TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação De Uma VLAN

Trabalho Escolar: Implementação De Uma VLAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

Endereçamento

O protocolo IPv6 apresenta como principal característica e justificativa maior para o seu desenvolvimento, o aumento no espaço para endereçamento.

No IPv4, o campo do cabeçalho reservado para o endereçamento possui 32 bits. Este tamanho possibilita um máximo de 4.294.967.296 (232) endereços distintos.

O IPv6 possui um espaço para endereçamento de 128 bits, sendo possível obter

340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços (2128).

Representação dos endereços

Os 32 bits dos endereços IPv4 são divididos em quatro grupos de 8 bits cada, separados por “.”, escritos com dígitos decimais. Por exemplo: 192.168.0.10.

A representação dos endereços IPv6, divide o endereço em oito grupos de 16 bits, separando-os por “:”, escritos com dígitos hexadecimais (0-F). Por exemplo:

• 2001:0DB8:AD1F:25E2:CADE:CAFE:F0CA:84C1

Tipos de endereços IPv6

Existem no IPv6 três tipos de endereços definidos:

• Unicast – este tipo de endereço identifica uma única interface, de modo que um pacote enviado a um endereço unicast e entregue a uma única interface;

• Anycast – identifica um conjunto de interfaces. Um pacote encaminhado a um endereço anycast e entregue a interface pertencente a este conjunto mais proxima da origem (de acordo com distancia medida pelos protocolos de roteamento). Um endereço anycast e utilizado em comunicações de um-para-um-de-muitos.

• Multicast – também identifica um conjunto de interfaces, entretanto, um pacote enviado a um endereço multicast e entregue a todas as interfaces associadas a esse endereço. Um endereço multicast e utilizado em comunicações de um-para-muitos.

Diferente do IPv4, no IPv6 não existe endereço broadcast, responsável por direcionar um pacote para todos os nos de um mesmo domínio. No IPv6, essa função foi atribuída a tipos específicos de endereços multicast.

Endereços especiais

Existem alguns endereços IPv6 especiais utilizados para fins específicos:

• Endereço Não-Especificado (Unspecified): e representado pelo endereço 0:0:0:0:0:0:0:0 ou

::0 (equivalente ao endereço IPv4 unspecified 0.0.0.0). Ele nunca deve ser atribuído a nenhum no, indicando apenas a ausência de um endereço. Ele pode, por exemplo, ser utilizado no campo Endereço de Origem de um pacote IPv6 enviado por um host durante o processo de inicialização, antes que este tenha seu endereço exclusivo determinado. O endereço unspecified não deve ser utilizado como endereço de destino de pacotes IPv6;

• Endereço Loopback: representado pelo endereço unicast 0:0:0:0:0:0:0:1 ou ::1 (equivalente ao endereço IPv4 loopback 127.0.0.1). Este endereço e utilizado para referenciar a própria máquina, sendo muito utilizado para testes internos. Este tipo de endereço não deve ser atribuído a nenhuma interface física, nem usado como endereço de origem em pacotes IPv6 enviados para outros nos. Além disso, um pacote IPv6 com um endereço loopback como

destino não pode ser enviado por um roteador IPv6, e caso um pacote recebido em uma interface possua um endereço loopback como destino, este deve ser descartado;

Endereços IPv4-mapeado: representado por 0:0:0:0:0:FFFF:wxyz ou ::FFFF:wxyz, e usado para mapear um endereço IPv4 em um endereço IPv6 de 128-bit, onde wxyz representa os 32 bits do endereço IPv4, utilizando dígitos decimais. E aplicado em técnicas de transição para que nos IPv6 e IPv4 se comuniquem. Ex. ::FFFF:192.168.100.1.

O NIC.br recomenda utilizar:

• /64 a /56 para usuários domésticos: Para usuários moveis pode-se utilizar /64, pois normalmente apenas uma rede e suficiente. Para usuários residenciais recomenda-se redes maiores. Se o provedor optar por, num primeiro momento, oferecer apenas /64 para usuários residenciais, ainda assim recomenda-se que no plano de numeração se reserve um /56.

• /48 para usuários corporativos. Empresas muito grandes podem receber mais de um bloco /48.

Funcionalidades Básicas do IPv6

As funcionalidades do protocolo IPv6 são:

• Novo formato de cabeçalho

• Grande espaço de endereços

• Infraestrutura de endereçamento e encaminhamento eficiente e hierárquica

• Configuração de endereços sem estado e com estado

• Segurança incorporada

• Melhor suporte para qualidade do serviço (QoS, Quality of Service)

• Novo protocolo para interação de nós vizinhos

• Extensibilidade

Novo formato de cabeçalho

O cabeçalho IPv6 tem um novo formato, concebido para minimizar a capacidade do mesmo. Isto é possível movendo os campos não essenciais e de opção para cabeçalhos de extensão que são colocados após o cabeçalho IPv6. O cabeçalho IPv6 simplificado permite um processamento mais eficiente em routers intermédios.

Os cabeçalhos IPv4 e IPv6 não são interoperáveis e o protocolo IPv6 não é compatível com a versão anterior do protocolo IPv4. Um anfitrião ou router tem de utilizar uma implementação do IPv4 e do IPv6 para reconhecer e processar ambos os formatos de cabeçalho. O novo cabeçalho IPv6 é apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com