vêm do zinco reciclado. Os 70% restantes originam-se de minérios de zinco (zinco primário).

Apenas a reciclagem de latão recupera mais de 600.000 t de zinco por ano. Estima-se que a oferta de sucata de aço revestido com zinco aumente em mais de 50% nos próximos dez anos.

Devido à sua longa vida útil da maioria dos produtos de zinco que, em alguns casos, podem durar mais de 100 anos sem manutenção, uma grande quantidade do zinco produzido no passado ainda é utilizada, constituindo um recurso valioso e sustentável de zinco para as gerações futuras.

O zinco pode ser reciclado das operações de fabricação e processamento (“sucata de processo” ou “nova sucata”) como folha de zinco e pedaços e rebarbas de aço galvanizado, resíduos galvanizados, retornos de fundição sob pressão, sucatas de usinagem de latão, reciclagem de aço.

Também pode ser resultante de produtos descartados (“resíduos pós-consumo” ou “sucata velha”) como automóveis, pneus, aparelhos domésticos, componentes eletrônicos, mobiliário de rua, peças galvanizadas de prédios, telhados e calhas de zinco desmontadas. Os produtos feitos de zinco ou revestidos com zinco são muito duráveis. Assim, o intervalo entre o uso do zinco para a fabricação de um produto e seu retorno para o circuito de reciclagem como sucata pode demorar mais de um século.

Tabela 5. Ciclo de vida dos produtos de zinco

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS DE ZINCO

Produtos Usos Ciclo de vida

Chapas de zinco

Telhados > 100 anos

Revestimentos > 200 anos

Produtos de latão Diversos > 10 anos

Peças unitárias

Veículos, aparelhos,

ferragens, etc.

10 a 15 anos

Revestimentos

galvanizados

Veículos, telhados e

revestimentos de edifícios

10 a 15 anos

Produtos diversos

Instalações industriais,

rodoviárias e usinas

elétricas

> 25 anos

Produtos químicas e

compostos

Pneus, produtos de borracha

1 a 5 anos

Fonte: ILZC.

EXTRAÇÃO

O Zinco é o 24°elemento mais abundante da Terra. É encontrado na natureza principalmente sobre a forma de sulfetos, associado ao chumbo, prata e ferro.

Entre os principais minerais de zinco estão a blenda ou esfalerita (ZnFeS), a willemita (Zn2SiO4), a smithsonita (ZnCO3), a calamina ou hemimorfita (2ZnO.SiO2.H2O), a wurtzita (Zn,FeS2), a franklinita (Zn,MnFe2O4), a hidrozincita [2ZnO3.3Zn(OH)2] e a zincita (ZnO), com destaque no caso do Brasil para os minerais calamina, willemita e esfalerita.

O zinco é classificado conforme a fonte do metal: em zinco primário, que tem como principal processo de produção o processo eletrolítico (80 a 85% da produção atual) e zinco secundário, obtido através de sucatas e resíduos, o que já contribui com mais de 20% do consumo mundial.

A produção do zinco começa com a extração do mineral que pode ser realizada tanto a céu aberto como em jazidas subterrâneas. Os minerais extraídos são triturados e, posteriormente, submetidos a flotação para a obtenção do mineral concentrado.

Os minerais com altos teores de ferro são tratados por via seca. O concentrado é calcinado para oxidar o sulfeto em óxido. O óxido obtido é posteriormente reduzido pela adição de carbono resultando na obtenção do metal (o agente redutor na prática é o monóxido de carbono). Por via úmida o minério é calcinado para a obtenção do óxido, posteriormente lixiviado com ácido sulfúrico diluido. A lixívia obtida é purificada para a separação dos diferentes componentes, principalmente o sulfato de zinco. O sulfato é submetido a um processo de eletrólise com ânodo de chumbo e cátodo de alumínio, sobre o qual se deposita o zinco. O zinco obtido é fundido e lingotado para sua comercialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com