TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IONIZAÇÃO DAS MOLÉCULAS DE AR

Por:   •  28/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Neste experimento as moléculas de ar serão ionizadas e se deslocarão de acordo com as suas cargas e de acordo com o campo elétrico.

INTRODUÇÃO

Ionização é processo por meio do qual um átomo ou uma molécula perde ou ganha elétrons para formar íons, esses íons serão deslocados de acordo com o Campo Elétrico, que é o campo estabelecido em alguns pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q. Isso gerará um Vento elétrico, que será o deslocamento desses íons nas direções determinadas pela Lei de Coulomb que fala sobre a interação eletrostática: cargas com sinais iguais se repelem e cargas com sinais diferentes de atraem.

METODOLOGIA

Neste experimento utilizamos o Gerador de Vander Graff que é conectado a um capacitor de placas paralelas, utilizado para gerar um campo elétrico. Entre as placas deste capacitor foi colocado uma vela que, acesa, se encarrega de ionizar as moléculas de ar

RESULTADOS

Depois de Ligado o Gerador de Vander Graff, as placas do Capacitor geram um campo elétrico. A vela ioniza o ar e as moléculas começam a se deslocar no sentido do campo elétrico e no sentido contrário ao mesmo.

CONCLUSÃO

A chama da vela realiza um movimento circular por causa do vento elétrico gerador pelo movimento dos íons. Observamos que a vela estava a alguns milímetros mais próxima da placa da direita, por isso, além dos movimentos circulares, suas chamas também exibiam uma leve inclinação para a direita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com