TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação tatil visual de solos

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS 1

DANIEL MORAIS

DENNER COSTA

IAGO HENRIQUE

NATHÁLIA EVELLIN

PATRÍCIA TOLENTINO

IDENTIFICAÇÃO TÁTIL-VISUAL DOS SOLOS

RELATÓRIO 1/1

ANÁPOLIS / GO

MARÇO, 2017

SUMÁRIO

Capítulo                                                                                                                       Página

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................   1

2 MATERIAIS E MÉTODOS ..................................................................................   11

2.1 TESTE DE IMPREGNAÇÃO .....................................................................   13

2.2 RESISTÊNCIA A SECA E DILATÂNCIA .................................................

2.2.1 Resistência a seca .................................................................................   17

2.2.2 Dilatância .................................................................................   22

2.2 MODELOS EMPÍRICOS ............................................................................   30

3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4 DISCUSSÃO

5 CONCLUSÕES .......................................................................................................   78

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................   84


1 INTRODUÇÃO

A identificação tátil-visual é um sistema baseado no tato e na visão.

A classificação do solo descrita refere-se ao material em si e não ao estado em que se encontra na natureza. Para muitos dos problemas de solos, é, entretanto, indispensável a classificação também do solo em seu estado indeformado, como ele se encontra na natureza.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

A identificação tátil-visual da amostra 1632.14 foi definida segundo a ASTM (2000), que apresenta os procedimentos necessários à identificação e descrição dos solos de uma forma mais ampla, e padronizada pela ABNT (2001), examinando as seguintes características: cor, granulometria, plasticidade e origem. Além destas, observou-se também o odor e a umidade da amostra.

Para a realização da identificação, utilizou-se os seguintes materiais:

  • Almofariz;
  • Mão de gral;
  • Bandeja metálica;
  • Espátula;
  • Água.

A priori, houve a preparação da amostra com secagem ao ar até umidade higroscópica. Observou-se a cor do solo definindo-o como amarelo claro e, posteriormente, com auxílio do almofariz e mão de gral, desmanchou-se os torrões tomando os devidos cuidados para não quebrar os grãos.  

2.1 GRANULOMETRIA

Para a análise granulométrica, observou-se a quantidade de solos grossos (areia e pedregulho) e solos finos (silte e argila). A partir da análise tátil-visual foi possível classifica-lo como um solo fino, cuja fração predominante dos grãos não é visível a olho nu e são macios ao tato.

2.2 PLASTICIDADE

A identificação dos solos grossos (pedregulhos e areias) é relativamente fácil, no entanto a identificação dos solos finos (siltes e argilas) não é simples, devendo levar em consideração testes baseados na plasticidade.

Para a identificação de solos finos (silte e argila), utilizou-se os testes de resistência à seca e dilatância, baseados na ASTM (2000), bem como o teste de impregnação, sugerido por Nogueira (1995). Para isso, inicialmente identificou-se o solo como inorgânico, por apresentar cor clara e ausência de odor.

2.2.1 Teste de Impregnação

Com partículas menores do que 0,42 mm, umedeceu-se uma pequena quantidade do solo e espalhou na palma da mão. Posteriormente, colocou-se a mão debaixo de uma torneira com vazão moderada.

Após vários minutos de água corrente sobre a mão e muita fricção, observou-se que ainda permaneceu uma mancha escura, como mostra a Figura 1. A identificação do solo é realizada conforme Tabela .

2.2.2 Resistência a Seca

Com o solo úmido, foram moldadas duas bolas de cerca uma polegada (25mm) de diâmetro e deixou-se secar ao ar até a umidade higroscópica, como mostra a Imagem 2. A resistência a seca é determinada conforme descrito na Tabela.

2.2.3 Dilatância

Após umedecer a amostra, com o auxílio de uma espátula espalhou-se o solo na palma da mão. Golpeando o lado da mão contra a outra mão diversas vezes de forma a vibrar horizontalmente a mão com a amostra, notou-se a reação da água aparecendo sobre a superfície do solo. Fechando e abrindo a mão, comprimiu-se a amostra e observou-se a dilatância, sendo descrita de acordo com os critérios apresentados na Tabela .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com