TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Redes: LAN ,MAN ,WAN ,PAN ,SAN ,VLAN

Artigo: Tipos De Redes: LAN ,MAN ,WAN ,PAN ,SAN ,VLAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de redes

Uma “rede” (na área da informática),é definida como um conjunto de equipamentos interligados entre si, e que permitem o transporte e troca de vários tipos de informação entre utilizadores e sistemas.Algumas dessas redes são: LAN , MAN , WAN , PAN , SAN , VLAN .

LAN- (Local Área Networks) – também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, espaço Internet, etc.).

Características

•Alta Velocidade

•Baixo Custo

•Alta Confiabilidade

•Flexibilidade na Instalação

•Expansibilidade

•Facilidade de Acesso

•Adequação à Aplicação

•Padronização

•Geograficamente limitada

MAN – (Metropolitan Area Network) – As redes metropolitanas são redes de dimensão média,ocupam aproximadamente o espaço de uma cidade,constituída de uma ou mais redes LANs.Portanto,uma MAN pode abranger um grupo de escritórios vizinhos ou uma cidade inteira ou pode ser privada ou pública.

WAN - (Wide Area Netwoks) – permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande área geográfica (ex. país, continente, etc.). As conexões de rede de longa distância são muito utilizadas por empresas de telefonia,onde costumam fornecer serviços de acesso à Internet ao Brasil.Além da internet também existe as conexões de longa distância denominadas “CONEXÕES PRIVADAS”.As empresas costumam utilizar este tipo de conexão para interligar filiais geograficamente distantes.Essa conexão é considerada segura uma vez que é estabelecido uma PONTE entre essas empresas.

PAN-(Personal Area Networks) – também designadas de redes de área pessoal, são redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc) numa área muito reduzida. Exemplo de uma rede ad-hoc.

SAN - (Storage Area Networks) – também designadas de redes de armazenamento, têm como objetivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa área limitada. Considerando que é fundamental que estas redes têm grandes débitos (rápido acesso à informação), utilizam tecnologias como por exemplo Fiber Channel.

Uma VLAN é basicamente uma rede lógica onde podemos agrupar várias máquinas de acordo com vários critérios (ex. grupos de utilizadores, por departamentos, tipo de tráfego, etc). As VLANs permitem a segmentação das redes físicas, sendo que a comunicação entre máquinas de VLANs diferentes terá de passar obrigatoriamente por um router ou outro equipamento capaz de realizar encaminhamento, que será responsável por encaminhar o tráfego entre redes (VLANs) distintas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com