TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRANET

Dissertações: INTRANET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

INTRANET

Conceito

Claro que para muitos o conceito de intranet já está bem claro e outros tantos trabalham com isso mas, para aqueles que ainda não conhecem bem sobre o assunto, vale a pena uma breve leitura sobre o que é a tal intranet. Bom, imagine um portal de notícias super recheado de assuntos diversos, promoções e tudo o mais. Bem interessante não é? aliás, a maioria das pessoas acessam esses mega portais pelo menos umas duas vezes ao dia para ler notícias e se manter informado. Pois bem, a intranet funciona mais ou menos como um desses mega portais só que com conteúdo corporativo.

Numa empresa existem departamentos e, nas rotinas desses departamentos, existem documentos, circulares, formulários e lógico, milhares de e-mails notificando um e outro sobre uma mudança aqui, uma novidade ali e etc. A idéia da intranet é justamente centralizar os procedimentos, circulares, notícias, formulários e informações comuns para os funcionários em um só local: o portal

Ok. Não vou esquecer de falar sobre a infra-estrutura. A intranet roda em um servidor local da empresa que tenha o serviço de web ativado (tanto faz, linux, windows, depende da infra de rede que a empresa possui e qual linguagem o desenvolvedor web vai usar). Se na empresa todos os usuários tiverem acesso à internet, uma excelente opção (fica um pouquinho mais lento) é montar uma extranet. O Conceito é o mesmo da intranet (neste caso) mas, claro que é exigido autenticação do usuário. Quero falar mais sobre isso... só quem em outro artigo. Voltemos à intranet.

Em suma, a intranet é semelhante a um site da Web e usa protocolos da Internet, mas é uma rede interna exclusiva de uma empresa.

Objetivo

O principal objetivo de uma intranet é, como já dito, centralizar documentos, formulários, notícias da empresa e etc. O que se ganha com isso? o funcionário passa a ter um canal onde pode obter informações gerais sobre praticamente tudo o que precisa.

Por exemplo: Na área de Recursos Humanos, existe um botão com link para Plano de Saúde; nesta seção estão todas as informações sobre o plano oferecido, quanto a mais o funcionário paga para adicionar um dependente ou para mudar a categoria de enfermaria para apartamento, link para o site do convênio e lógico, um formulário on line para elogio e as tradicionais reclamações onde o conteúdo cai direto no mailbox do responsável por este benefício da empresa.

Deu pra imaginar quanto tempo o funcionário economiza nessa? ele deixou de ligar para o RH, descobrir quem cuida de plano de saúde e ainda pôde fazer sua reclamação (ou elogio) por e-mail.

Então, para concluir, o objetivo de se implantar uma intranet é criar um canal de comunicação direto entre a empresa e seus departamentos e os funcionários buscando redução de custos (estamos falando em tempo, impressão de documentos e ligações telefônicas) e maior velocidade na divulgação e distribuição das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com