TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Final - Implementando Uma Intranet Com VPN

Trabalho Universitário: Projeto Final - Implementando Uma Intranet Com VPN. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

É a primeira parte a aparecer e a última a ser realizada. Aqui deverá ser descrita a abrangência do trabalho e o nível da abordagem metodológica. Deve apresentar motivos convincentes que levaram a desenvolver o trabalho chamando a atenção para os benefícios técnicos, científicos ou culturais. Deve identificar o título e objetivar o trabalho. É interessante citar as partes principais do trabalho, como por exemplo, o que o trabalho faz e as vantagens que oferece. Ao final, deve ser apresentada a organização do projeto, com uma descrição breve do assunto de cada capítulo.

1.1 Motivação

Neste tópico o pesquisador deverá expor os motivos que o levaram/motivaram a realizar o trabalho de pesquisa.

1.2 Objetivo do Trabalho

Interligar duas redes locais distintas e isoladas a um grupo específico de usuários com acesso de recursos controlado.

1.3 Principais Contribuições

O pesquisador deverá, também, expor de forma clara e objetiva quais as contribuições/benefícios pretendidas com a pesquisa, através do presente trabalho.

1.4 Estrutura do Trabalho de Diplomação

Este tópico deverá conter uma descrição resumida do contéudo de cada capítulo/etapa do trabalho.

• DESENVOLVIMENTO

Constitui o corpo do trabalho. Pode conter um ou vários tópicos. Deve apresentar considerações gerais sobre: aspectos da Empresa/Instituição, adaptação, atividades desenvolvidas e relacionamento humano.

Nesta parte deverá ser dito algo a respeito do empenho dedicado ao trabalho. Devem ser citadas todas as fases de execução da metodologia adotada. Apresente a qualidade e o limite de operacionalidade do sistema. Deve apresentar considerações gerais sobre: fundamentação teórica, apresentação de outros projetos relacionados, aspectos de implementação, instalação, configuração, utilidade, resolução de problemas e suporte técnico.

A seguir, apresentamos os tópicos que devem estar presentes em um Projeto Final de Redes:

2. ANÁLISE DE REQUISITOS – Coleta dos Dados

2.1 Sinopse

Ramo da atividade da empresa analisada; histórico; segmento para instalação da rede, onde será instalada.

2.2 Enunciado

Problema da empresa.

2.2.1 Causas

Descrever aquilo ou "o quê" ocasionou o problema, ou seja, a razão ou a condição que produziu o problema. Ex.: O mau tempo causou o acidente aéreo; "Chuvas causam 9 mortes e desabamentos em Osasco" (Folha de S. Paulo, 2/11/1981).

2.3 Objetivos

Definir e dimensionar os recursos necessários; estabelecer procedimentos para implantação; promover a capacitação dos empregados; especificar produtos e ferramentas necessárias; alocar/comprar os produtos e equipamentos; garantir a comunicação entre diversos segmentos da rede e a interoperabilidade entre as estações de trabalho, servidores setoriais e centrais e redes externas; disponibilizar os recursos e a infra-estrutura tecnológica necessárias à implantação da rede corportaiva.

2.4 Resumo Executivo

DEVE MOSTRAR A IDENTIFICAÇÃO DAS METAS E OBJETIVOS DE NEGÓCIOS

EXEMPLO: A META PRINCIPAL DESTE PROJETO É ECONOMIZAR CUSTOS NO SETOR DE PESSOAL E DE INFORMÁTICA, POSSIBILITANTO QUE ATRAVÉS DE TODA ESTRUTURA EXISTENTE, OS USUÁRIOS POSSÃO IMPLEMENTAR NOVAS FORMAS DE ARMAZENAMENTO E TROCA DE ARQUIVOS SEM A NECESSIDADE DE COMPRA DE EQUIPAMENTOS E CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA, TREINAMENTO E APOIO TECNOLOGICO.

2.5 Organograma / Diagrama Geral

Exibir detalhes de abrangência e localização da organização a ser analisada em diagrama de blocos. Deve representar um diagrama geral dos recursos localizados no âmbito da empresa e o organograma da em presa.

2.6 Sistemas de Comunicações

Representar o modelo básico do sistema, ou seja, o fluxo dos processos (informações) que trafega(rá), na organização.

2.7 Cronograma

No cronograma o pesquisador irá descrever quais as atividades, com base na metodologia propost, deverão ser executadas. Estas atividades terão um prazo de tempo, predeterminado, para que sejam concluídas.

A proposta de um cronograma realista viabilizará o seu cumprimento e, consequentemente, o alcance dos objetivos da pesquisa.

Atividades: Análise de Requisitos, Projeto Lógico, Projeto Físico, Implementação, Testes, Entrega ao Usuário; equipamentos; recursos humanos; deverão ser considerados.

3. PROJETO LÓGICO

3.1 Volume de Dados

3.1.1 Gráfico com o volume de dados, básico, levantado.

3.2 Tecnologia Base

Será apresentada a solução de implementação INTRANET/VPN utilizando o ambiente de rede com diversos tipos de equipamentos e mídias. Abaixo um detalhamento deste ambiente de rede e suas tecnologias empregadas.

Indicar a tecnologia e padrão de rede a ser implantada (Ethernet e IEEE 802.3, IBM Token-ring e IEEE 802.5, FDDI e Fast Ethernet-100Mbps).

3.3 Topologia

Descrever e representar graficamente a topologia a ser utilizada e suas normas;

3.4 Configuração Dos Equipamentos

3.4.1 Configuração departamental (para confinar tráfego e processamento);

3.4.2 Categoria dos meios de armazenamento (diskless, completos);

3.4.3 Servidores / Clientes (quantificação: numero de ptos; tipos; configuração; especificação);

3.4.4 Periféricos (definir quais serão, como serão compartilhados; especificação);

3.4.5 Previsão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com