TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

Por:   •  15/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

I – Entrevista com engenheiro Alexandre   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   . 3

II – Empresas de engenharia   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .    .4

III - Relatório sobre a companhia  .  .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .  5

IV – Situação problema  .  .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .6

V – Biografia de Bruno Contarine   .   .   .   .   .  .   .   .   .    .   .   .   .      .   .   .   .   .  7

VI – Curriculum   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .  .   .   .   .   .   .    .   .   .   .   .    .   .  . 9


Relatório da Entrevista

Engenheiro: Alexandre Relíquia de Souza

E-mail: alexandre.eng@sanefer.com.br

Data: 05/12/13

Entrevistando o engenheiro Alexandre Relíquia de Souza pude colher as seguintes informações.

        Quando Alexandre prestou vestibular para ingressar na UEG (Universidade Estadual de Goiás) em Anápolis, tinha em mente cursar direito ou arquitetura, mas na hora de efetuar a matricula optou por engenharia civil e hoje com quatro anos e meio de formado não se arrepende da escolha que fez.

        No período em que Alexandre esteve cursando engenharia civil, estudava e trabalhava, pois precisava si manter, sua condição financeira não era muito boa, mas ao longo do curso foi adquirindo mais experiência profissional e assumindo melhores cargos que lhes proporcionaram melhores condições para finalizar o curso com mais tranquilidade.   Diz ele ter tido muita dificuldade em certas matérias em especial EMA 2, teoria 1 e teoria 2, relata também que as faculdades não tem matérias voltadas para gestão de pessoas e projetos, e no mercado de trabalho teve dificuldades  por não ter tido orientações sobre as mesmas.

Formando-se em setembro de dois mil e nove não encontrou barreira nenhuma em relação ao mercado de trabalho, e em relação à expectativa salarial de inicio não foi tão boa, mas de acordo com que foi ganhando experiência o salario foi aumentando, novas oportunidades foram surgindo e suprindo suas expectativas. O único ponto negativo que Alexandre identifica na profissão de engenheiro é o fato de ter que viajar muito e não poder ficar mais tempo com sua família, fora isso não tem nada a reclamar.

        Em relação aos aspectos positivos da carreira de Alexandre, ele afirma que é uma ótima profissão, não fica desempregado, é um trabalho dinâmico, força o amadurecimento da pessoa por ter que esta sempre à frente e tomar grandes decisões, cria-se um campo de amizade muito grande, instabilidade financeira. Já em aspectos negativos possa ser que futuramente venha ter, mas até hoje não conseguiu identificar nenhum.

Para finalizar Alexandre diz que se fosse para voltar no tempo, mesmo sabendo das dificuldades que encontraria pelo caminho optaria por engenharia civil novamente, só iria tentar finalizar o curso no período de cinco anos, pois se formou com sete anos e meio.


I) Empresas de engenharia

  • Novacap - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil;
  • Helvix;
  • Agetop;
  • ReforsoloEngenhariaLtda;
  • ÉticaEngenharia;

II)A princípio tenho interesse em trabalhar em alguma destas empresas citadas pelo fato de serem significativamente renomeadas e de potencial, e por serem de grande porte possibilitam uma média superior a outras em relação à remuneração salarial, proporcionando ao funcionário o crescimento professional.
        Contribuiria como uma experiência a mais na minha carreira profissional. Uma vaga uma destas empresas seria uma chance de crescimento e aprendizado em minha formação.  Tais firmas oferecem mão de obra de qualidade, o que para mim seria uma oportunidade de compreender melhor a atuação do meu curso na prática, e aprender com profissionais experientes.

      III)Assim que me formar almejo uma remuneração salarial em torno de 5 a 7 mil reais.  Em cinco anos pretendo atingir uma meta salarial entre 10 a 12 mil mensais.  E em dez anos já quero estar me estabilizando com uma média salarial de 15 mil ao teto salarial do engenheiro civil.

IV)I-  Estagiar para obter um bom curriculum e uma boa bagagem profissional, para que, não somente eu me interesse pela empresa como também a empresa desperte  interesse por mim.

IV) II- Planejo inicialmente estagiar quanto mais rápido possível não apenas em um seguimento, mas em vários, pois quando me formar saberei em que seguimento atuar.

IV) III- Me focar para absorver o máximo da faculdade e dos estágios, a fim de obter boa experiência, e depois de formado pretendo fazer pós graduação para me especializar e posteriormente lecionar em faculdades.

        A Novacap é uma empresa estatal do governo do Distrito Federal, Empresa de economia mista criada através da Lei n° 2874, e sancionada pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek em 19 de setembro de 1956, com o objetivo de construir a nova capital federal, Brasília.

Em seu início teve como diretores Bernardo Sayão, Íris Meinberg, Ernesto Silva e Israel Pinheiro. Ela era responsável, além das obras públicas e urbanização, de fornecimento de energia, abastecimento de água, tratamento de esgoto, assim como a administração das terras públicas do Distrito Federal. Com o desenvolvimento da cidade, ela foi desmembrada em empresas independentes e específicas: Companhia Energética de Brasília, Caesb e Terracap. Ainda hoje executa ou contrata obras e serviços de urbanização e construção civil de interesse do Distrito Federal.

Cabe a ela executar diretamente ou por intermédio de terceiros, os projetos de construção civil e de urbanização a ela confiados, conservar os edifícios próprios do Governo do Distrito Federal ou de outras obras públicas, promover a arborização de logradouros públicos, fazer a implantação e conservação de gramados, jardins e bosques, elaborar propostas de orçamento plurianual das obras sob sua subordinação, acompanhando e controlando sua execução e executar obras de infraestrutura urbana.


Certo dia João estava negociando a compra de um terreno para realizar a construção de um edifício comercial, após realizar a compra do terreno João contratou um engenheiro para fazer o projeto o calculo estrutural e fiscalizar a obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (567.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com