TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Tátil-Visual

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

Para realização de obras é necessário estudar o solo que será instalado tal empreendimento. As observações, ensaios variam de acordo com a obra. Com o estudo do solo podemos ter uma grande economia do preço total da obra, podendo também evitar grandes desastres catastróficos.

        Uma análise simples e direta para identificar o solo, pode ser feita através do método Tátil-Visual. Através dele podemos saber se a amostra analisada se trata de um solo fino ou grosso, se é argiloso, siltoso ou arenoso, que são características primárias para o estudo do solo.

        O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise de uma amostra retirada do Loteamento Primavera, localizado em Piedade de Caratinga, através do método Tátil-Visual.

  1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo fazer a classificação de um solo através do método Tátil- Visual.

  1. Objetivos Específicos
  • Classificar a amostra em tipos de solos finos ou grossos.
  • Classificar a amostra em tipos de solos arenosos, argilosos ou siltosos.
  1. Método Tátil-Visual

O solo é classificado de acordo com as partículas que o compõem, e o estado que o solo se encontra, mas pelo método tátil-visual obtemos um resultado estimado, que é feito manuseando o solo e sentindo a reação ao manuseio.

Para que se possa identificar a partícula areia é necessário que a amostra esteja umedecida, de forma que os torrões se desmanchem, mesmo os grãos de areia menores são sentidos pelo tato no manuseio.

Com a amostra do solo seca conseguimos estimar esfregando uma pequena porção em uma folha de papel, onde as partículas finas se impregnaram no papel isolando as partículas arenosas.

Assim se caracteriza se o solo é arenoso ou um solo fino, se for fino resta estimar se apresentam caraterísticas argilosas ou siltosas. Os procedimentos para está análise são descritos a seguir:

  1. Resistência ao seco: O solo argiloso quando é umedecido e moldado, após a secagem e quando quebrado vai se dividir em pedaços bem distintos. Ao contrário do solo siltoso que quando é quebrado se pulverizam facilmente.
  2. “Shaking Test”: Formando-se uma pasta única (saturada) de silte na palma da mão, quando se bate esta mão contra a outra, nota-se o surgimento de água na superfície. Apertando-se o torrão com os dedos polegar e indicador da outra mão, a água refluem para o interior da pasta (é semelhante à aparente secagem da areia da praia, no entorno do pé, quando nela se pisa no trecho saturado bem junto ao mar). No caso de argilas, o impacto das mãos não provoca o aparecimento de água.
  3. Ductilidade – Tentando moldar um solo com umidade em torno do limite de plasticidade nas próprias mãos, nota-se que as argilas apresentam-se mais resistentes quando nesta umidade do que os siltes.
  4. Tato: Esfrega-se uma porção do solo na mão. As areias são ásperas; as argilas parecem com um pó quando secas e com sabão quando úmidas.
  5. Plasticidade: Moldar bolinhas ou cilindros de solo úmido. As argilas são moldáveis enquanto as areias e siltes não são moldáveis.
  6. Resistência do solo seco: As argilas são resistentes a pressão dos dedos enquanto os siltes e areias não são.
  7. Impregnação: Esfregar uma pequena quantidade de solo úmido na palma de uma das mãos. Colocar a mão embaixo de uma torneira aberta e observar a facilidade com que a palma da mão fica limpa. Solos finos se impregnam e não saem da mão com facilidade.

        Deve-se buscar um local onde o perfil esteja o mais completo possível, contendo toda a sequencia de horizontes e/ou camadas e principalmente o horizonte A. Necessário também observar, se a parte superficial do mesmo se encontra recoberta por material estranho (entulhos, etc.), ou por cobertura vegetal.

        À informação relativa ao tipo de solo deve-se acrescentar a estimativa de seu estado. A consistência de argilas é mais fácil de ser avaliada pela resistência que uma porção do solo apresenta ao manuseio. A compacidade das areias é de mais difícil avaliação, pois as amostras mudam de compacidade com o manuseio. É necessário que se desenvolva uma maneira indireta de estimar a resistência da areia no seu estado natural. Estes parâmetros geralmente são determinados pela resistência que o solo apresenta ao ser amostrado pelo procedimento padronizado as sondagens.

  1. Materiais e Métodos
  1. Materiais utilizados

Colher de pedreiro

Água

Folha em branco

  1. Métodos utilizados

A metodologia utilizada foi o método de identificação Tátil-Visual. Onde foi feito os seguintes procedimentos de caracterização do solo.

1° Fazer a escolha do local adequado para a retirada da amostra do solo a ser analisado.

2° Análise da proporção de finos e grossos, esfregando uma pequena porção de solo na superfície da folha de papel.

3° Estimativa das características dos finos, argilas ou siltes, através da resistência do solo seco, Shaking Test, Ductilidade, tato, plasticidade, impregnação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (545.7 Kb)   docx (426 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com