TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO EM ASSENTO AUTOMOTIVO: Desenvolvimento de assento traseiro bipartido

Por:   •  21/9/2015  •  Monografia  •  19.981 Palavras (80 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 80

FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS

Luana Carolina Machado Germano

INOVAÇÃO EM ASSENTO AUTOMOTIVO: desenvolvimento de assento traseiro bipartido para crianças de 01 a 07 anos e meio como opcional e substituto das populares cadeirinhas móveis

Belo Horizonte – MG

Dezembro- 2013

Luana Carolina Machado Germano

INOVAÇÃO EM ASSENTO AUTOMOTIVO: desenvolvimento de assento traseiro bipartido para crianças de 01 a 07 anos e meio como opcional e substituto das populares cadeirinhas móveis

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (FEAMIG) como requisito para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção.

Área de Concentração: Engenharia do Produto

Orientador: Prof. Ms. Wilson José Vieira da Costa

Belo Horizonte – MG

Dezembro - 2013

DEDICATÓRIA

À minha maravilhosa mãe Maria Auxiliadora Santiago e ao meu amado pai Geraldo Germano (eternamente em nossos corações) que sempre me incentivaram para realização dos meus ideais. Agradeço à minha mãe pela compreensão apoio e contribuição para minha formação acadêmica.

Dedico também. ao meu tesouro maior, minha filha Tayla Carolina, que a cada sorriso me dava forças para seguir em frente, me sentindo mais encorajada a lutar pelos meus sonhos e assim poder proporcioná-la um futuro melhor.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus pela dádiva de vida e por todas as maravilhas que tens feito, pela oportunidade de poder estudar, pois pela tua graça foi possível vencer esta etapa, que, com certeza, não será a última. Pela renovação da fé a cada obstáculo, provando mais uma vez que o Senhor é fiel e que ele cumpre com suas promessas. De me conceder o maior presente e conhecer o amor verdadeiro, o amor de mãe, que move montanhas e nos motiva a fazer o impossível, com coragem e persistência nas lutas a cada dia. Ao meu pai que hoje se encontra com Deus que sorriria orgulhoso ou choraria emocionado pela grande conquista, pelo tão sonhado, sonho meu. Em especial a minha mãe que aplaude de pé e que na arquibancada da vida estava lá na primeira fila, sendo, junto com meu pai, verdadeiros amigos, companheiros e confidentes, que muitas vezes na tentativa de acertar cometeram erros, mas que inúmeras vezes foram vitoriosos, que se doaram inteiros e renunciaram os seus sonhos, para que, muitas vezes, eu pudesse realizar o meu sonho. Obrigada mãe, por compartilhar meu ideal, o alimentar e incentivar a prosseguir na jornada fosse quais fossem os obstáculos. Obrigado, mãe pelos joelhos dobrados, cansados em noites de frio. Obrigado, mãe, por chorar abraçada comigo, enfrentando os meus desafios, me ensinando o caminho que devo andar, me levando pra casa de Deus, me livrando dos laços com seus abraços. Minha eterna gratidão aos meus pais em especial a minha amada mãe vai além de meus sentimentos, pois a eles foi cumprido o dom divino. O dom de ser pai e o dom de ser mãe. Ao meu primeiro e único amor, meu esposo, Carlos Eduardo, que sempre me incentivou a seguir em frente encorajando-me a enfrentar todos os momentos difíceis da vida. Que ouviu os meus desabafos; que presenciou e respeitou o meu silêncio; que partilhou este longo passar de anos, de páginas, de livros e cadernos; que tantas vezes machucamos; que fez meu mundo um mundo melhor; que me acompanhou, chorou, sorriu, sentiu, participou, aconselhou, dividiu; a sua companhia, o seu sorriso, as suas palavras e mesmo as ausências foram expressões de amor profundo. As alegrias de hoje também são suas, pois seus amores, estímulos e carinhos foram armas para essa minha vitória.

Ao professor Wilson José Vieira Costa, mais do que orientador, o amigo presente, pela competência, seriedade, compromisso e respeito ao meu ritmo e ao processo de construção deste trabalho. Pela compreensão das dificuldades encontradas que dedicou seu tempo e compartilhou sua experiência para que minha formação fosse também um aprendizado de vida, O seu olhar critico e construtivo me ajudou a superar os desafios deste Trabalho de Conclusão de Curso, orientador assíduo devo a ele o aprendizado acumulado no decorrer da lapidação desta pesquisa. Teria sido impossível a conclusão deste trabalho sem a sua dedicação, atenção e disponibilidade meu carinho e meu agradecimento, serei eternamente grata. A professora Gabriela F. Parreira pelos ensinamentos, sem a sua contribuição, esta pesquisa com certeza não teria a mesma consistência. Ao colega e companheiro de graduação Adimilson Oliveira que infelizmente no segundo semestre não conseguiu se matricular, sua colaboração foi de suma importância. Parabéns pela grande ideia, pela proposta de inovação, resultando no desenvolvimento do produto. Obrigada por ter cedido às informações técnicas do protótipo e pelo incentivo e apoio para levar adiante o projeto acadêmico.

As colegas de trabalho Liliam Daniela e Andrea Cristina pela ajuda nas referencias e citações e ao Marco Antônio, grande profissional que compartilhou suas experiências profissionais no desenvolvimento de parte de meu texto contribuindo para uma melhor conjunção verbal e gramatical. Aos membros da banca examinadora, professores Claudio Jorge Cançado e Gabriela F. Parreira, agradeço imensamente pelas observações cuidadosas e pertinentes. Elas foram de fundamental importância para a melhoria da qualidade do trabalho.

A FEAMIG, Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, pela acolhida enquanto estudante, e pelo apoio no desenvolvimento desta pesquisa.

Aos meus amigos, em especial aos da igreja aonde congrego, pela compreensão das muitas vezes em que me ausentei e pelo apoio e carinho nas horas de dúvidas e incertezas.

Enfim, a todos que de alguma maneira contribuíram para realização deste trabalho.

“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.” (Arthur Schopenhauer)

Resumo

A indústria automobilística pelas características do seu mercado de acirrada competição têm sido dependente de inovações constantes para a manutenção de suas vantagens competitivas. Este estudo propõe uma ideia que futuramente poderá vim a ser uma inovação no assento automotivo que permita o transporte de crianças de 01 a 07 anos e meio de idade substituindo as populares cadeirinhas móveis sem interferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (144.1 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com