TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de elementos químicos através do teste da chama

Por:   •  28/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

 

IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS PELO TESTE DA CHAMA

DISCIPLINA: QUÍMICA QUALITATIVA

DISCENTE: KAMILA HORRANY O. ALVES

                         

DOCENTE: HELEN ROSE C. S. ANDRADE

                       

 

                       

Abril de 2019

Diamantina/MG

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVO        3

MATERIAIS E MÉTODOS        4

RESULTADOS E DISCUSSÃO        4

CONCLUSÃO..................................................................................................................5

REFERÊNCIAS        5

[pic 4]

INTRODUÇÃO

O teste analítico qualitativo de espectrofotometria de chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. O teste de chama fornece informação qualitativa, uma vez que alguns elétrons da camada de valência absorvem esta energia que passam para um nível de energia mais elevado, produzindo o que conhecemos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação, explicada pelo modelo atômico de Bohr. Ou seja, pode-se identificar o elemento químico através do seu espectro característico.

No trabalho de Bohr, foi aplicada pela primeira vez a hipótese quântica para explicar a estrutura atômica com razoável sucesso. Entretanto, a teoria de Bohr estava parcialmente incorreta, sendo abandonada 12 anos depois para dar lugar a teoria quântica. Havia, contudo, fundamentos suficientes nas ideias de Bohr que lhe permitiram explicar por que os átomos no estado excitados emitiam luz somente com certas frequências, a teoria de  Bohr trouxe uma contribuição importante para a compreensão da estrutura atômica (MAHAN, 1995).

Quando a tarefa de fornecer a carga energética necessária para excitar os elétrons a ponto de emitirem a luz necessária para a análise, o bico de Bunsen é o equipamento mais suficiente para excitar uma grande quantidade de elétrons nesse experimento, desde que a haste com a amostra esteja posicionada na parte azul da chama que conhecida como zona oxidante, é a parte onde a luz é azul e é aonde a combustão se completa, fornecendo maior quantidade de energia.

OBJETIVO

O objetivo desta atividade em laboratório foi observar a coloração da chama através da combustão de alguns elementos químicos, comparando os resultados obtidos com uma tabela de cores e elementos, identificando os elementos químicos metálicos pela sua coloração apresentada.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS:

  • Pinça de madeira com fio de níquel-crômio;
  • Fósforo;
  • Bico de Bunsen,
  • Béquer com ácido clorídrico;
  • Béquer (s);
  • Água destilada;
  • Sais;

MÉTODOS:

Foi aceso o Bico de Bunsen e calibrado a entrada de ar a fim de obter uma chama azulada quase transparente. Logo em seguida, foi limpo o fio de níquel-crômio que foi utilizada no experimento, onde o aqueceu na chama do Bico de Bunsen após tê-lo mergulhado na solução de ácido clorídrico concentrado. Esse processo foi repetido várias vezes até que o fio não apresentou coloração à chama.

Mergulhou-se o fio na solução da amostra em questão, e em seguida, colocou-o sobre a chama do Bico de Bunsen onde foi possível observar a coloração da chama e anotou-se o resultado. Após cada ensaio o fio foi limpo mergulhado em ácido clorídrico concentrado e aplicou-o na chama, até que não se observou mais coloração na chama.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os testes foram realizados com os componentes em sua forma líquida, e quando sólida, foi dissolvida em água destilada obtendo os seguintes resultados:

Tabela de cores

Elementos

Cor da chama

Cátion Presente

Cloreto de Sódio (NaCl)

Amarelo

Sódio (Na+)

Sulfato de Cobre II

Verde

Cobre (Cu2+)

Nitrato de estrôncio

Vermelho Alaranjado

Estrôncio (Sr2+)

Cloreto de potássio (KCl)

Lilás

Potássio (K+)

Cloreto de bário (BaCl2)

Verde-claro

Bário (Ba2+)

Cloreto de cálcio (CaCl2)

Vermelho

Cálcio (Ca2+)

Sulfato de Lítio

Vermelho-tijolo

Lítio (Li+)

Fita de Magnésio

Branco

Magnésio (Mg2+)

Cloreto de Sódio + Potássio

Laranja

Sódio(Na+) + Potássio (K+)

Nitrato de Chumbo II

Branco azulado

Chumbo (Pb2+)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com