TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Artigo: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 12

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo. O estudo da inteligência artificial teve origem há mais de dois mil anos. A busca por métodos ou dispositivos capazes de simular o raciocínio humano vem sendo o objetivo dessa área desde muito tempo. O estudo da IA iniciou-se nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, esses foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon. O desejo de construir máquinas capazes de reproduzir a capacidade humana de pensar e agir vem de muitos anos. Tal fato pode ser comprovado através da existência de máquinas autônomas e também através de personagens místicos, como é o caso do Frankenstein (personagem da escritora Mary Shelley). Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez mais que há inteligência artificial, demonstraremos através deste artigo a historia da IA, suas áreas de aplicações, uso no nosso dia a dia e etc. Mostrarei de forma objetiva e clara para compreensão de todos.

Abstract. The study of artificial intelligence originated more than two thousand years. The search for methods or devices capable of simulating human reasoning has been the goal of this area since long. The study of AI began in the '50s with scientists Herbert Simon, Allen Newell, those were the pioneers in creating the first artificial intelligence laboratory at Carnegie Mellon. The desire to build machines capable of reproducing the human ability to think and act comes from many years. This fact can be proved by the existence of autonomous machines and also through mystical characters such as Frankenstein (played by writer Mary Shelley). With the advancement of technology and the use increasingly's artificial intelligence, this article will demonstrate through the history of AI, its areas of applications, use in our day to day and so on. Show a clear and objective way to understanding.

1. Introdução

O homem como único com raciocínio, durante muitos anos procurou entender, compreender e manipular algo mais complexo que ele próprio, com isso criou o campo da Inteligência Artificial.

O I.A (Inteligência Artificial) é uma das ciências mais recentes, criada entre a segunda guerra mundial. Nos dias de hoje abrange uma enorme variedades de subcampos, que vão desde as áreas de uso em geral, como aprendizado e percepção, até áreas mais especificas, como: robótica, processamento de linguagem natural, base de dados inteligentes e jogos. A Inteligência Artificial sistematiza e automatiza tarefas intelectuais e, portanto, é potencialmente relevante para qualquer esfera da atividade intelectual humana. Nesse sentido ela é um campo universal.

Embora a área de I.A seja estudada academicamente desde os anos 50, só recentemente tem gerado um interesse crescente por causa do surgimento de aplicações comerciais praticas. Um fator decisivo para o sucesso desta transição da academia para indústria são os enormes avanços tecnológicos dos equipamentos computacionais ocorridos nas ultimas duas décadas. As aplicações de I.A nem sempre são vistas e reconhecidas pelas pessoas, pois não esta restrita apenas as grandes invenções, e presas em laboratórios sofisticados, mas sim, é encontrado no nosso dia a dia. Neste artigo procurarei mostrar um pouco dá historia, aplicações e fundamentos da Inteligência Artificial.

2. O que é a Inteligência Artificial?

O termo Inteligência Artificial tem sido frequentemente criticado pelo seu aspecto paradoxal e provocatório. Muitos afirmam a incapacidade de um robô ou um computador possuírem inteligência. De uma forma muito mais leviana, o termo inteligência tem já sido utilizado para alguns sistemas electrónicos, referindo-se ao facto de eles realizarem certas ações automaticamente, sem necessidade de serem supervisionados pelo utilizador.

A Inteligência Artificial é um ramo da pesquisa da ciência da computação que busca através de símbolos computacionais, construir mecanismos ou e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente.

Quando se fala em IA, é difícil defini-la, mas ao longo do tempo ela seguiu quatro linhas de pensamento:

i. Sistemas que pensam como seres humanos.

ii. Sistema que atuam como seres humanos.

iii. Sistemas que pensam racionalmente.

iv. Sistemas que atuam racionalmente.

Historicamente, todas as quatro dimensões para o estudo têm sido seguidas. Como se poderia esperar existe uma tensão entre abordagens centradas em torno de seres humanos e abordagens centradas em torno da racionalidade. Uma abordagem centrada em seres humanos deve ser de ciência empírica, envolvendo hipóteses e confirmação experimental. Uma abordagem racionalista envolve uma combinação de matemática e engenharia.

O grande objetivo da IA é criar máquinas que consigam desenvolver tanto atividades simples, rotineiras, como também aquelas que desenvolvem um trabalho extremamente complexo, assim sendo, elas precisam estar adaptadas ao meio, como também, elaborar a tarefa para qual foi construída da maneira mais satisfatória possível, por sua vez elas precisam ser capazes de aprender a desempenhar suas tarefas.

2.1. Inteligência Artificial Forte x Fraca

A investigação da IA Forte aborda a criação da forma de inteligência baseada num computador que consiga raciocinar e resolver problemas; uma forma de IA forte é classificada como autoconsciente. A IA forte é um tema bastante controverso, pois envolve temas como consciência e fortes problemas éticos ligados ao que fazer com uma entidade que seja cognitivamente diferenciada de seres humanos.

O IA fraca centra a sua investigação na criação de inteligência artificial que não é capaz verdadeiramente raciocinar e resolver problemas. Tal máquina com essas características de inteligência agiria como se fosse inteligente, mas não tem autoconsciência ou noção de si.

Por questões de ética a maior parte dos pesquisadores de IA assume em principio a hipótese de IA fraca, e não se preocupam com a hipótese da IA forte.

3. História da Inteligência Artificial

Segue adiante um resumo da história da Inteligência Artificial que deu início nos meados da década de 50 e hoje, suas áreas têm revolucionado o mundo da tecnologia.

3.1. A Geração da Inteligência Artificial (1943-1955)

Pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com