TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodisponibilidade De Cálcio, Ferro E Zinco

Artigos Científicos: Biodisponibilidade De Cálcio, Ferro E Zinco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 15

CÁLCIO

Introdução

O papel do mineral cálcio na alimentação tem sido estabelecido em todas as etapas da vida exercendo, funções fisiológicas como componente do tecido ósseo, de cofator enzimático ou como mensageiro celular, além disso, esse mineral tem sido estudado como fator dietético que age na redução de riscos de enfermidades degenerativas.

O consumo inadequado ou a baixa absorção de cálcio são reconhecidos como uma das várias causas da redução da massa óssea e risco de osteoporose, além dos estudos epidemiológicos que indicam a correlação inversa entre o consumo de cálcio e a prevalência de hipertensão arterial sistêmica. Há também observações da correlação inversa entre consumo e incidência de tumor, especialmente de cólon.

O reconhecimento da essencialidade e da ação benéfica na redução de distúrbios orgânicos ressalta a preocupação com a ingestão adequada quantitativa e qualitativa do cálcio. Na alimentação, em geral, as principais fontes de cálcio são de origem animal, e inversamente, os vegetais são considerados inadequados devido aos interferentes negativos que atuam na absorção luminal, como a presença de ácido fítico, polifenóis e de fibra alimentar, os quais são quelantes naturais de cálcio e outros minerais. Também podem ser considerados como fatores de interferência intrínseca a forma química do mineral na matriz alimentar e como este é submetido aos processos digestivos e metabólicos no organismo. Adicionam-se também, as interações com outros componentes da dieta, o status individual de minerais, a demanda metabólica, a presença de substâncias promotoras de absorção e as próprias condições de preparo doméstico as quais são submetidos os alimentos, que podem favorecer ou não a utilização deste nutriente pelo organismo. Por outro lado, estudos apontam que as fontes vegetais podem apresentar bons teores de cálcio com boa biodisponibilidade.

Biodisponibilidade de Cálcio

Fatores interferentes na absorção são os principais determinantes da biodisponibilidade, desde que as interações intraluminais e competição pelo sítio de absorção intestinal são considerados os impedimentos na utilização do mineral pelo organismo.

Para compreender melhor a dinâmica da biodisponibilidade de cálcio, é importante saber que este mineral nos alimentos ocorre como sais ou associado a outros componentes da dieta na forma de complexos de íons de cálcio. Ele precisa ser liberado em uma forma solúvel e ionizada, antes que possa ser absorvido. O cálcio é absorvido no intestino por duas vias: transcelular e paracelular. A via transcelular envolve o transporte ativo de cálcio pela proteína de transporte de cálcio da mucosa, calbindina, que é saturável e sujeita à regulação fisiológica e nutricional regulada pelo componente ativo da vitamina D, o calcitriol.

A via paracelular envolve o transporte passivo de cálcio através das zônulas de oclusão entre as células da mucosa; é insaturável, essencialmente independente da regulação nutricional e fisiológica. Além disso, a eficiência do organismo em absorver o mineral depende de características fisiológicas como idade, raça,alterações funcionais renais, hepáticas ou mesmo da secreção de hormônios envolvidos na homeostasia do cálcio como PTH, calcitonina e vitamina D. Também o estado nutricional para o cálcio é uma função inversa para eficiência da absorção Além destes fatores fisiológicos, a presença de lactose, fosfopeptídeos da caseína, vitamina D, proteína ou de oligossacarídeos na dieta parece elevar a absorção do mineral, e outros componentes como fitatos, oxalatos fibra parecem interferir negativamente na absorção intestinal do cálcio. Embora nem todos os estudos sejam

conclusivos quanto ao efeito destes fatores dietéticos na utilização biológica do cálcio, eles poderiam interferir no estado nutricional adequado deste mineral, e permitiriam ao organismo alcançar a adequada mineralização óssea e os efeitos benéficos atribuídos a este.

A biodisponibilidade de cálcio depende:

• ingestão do Ca é o maior determinante da absorção

• Eficiência de absorção e similar para maioria dos alimentos e suplementos (doses pequenas)

• Absorção inibida por oxalatos e fitatos

• Efeito da vitamina D

• Efeito da ingestão de sódio e proteínas

• Efeito da insulina e oligossacarídeos

Fontes alimentares de cálcio

Fontes alimentares desse mineral incluem leite e produtos lácteos, além de leguminosas e vegetais. Quanto aos grupos de alimentos, o leite e produtos lácteos aparecem como as principais fontes especialmente na população de maior rendimento econômico.

Por outro lado, vegetais também podem contribuir com o aporte de cálcio na dieta, como as leguminosas as quais são importantes fontes nutricionais para a população de menor renda de acordo com os dados do IBGE (2002-3).

A quantidade de cálcio presente no alimento é considerada mais importante que biodisponibilidade em si, contudo o processo de absorção é considerado a principal barreira na utilização do mineral pelo organismo. Fatores fisiológicos e dietéticos devem ser considerados na avaliação das fontes vegetais de cálcio para que estas possam ser consideradas satisfatórias.

Função do Cálcio

O cálcio é mais conhecido por sua função na manutenção a força e a densidade dos ossos. Em um processo conhecido como mineralização óssea, o cálcio e o fósforo se juntam para formar fosfato de cálcio. Fosfato de cálcio é um componente importante do complexo mineral (chamado hidroxiapatita) que tem a função de dar estrutura e força aos ossos.

O cálcio também desempenha suas funções em muitas atividades fisiológicas não relacionadas com ossos, incluindo:

• Função da coagulação sanguínea;

• condução nervosa;

• Função de regulação de funcionamento do músculo, tais como contração e relaxamento;

• regulação da atividade enzimática e;

• função da membrana celular.

Porque estas atividades fisiológicas são essenciais para a vida, o corpo utiliza complexos sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com