TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elasticidade da demanda

Exam: Elasticidade da demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Exam  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

5- Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda(

b) Por que a elasticidade da demanda de sal é zero(

c) Por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto podem elevar a receita total dos vendedores(

R: a) Os fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda são: Disponibilidade de bens substitutos, Essencialidade do bem, Importância do bem quanto a seu gasto no orçamento do consumidor.

b) Porque o sal é um bem essencial, não há bens substitutos disponíveis e sua importância no gasto do orçamento é desprezível.

c) Porque a demanda se reduz menos que proporcionalmente a elevação dos preços, de modo que a receita total (quantidade vendida X preço) pode aumentar (a elevação do preço mais que compensa a queda na quantidade vendida).

6- Supondo uma demanda eslástica , um aumento de uma imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores ou vendedores?justifique.

O aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores, pois são eles que têm grande reação ou resposta, nas quantidades, a eventuais variações de preços de determinado produto ou serviço. Com o aumento dos impostos, o número de vendas diminue drasticamente e em consequência o total das receitas é reduzido, levando-se em consideração que os vendedores, assim como os consumidores, são reféns das altas taxas de impostos e poucas coisas podem fazer para reverter tal quadro.

7- Defina: elasticidade renda, elasticidade-preço cruzada da demanda e elasticidade-preço da oferta.

R: 1) Elasticidade-renda da demanda (ER): O coeficiente de elasticidade-renda da demanda mede a variação percentual da quantidade demandada resultante de uma variação percentual na renda do consumidor, coeteris paribus.

2) Elasticidade-preço cruzada da demanda (Exy): O coeficiente de elasticidade-preço cruzada da demanda mede a mudança percentual na quantidade demandada do bem x dada uma variação percentual no preço do bem y.

3) Elasticidade-preço da oferta (Epo): Mede a variação percentual da quantidade ofertada resultante de uma variação percentual do preço do bem ofertado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com