TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IRREGULARIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL BASEADO NA SEGURANÇA DOS OPERÁRIOS

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

IRREGULARIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL BASEADO NA SEGURANÇA DOS OPERÁRIOS.

Diana Chaves Lopes – mki_sol@hotmail.com

Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni

Rua: Gustavo Leonardt, 1127 – Bairro São Jacinto

CEP: 39.801-260 – Teófilo Otoni –MG

Flaviene Pereira de Oliveira – flaviene.pereira93@hotmail.com

Hugo Dantas Neiva – hugodnm@hotmail.com

Matheus Caldeira Bispo – matheuscb93@hotmail.com

Pamela Cristina da Rocha Santos – pamelamor@live.com

Resumo: Os erros humanos são sintomas de problemas mais profundos em um sistema. Não existe uma definição de erro humano, mais podem ser classificados. Este artigo apresenta algumas irregularidades na construção civil em relação à segurança dos operários em canteiros de obras. Foram observados nas cidades de Ataléia, Itambacuri e Teófilo Otoni, vários tipos de erros que variam em nível de habilidade, regras e conhecimento. O artigo ilustrará com fotos as irregularidades encontradas nos canteiros de obras visitados, enfatizando o erro de acordo com as regras da NBR_18.

Palavras chave: Segurança, Construção civil, Habilidade,  Regras, Conhecimento.

1.        INTRODUÇÃO

       Segundo SAURIN et al (2012), os erros humanos são sintomas de problemas mais         profundos em um sistema não somente devido às violações caracterizados por desvios deliberados dos métodos de trabalhos seguro.

       Não existe uma definição de erros humanos, considera-se que um erro humano tem uma ou ambas das seguintes características: desvio em relação ao método de execução correto, sendo que aqueles que executam a tarefa tinham recursos disponíveis para executar o método correto ou uma tomada de decisão incorreta, sendo que os recursos para a tomada de decisão correta estavam disponíveis.

       Os tipos de erros humanos podem ser classificados em erros de nível da habilidade, erros de nível das regras e erros no nível do conhecimento.

       FONSECA e LIMA (2007) citam como exemplo de erro humano o mau uso das tecnologias no processo de construção civil. Para eles os operadores da construção civil têm dificuldades de assimilar novas tecnologias.

Com o objetivo de ostentar as situações de perigo à população, sem levar ao constrangimento pessoal dos habitantes dessa área, foram feitos questionários e gráficos de levantamento das causas de risco.

2.        METODOLOGIA

No dia 08/05/2014 foram realizadas 10 visitas em obras nas cidades de Ataléia, Itambacuri e Teófilo Otoni. Os erros observados fora registrados em fotos e comparados com as normas da NBR_18.

                                               

3.        RESULTADOS E DISCUSSÃO

A tabela 1 apresenta os principais erros e o número de ocorrências de irregularidades observadas em campos de obras visitados nas cidades de Ataléia, Itambacuri e Teófilo Otoni.

Tabela 1 - Principais erros observados.

Tipos de erros:

Números de ocorrência:

Sem capacete

10

Sem luva

8

Sem óculos

2

Sem cinto

5

Sem bota

1

Sem fone de proteção

1

Segundo a NR 18.12.2 As escadas de uso coletivo, rampas e para a circulação de pessoas e materiais devem ser de construção sólida e dotadas de corrimão e rodapé.

18.12.5.5 É proibido colocar escada de mão:

a) nas proximidades de portas ou áreas de circulação;

b) onde houver risco de queda de objetos ou materiais;

c) nas proximidades de aberturas e vãos.

A construção observada na figura 1 desobedece aos requisitos apresentados na NBR_18.

[pic 2]

Figura 1 – Escada em posição irregular.

Segundo a NR 18.21.3 é proibida a existência de partes vivas expostas de circuitos e equipamentos elétricos.

A obra visitada na cidade de Ataléia mostra irregularidades na parte estrutural da obra que invade a rede de fiação , colocando em risco o operário. (Figura 2)

[pic 3]

Figura 2 – A fiação elétrica no interior de residência.

Segundo a NR 18.9.7 Os dispositivos e equipamentos usados em proteção devem ser inspecionados por profissional legalmente habilitado antes de serem iniciados os trabalhos e durante os mesmos.

Na figura 3 mostra operário exposto a risco com produtos prejudiciais à saúde sem proteção nenhuma.

[pic 4]

Figura 3 – Contato com material altamente corrosivo.

Segundo a NR 18.18.1 Para trabalho em telhados e coberturas devem ser utilizados dispositivos dimensionados por profissional legalmente habilitado e que permitam a movimentação segura dos trabalhadores.

Visita ao canteiro de obras na cidade de Itambacuri mostra a falta de cuidado próprio dos operários (fazendo arremesso de materiais) – Figura 4.

[pic 5]

Figura 4 – Tenha sendo arremessados sem a utilização de EPI´s.

Segundo a NR 18.23.1 A empresa é obrigada a fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado conservação e funcionamento, consoante as disposições contidas na NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.

Na figura 5 temos um claro descumprimento da NR 18.23.1, onde o operário não faz uso de nenhum EPI.

[pic 6]

Figura 5 – Ausência total de EPI´s.

 

Segundo a NR 18.26.4 Nos locais confinados e onde são executados pinturas, aplicação de laminados, pisos, papéis de parede e similares, com emprego de cola, bem como nos locais de manipulação e emprego de tintas, solventes e outras substâncias combustíveis, inflamáveis ou explosivas, devem ser tomadas as seguintes medidas de segurança:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (829.1 Kb)   docx (671 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com