TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Trabalho Escolar: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Iremos abordar um tema muito importante para a nossa sociedade e que depende desta para que nosso País cresça e contribua para o desenvolvimento de todos. Será mostrado tópicos sobre gestão no trabalho, o que pode acontecer com as pessoas e com a empresa. Como evitar que o colaborador utilize a internet de forma errada, será mostrado também como é importante que a empresa tenha um controle adequado na segurança de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Gestão é sinônimo de Administração, então quando citamos esta palavra, estamos falando de “Gestão de Empresas” seria o mesmo que dizer Administração de Negócios.

Gerir, assim como administrar, pode ser entendido com todo o controle e ações propostas envolvendo um conjunto que pode envolver pessoas, empresa, produtos, serviços, clientes. Gerir é conseguir controlar com eficiência, ou busca-se isso.

O termo gestão começou a ter muitas derivações, tem algumas totalmente dentro do conceito de administração, outras que são neologismos, ou seja, criação de novos termos a partir de outros já existentes. Segue abaixo um exemplo:

Gestão em Marketing - do princípio de ser um sinônimo, seria como dizer Administração em Marketing. Mas o próprio nome marketing, em si, já é uma área administrativa e de planejamento e controle.

Na verdade o Gestão surgiu ai como um sinônimo para o Tecnólogo em Marketing, já que os cursos de gestão (tecnólogos) geralmente são os de dois anos. De certa forma eu acho um termo mal empregado, já que para “diferenciar” este curso tecnólogo do curso de graduação, que recebe apenas o nome de Marketing, se utiliza um neologismo redundante. Vale constar: no curso de graduação se recebe a titulação de “graduado” e no de gestão recebe-se o título de “tecnólogo”.

Portanto gestão é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, mostrando normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros buscando resultados positivos.

Não é possível “administrar o tempo”, o que administramos são eventos que acontece dentro do tempo. Mas quando se fala em métodos, falamos de planejamento, organização e objetividade mental. Não há criação de métodos, mas habilidades para colocar em prática o que já existe a disposição. Quando se fala em planejamento, às vezes as pessoas acham que somente executivos ou empresas devem se preocupar em planejar. Isto deve-se também para planejar nosso dia, tarefas e atividades, procurando definir um tempo adequado para realização de seus deveres e obrigações.

Hoje as pessoas precisam ter muito mais disciplina e flexibilidade para gerenciar e controlar seu tempo. O número de profissionais, tanto liberais quanto vinculados a uma empresa que não estão submetidos a uma rotina de horário comercial é crescente e isso exige deles adequações para sua agenda. Para esses profissionais é necessário um planejamento semanal, onde o esporte / atividade física, numa semana poderá ser pela manhã e na outra semana no período da tarde / noite. O importante no planejamento deve-se incluir o tempo do trabalho, lazer, atividade física, descanso, alimentação, estudo, etc. Muitas pessoas priorizam o trabalho e este acaba por prevalecer sobre outras áreas importantes da vida da pessoa, principalmente sacrificando o lazer ou a família. Ao definir prioridades, devemos ter claro que o mais importante é aquela atividade definida para aquele momento. Por exemplo, se num sábado a pessoa estiver num jantar com a família, esse deve ser a prioridade do momento, não permita que assuntos de trabalho invadam esse momento. Tudo isso envolve o gerenciamento da rotina. A falta de critérios é um dos grandes ladrão de tempo e traz prejuízos a médio e longo prazo para a carreira e vida pessoal do indivíduo.

Na empresa onde trabalho o controle sobre a internet é exigido devido a falha de alguns colaboradores querer acessar sites impróprios e proibidos, por isso foi determinado que até as nove horas da manhã pode ser utilizado a internet, o suporte técnico da empresa bloqueou alguns sites e liberou somente sites necessários e proveniente pra o trabalho.

É interessante saber que muitas pessoas usam o meio internet no trabalho pra fazer coisas desnecessárias, no primeiro trecho da orientação deste trabalho onde é questionado sobre o custo do trabalhador, concordo em utilizar esta regra como foi utilizado na empresa onde trabalho, evitando assim fatos indesejáveis e que evitem prejudicar ambos. Acredito que isto seja bem mais que interessante, mantendo o controle dos colabores e amenizando fatos que poderiam chegar a acontecer.

A Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

O ser humano almeja bem-estar e satisfação em sua vida quer seja no trabalho no lazer ou ambiente doméstico. Nesse contexto a ergonomia entra como uma grande aliada para melhorar a vida do homem moderno, despertando atenção de todos para a importância da ergonomia. Nesse sentido, o presente trabalho visa mostrar através de pesquisa bibliográfica as maneiras para se reduzir os adoecimentos devido a fatores ergonômicos. Devemos sem dúvida ter muito cuidado pra não comprometer no agravamento de alguns vicios prejudiciais no trabalho.

Segue abaixo alguns itens que pode evitar reduzir os adoecimentos no trabalho:

a) Ajustar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com