TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS: CALCULO DE ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

CALCULO DE ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA

Para se fazer o cálculo do coeficiente de elasticidade-preço da demanda usamos a seguinte expressão:

EPD = Variação percentual da quantidade demandada

Variação percentual de preço

A demanda será elástica em relação ao preço quando a variação na quantidade demandada for maior que a variação do preço.

Sendo assim, uma elasticidade alta indica um elevado grau de resposta da quantidade demandada as variações de preço, enquanto uma elasticidade baixa indica pouca sensibilidade a variações de preço.

EXEMPLIFICANDO

Tomaremos como exemplo uma certa marca de cerveja popular.

Assim temos a seguinte tabela de consumo médio mensal de cerveja em litros por pessoa, quantidade demandada e seu preço em um período de 2 meses.

MÊS PREÇO (LITRO) QUANT. DEMANDADA

JANEIRO R$ 5,00 50

FEVEREIRO R$ 5,80 35

Sendo assim, tivemos um aumento de 16% de aumento no valor da cerveja e com isso uma diminuição de 30% de sua demanda, podemos fazer o cálculo para essa situação:

EPD = 30 = 1,875

16

Neste caso, teremos uma demanda elástica em relação ao preço. Isso ocorre pois a cerveja não possui um alto grau de utilidade e possui uma variedade de bens substitutos, portanto, a melhor estratégia para aqueles que comercializam a cerveja será de manter um baixo preço e melhorar na qualidade para manter seus consumidores e aumentar seu consumo.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que quanto menor a utilidade do produto para o consumidor mais elástica será sua demanda a qual também irá variar devido a grande quantidade de substitutos. Essa teoria pode ser representada pela cerveja que apresenta vários bens substitutos e não possui alto nível de utilidade por se tratar de uma bebida alcoólica geralmente consumida e bares e festas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIMA, Nilton Cesar; SOUZA, Israel Valdecir. Economia Caderno de Referência de Conteúdo, Batatais Claretiano Centro Universitário, 2013. cap. 2.

MOCHÓN, Francisco. Princípios da Economia, São Paulo. Editora Pearson, 2006. cap. 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com