TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO ÀS ENGENHARIAS

Por:   •  14/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

NATHALIA EVELYN FERREIRA DA SILVA TEIXEIRA

INTRODUÇÃO ÀS ENGENHARIAS

PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL

2019.2

[pic 2]

NATHALIA EVELYN FERREIRA DA SILVA TEIXEIRA

                 

           

ENTRE RIOS

Trabalho solicitado pelo professor Fernando Antônio de Barros Nascimento, da disciplina de introdução às Engenharias, do Instituto Federal de Alagoas, graduação em Engenharia Civil para fins avaliativos.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL

2019.2

INTRODUÇÃO  

 Com o objetivo de mostrar a urbanização da grande metrópole São Paulo, o documentário expõe os desaparecimentos de rios para dar lugar as novas áreas que compõe a cidade, a partir das modificações dos percursos naturas. Canalizações, aterragens são obras que ocorreram para o desenvolvimento industrial e imobiliário da cidade, como o antigo rio Piratininga, hoje rio Tamanduateí, que foi utilizado para a criação de novas terras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO  

 

O documentário traz a urbanização de São Paulo, através do surgimento da Vila Piratininga que surgiu com a chegada dos jesuítas e se instalaram entre os rios. O local foi escolhido por seu rico acesso em água para o consumo e de fácil acessibilidade ao Rio Tietê, propício para navegação, do outro lado. A ideia inicial era transformar São Paulo numa cidade de modelo europeu, porém os rios tornaram-se obstáculos para isso, passaram a ser vistos mais como barreiras ao progresso do que como promotores de desenvolvimento, daí aterrou-se os rios para receber as ferrovias e priorizar o transporte de automóveis, ou seja, os rios tornaram-se parque, por exemplo o Parque Anhangabaú e o Parque Dom Pedro II.  

 Para a realização desse projeto, houve muitos danos ao meio ambiente, e atualmente ainda se sofre com a poluição e alagamentos, trazendo inúmeros malefícios para a cidade e para a mobilidade do local. A cidade se desenvolveu a partir de projetos de canalização de rios, córregos e abertura de avenidas, como as marginais Tietê e Pinheiros, com prioridade para o transporte de automóveis. As águas passaram a correr por baixo das grandes rodovias, essa modernização alterou ainda mais a relação cidade e rio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com