TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminária

Trabalho Universitário: Iluminária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

O trabalho proposto pela disciplina de DPP consiste no desenvolvimento de uma luminária para uma mesa de trabalho. Os grupos foram responsáveis pela escolha do estabelecimento e pelas criações.

2. Ambiente Escolhido

As ideias iniciais para a escolha do ambiente variaram entre pet-shop, hotel, clinicas médicas, spa e doceria. Por conta de mais dinamismo e familiaridade, o ambiente escolhido foi o spa.

3. SPA

É um estabelecimento comercial que dispõe de um local elegante e com estrutura específica para oferecer aos clientes tratamentos de saúde, beleza e bem-estar. O termo "spa" provém da Antiguidade, quando nos tempos da Roma Antiga a aristocracia romana tinha o hábito de frequentar a estância hidromineral da cidade de Spa, localizada na província de Liège, no leste da Bélgica. As águas termais de Spa eram conhecidas pelas suas propriedades curativas. Hoje em dia, o termo é utilizado para espaços comerciais que oferecem serviços de saúde diversos, como: massagens relaxantes, sauna, banhos de imersão (ofurô), tratamentos de beleza, exercícios antisstress (meditação, yoga, etc.), reeducação alimentar e treinamento físico para redução do peso, ginástica etc.

4. Busca por Simbolismos/Inspirações/Ideias

Buscando por onde começamos o desenvolvimento de ideias, foi pesquisado primeiramente o conceito emocional que esse ambiente nos envolve, podemos então citar as palavras: Relaxamento, saúde, bem estar, higiene, beleza e leveza. Buscamos também os simbolismos que poderiam se encaixar nesse conceito, como por exemplo, as formas orgânicas, por conta da utilização dos materiais para a realização dos trabalhos prestados em um spa (elementos naturais: pedras, água, ervas e outros). As buscas pelas formas para a luminária foram concentradas na fauna e flora.

5. Forma Definida

Depois de levantamentos feitos, foi escolhida a forma que melhor predominaria na luminária: As peças de troféus. O formado e o significado estavam envolvidos completamente no conceito que era necessário se passar pela luminária. As palavras relacionadas ao troféu, como: Esforço, superação e conquista, se resumia a busca que os usuários tinham com a saúde física ou mental. Não somente o significado do conceito do troféu foi importante para predominância dele na peça, mas principalmente suas formas estéticas.

Figuras: Formas Estéticas - Troféus

6. Luminária

Depois de um levantamento de informações, foi definida a estrutura da peça. A luminária foi desenhada em sentido crescente e com leves “ondas”. Havendo um significado posterior para cada detalhe das formas. Uma das principais características das “curvas e ondas” na luminária foi à relação com o corpo feminino. A forma crescente e as leves “ondas” presentes na peça, foi imposta respectivamente com o sentido de mudanças, transformação e movimento que o spa proporciona. Ligada à motivação dos seus usuários: A busca pela beleza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com