TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE MOBILIARIO URBANO - ASSENTO

Por:   •  21/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  1.340 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho consistiu na elaboração de um projeto de mobiliário urbano. O mesmo tem como objetivo inovar e beneficiar o meio ambiente, inserindo no meio urbano um mobiliário que venha atender as necessidades do público alvo e ao mesmo tempo utilizar recursos e tecnologias sustentáveis que a cada dia está sendo aplicado com mais frequência em projetos e no dia a dia da população.

A escolha desse mobiliário teve por justificativa oferecer ao público que frequenta praças e parques maior conforto e comodidade durante o período que estiver no local, e ao mesmo tempo levar ao local onde será inserido simplicidade, beleza e sustentabilidade.

Buscando transmitir à população não apenas um belo designer, mas sim levar um mobiliário que seja útil, adequado, acessível e sustentável ao local que será inserido.

BASES DO CONCEITO

MOBILIÁRIO URBANO

A legislação brasileira, de acordo com a Lei 10.098/2000, define o termo mobiliário urbano como “conjunto de objetos presentes nas vias e espaços públicos, superpostos ou adicionados aos elementos da urbanização ou da edificação” (BRASIL, 2000). Já a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) considera mobiliário urbano “todos os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantada mediante autorização do poder público em espaços públicos e privados” (ABNT, 1986, p.1).

O mobiliário urbano desempenha um papel determinante na presença das pessoas nas áreas mais frequentadas, agradáveis e confortáveis da cidade. A distribuição de bancos, luminárias podem contribuir para incentivar uma relação mais positiva e animada entre os seus visitantes desses espaços. (KRAUEL, 2007, p.25)

Sendo assim podemos entender que o mobiliário urbano são peças projetadas para espaços públicos que atendam as necessidades humanas, das mais diversas formas.

O mobiliário urbano segundo o autor MORTHÉ (1998) seria determinado objeto que tem por objetivo atender às necessidades do usuário e como segundo ponto decorar a cidade.

Atendendo as características de função prática e estética, dando funcionalidade a peça e unindo com o objetivo de decoração representada pela função estética. Mas muito além de decorar ela deve ser funcional.

Muitos dos mobiliários urbanos existentes trazem o objetivo de suprir uma necessidade, podendo ser divididos em vários tipos de mobiliário, tendo uma quantidade significativa de produtos para serem desenvolvidos.

Segundo MOURTHÉ (1998, p.10,11): “A função do mobiliário urbano vai além de decorar a cidade, ao mesmo tempo em que sublinha que estes equipamentos não devem ser tomados como uma peça isolada, com uma função pacífica – e só”.

A idéia do conceito de mobiliário tem variação de autor a autor. Sendo assim pode-se dizer que mobiliário urbano é um elemento que tende a atender às necessidades dos usuários, tendo como objetivo atingir o maior número de pessoas.

MOURTHÉ (1998, p.11,12) também afirma que seu papel interativo entre espaços públicos e usuários influencia e é influenciado pelos comportamentos sociais e expressões culturais regionais – que tem de ser levados em conta.

Peças de Mobiliário Urbano

MOURTHÉ (1998, p.12) classifica os produtos como equipamentos e nos passa que a sua parte funcional seja de rápida percepção do usuário:

Em relação ao mobiliário urbano como um equipamento prático e que à contato direto com o usuário, possuem diferentes categorias, como:

Elementos decorativos

Esculturas e painéis em prédios;

Mobiliário de serviço

Telefones públicos, caixas de correio, latas de lixo, abrigos de ônibus, cabines policiais, banheiros públicos, fradinhos, protetores de arvores;

Mobiliário de lazer

Bancos de praça, mesas de jogos, projetos para idosos, projetos para crianças, projetos para atletas e jovens;

Mobiliário de comercialização

Bancas de jornal, quiosques, cadeiras de engraxate, mesas para cafés e bares em áreas publicas;

Mobiliário de sinalização

Placas de logradouros (ruas), placas informativas, placas de transito e sinalização semafórica;

Mobiliário de publicidade

Outdoors e letreiros computadorizados.

Com o entendimento das categorias que envolvem os mobiliários urbanos é possível ver o quanto esse campo é amplo.

ERGONOMIA

Ergonomia é a ciência que estuda as maneiras de melhorar as condições dos trabalhadores no local de trabalho. Levado por consequência do conhecimento da autonomia humana, da fisiologia e da medicina do trabalho.

Assim tornando um estudo essencial contribuindo para o desenvolvimento do projeto fazendo com que se tenha um conhecimento básico sobre a fisiologia e estudo corporal. Para que o desenvolvimento do produto supra às necessidades dos usuários.

Estudando todas as formas e condições em que o nosso corpo passa durante o dia buscando analisar as posições e corrigir de forma discreta e eficiente sem a percepção do usuário, mas fazendo com que o produto seja satisfatório e confortável.

Então ao projetar um produto de mobiliário urbano é imprescindível a percepção de que existe um espaço muito grande em relação ao público, sendo assim deve-se pensar em todos os usuários de maneira geral. Atendendo todas as especificações de circulação física para pedestres, idosos e portadores de necessidades especiais, através de um estudo ergonômico.

Entende-se então que em meio do estudo ergonômico podemos obter as medidas as quais seguem um padrão para que na elaboração do projeto seja possível determinar as medidas as que seja objetiva ao usuário do produto final estudando as medidas antropométricas.

Buscando através desta analise pode-se definir como um dos principais pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com