TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Administracao Financeira

Artigo: Importancia Da Administracao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.098 Palavras (17 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso SUPERIOR DE bacharelado em administração

fernanda abreu nunes

atividade interdisciplinar

Cruz Alta

2014

Fernanda abreu nunes

atividade interdisciplinar

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Orientadora: Janaina V. Testa, Elizete Alice Z. de Oliveira e Ana Céli Pavão, Sergio de Goes Barboza, Fabiane T. Muzardo.

Cruz Alta

2014

introdução

O presente trabalho individual de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamentaria, Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Neste trabalho estarão contidos elementos do roteiro para elaboração do portfólio individual que está na área do aluno do site da Unopar, sendo que as questões contempladas que estão no seu desenvolvimento giram em torno da Empresa Meta soluções em Moveis Planejados Ltda.

Sendo esta produção cientifica elemento de extrema importância para produção de conhecimento acerca das matérias estudadas.

desenvolvimento

Inicialmente o primeiro procedimento a ser realizado junto a empresa Meta Soluções, foi a confecção de um fluxo de caixa projetado para o período de 06 meses subsequente a excussão deste relatório. Para assim, termos uma demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos numa linha de tempo futuro.

Podemos descrever o fluxo de caixa sendo um instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros da empresa para um determinado período. Estes controles são elaborados a partir de relatórios internos que subsidiam na tomada de decisões que envolvem investimentos e financiamentos.

O fluxo de caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeira. Logo, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro. O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planeja, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. Monografia apresentada por Fábio Castelo Branco Ponte de Araújo, Maria Monte Holanda e Norma Vasconcelos Uchoa na Universidade do Grande Rio em Fortaleza em 2004.

Segundo Campos Filho (1.999) os administradores, contadores, os gestores precisam ter informações confiáveis, de fácil entendimento, que estejam disponíveis em tempo hábil. O feeling do empresário precisa ser completado com o que dizem os números gerados pelos controles, precisam acompanhar os acontecimentos no mundo e principalmente no Brasil, avaliando sua influência no segmento dos negócios e financeiro. Já podemos elaborar orçamentos de caixa para, pelo menos, três meses. Isso custa pouco e traz bons benefícios, por permitir visualizar com antecedência as necessidades financeiras.

Conforme Gitman (1997:586), apud de Campos Filho, o planejamento de caixa é a espinha dorsal da empresa. Sem ele não se saberá quando haverá caixa suficiente para sustentar as operações ou quanto se necessitará de financiamentos bancários. Empresas que continuamente tenham falta de caixa e que necessitem de empréstimos de última hora, poderão perceber como é difícil encontrar bancos que as financie.

Segundo Marion (2008) todo mundo tem seu fluxo de caixa. Por mais simples que uma pessoa seja, ela tem de memória quanto entrou de dinheiro no mês e quanto saiu, quanto foi gasto. Até uma criança que ganha mesada sabe seu fluxo financeiro.

Conforme Frezatti (1997 p.27,280), geração de caixa é algo fundamental na organização, em seu estágio inicial, em seu desenvolvimento e mesmo no momento de sua extinção. Toda teoria de finanças leva em conta isto. Afinal, as decisões empresariais buscam, de alguma forma, demonstrar a geração de caixa que possam trazer, seja um projeto de investimento isolado, tendo seu mérito avaliado, ou um caso de fusões e aquisições em que o EVA (Economic Vale Added) seja identificado.

Se isto é verdade, porque as organizações se conformam em dispor de instrumentos que apresentem elementos que são chamados de quase caixa? A verdadeira resposta pode estar ligada a inúmeros requisitos, muito embora, certamente, questões práticas ligadas a sistemas de informações, enfoque de gestão e mesmo formação dos gestores possam explicar individualmente as razões.

Um instrumento gerencial é aquele que permite apoiar o processo decisório da organização de maneira que ela esteja orientada para os resultados dos pretendidos. Considerar o fluxo de caixa de uma organização um instrumento gerencial não significa que ela vai prescindir da contabilidade e dos relatórios gerenciais por ela gerados.

Ao contrário, com o fortalecimento dos relatórios gerenciais gerados pela contabilidade se pretende aliar a potencialidade do fluxo de caixa para melhor gerenciar suas decisões. Trata-se de considerar que o fluxo de caixa também deva ser arrolado com instrumento que traga subsídios para o processo de tomada de decisões. Na verdade, o simples reconhecimento disso já é um grande passo para que os gestores do negócio possam dispor de informações adequadas.

Segundo Santi Filho (2004) é possível que uma empresa apresente lucro líquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá à falência. O péssimo fluxo de caixa é o que acaba com a maioria das empresas que fracassam".

O Demonstrativo de Fluxo de Caixa deve focalizar os recebimentos e pagamentos em termos de caixa e deve analisar as variações nos saldos e aplicação de caixa.

Na Monografia apresentada por Fábio Castelo Branco Ponte de Araújo, Maria Monte Holanda e Norma Vasconcelos Uchoa na Universidade do Grande Rio em Fortaleza em 2004, descrevem com muita propriedade que o Fluxo de Caixa constitui-se em instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras, logo, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro.

Segundo Henriksem (1982:109), apud de Campos Filho; A necessidade de se desenvolver demonstrativos de fluxo de caixa decorre do aumento da complexidade das atividades operacionais que são as principais atividades geradoras de receita da empresa.

Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. Contanto que as informações sejam reais e representem a situação da empresa no momento em que são levantadas.

Apesar de ser uma ferramenta simples, é extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira da empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões. É considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos.

Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.

A composição do fluxo de caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo. O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite. Mas existe a situação ideal: o saldo do fluxo de caixa está positivo, portanto, a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações.

Através do fluxo de caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.

Se existe uma empresa, precisa também existir o fluxo de caixa para controlar os saldos ao longo da sua existência. Sem esta ferramenta, seria como o empresário administrar a empresa de olhos vendados.

Assim segue o fluxo de caixa projetado da empresa Meta Soluções:

Como pudemos detectar, a partir do mês de outubro ocorre a necessidade da contratação de empréstimo para que o saldo da empresa não torne-se negativo, sendo que a modalidade de contratação disponível será a de pagamento antecipado e realizado em 05 parcelas conforme projetado.

E constatamos que através do fluxo de caixa projetado os administradores tenham a possibilidade de por em prática todos os planejamentos feitos pela empresa, como o investimento desejado e manter o saldo da empresa positivo.

Quando o planejamento é realizado de forma adequada e as ações empresarias são aplicadas, resultando os melhores benefícios e gerando boas perspectivas e ganhos, a isso podemos chamar de custo de oportunidade. Que representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). A escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar.

A isso poderia ser considerada a opção de contratação de um valor menor de empréstimo para que seja desembolsado menor custo com juros, taxas e encargos financeiros. Porém, constatamos que ao final do período projetado e também término do pagamento das parcelas contratadas, o saldo em caixa é positivo e também expressivo. Dando assim, aos empresários maior estabilidade e flexibilidade no desenvolvimento de suas atividades.

Exemplo prático para facilitar o entendimento:

- O custo de oportunidade de um imóvel é o valor do seu aluguel - Um imóvel custa R$100.000,00 e o valor do aluguel deste mesmo imóvel é R$700,00. Se ao invés de comprar o imóvel, você investe o capital em renda fixa por exemplo, que lhe dará um retorno mensal de 1% (R$1.000,00), você tem um baixo custo de oportunidade, visto que a decisão de comprar o imóvel seria pior financeiramente falando.

O demonstrado até o momento não foi meramente uma projeção, mas trata-se de um tipo de orçamento empresarial. Deve-se fazer uma distinção entre orçamento e projeção. O orçamento é um plano gerencial com a hipótese implícita de que serão tomadas providências positivas. Já uma projeção é meramente uma previsão daquilo que provavelmente acontecerá, sem qualquer implicação de que tente moldar os eventos para cumpri-la.

Qualquer que seja a sua amplitude, o orçamento empresarial, além de ser o planejamento em termos monetários, funciona também como ferramenta de controle. Um bom orçamento empresarial pode trazer várias vantagens para as empresas, dentre as quais citamos a minimização dos custos e a contenção das despesas, fazendo com que a busca do menor custo passe a ser rotineira; a homogeneização e integração efetivas entre todos os objetivos setoriais da empresa, pois o alvo comum destes setores passa a ser o resultado final previsto pelo orçamento; o planejamento do fluxo de caixa e até prestígio para a empresa, pois as que possuem um bom sistema orçamentário costumam gozar de maior flexibilidade e prestigio junto às fontes externas de recursos (financiadores ou investidores), bem como junto aos credores em geral, pois demonstram ter o negócio “nas mãos”.

Por a Meta Soluções ser uma empresa que está no início de suas atividades, é importante que seus diretores tenham “em mente” a partir de que momento a empresa passará a gerar lucros. Quando exatamente terá o dinheiro investido de volta, quando o projeto atingiu o equilíbrio.

Esta alternativa pressupõe inicialmente a definição de um limite de tempo máximo para retorno do investimento. Após a definição deste prazo é analisado o fluxo de recursos do projeto, comparando o volume necessário de investimento com os resultados a serem alcançados futuramente, verificando o período onde o saldo tornou-se igual a zero.

Este método é aplicado de 2 formas: payback simples e payback descontado. A principal diferença entre eles é que o payback descontado considera o valor temporal do dinheiro, ou seja, atualiza os fluxos futuros de caixa a uma taxa de aplicação no mercado financeiro, trazendo os fluxos a valor presente, para depois calcular o período de recuperação.

Outra questão importante refere-se a necessidade de conhecimento por parte dos diretores da Meta Soluções, quanto ao tributos recorrentes a empresa. Seus cálculos e emissões poderão ser realizados através de uma assessoria contábil. Porém, saber identificá-los, sua nomenclatura e descrição torna-se relevante ao dia a dia da empresa.

Os impostos, taxas e contribuições são os tributos que formam a receita da União, Estados e municípios. Não há uma destinação específica para os recursos obtidos por meio do recolhimento dos impostos. Em geral, é utilizado para o financiamento de serviços universais, como educação e segurança. Eles podem incidir sobre o patrimônio (como o IPTU e o IPVA), sobre a renda (Imposto de Renda) e também sobre o consumo, como o IPI que é cobrado dos produtores e o ICMS que é pago pelo consumidor. Já as taxas, são tributos vinculados a uma contraprestação de um serviço público específico prestado ao contribuinte pelo poder público, como a taxa de lixo urbano ou a taxa para a confecção do passaporte.

Há também as contribuições, elas são divididas em dois grupos: de melhoria ou especiais. No primeiro caso estão as contribuições cobradas em uma situação que representa um benefício ao contribuinte, como uma obra pública que valorizou seu imóvel. Já as contribuições especiais são cobradas quando há uma destinação específica para um determinado grupo.

Temos como exemplos de contribuição a denominada CPMF - Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direito de Natureza Financeira, recentemente extinta, que havia sido criada para arrecadar verbas destinadas à saúde pública, e a CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido que é o tributo federal sobre o Lucro Líquido ou Faturamento/Receita Bruta das pessoas jurídicas que se destina ao financiamento da Seguridade Social.

E cada esfera do governo tem seus tributos específicos, sendo esse poder de criar e cobrar tais tributos são conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. A isso denominamos competência tributária o poder de criar tributos através de leis.

É bastante relevante que agora enquanto a empresa está dando “seus primeiros passos” ter um conhecimento amplo sobre aos mais variados conceitos utilizados no setor empresarial no dia a dia, torna-se fundamental para que o planejamento financeiro seja realizado de forma adequada e os melhores resultados sejam alcançados.

E quando necessitar de financiamento, seja para realizar investimentos ou suprir alguma necessidade de fluxo de caixa, o melhor a fazer é sempre optar pelo prazo mais curto possível, para pagar menos juros. Usualmente o mercado utiliza 2 tipos de amortização de juros e pagamento do capital principal. No caso da Tabela Price, o método de cálculo está em manter parcelas iguais.

Como as prestações são constantes, ao longo do financiamento, a parte que cabe à amortização aumenta, enquanto o saldo devedor do juro diminui. Ou seja, nas primeiras parcelas o valor maior será correspondente ao juro e o restante será referente ao montante emprestado.

Já na tabela SAC, as prestações iniciais são mais altas, mas as amortizações do saldo devedor são constantes. Considerando que as parcelas fixas da prestação diminuem o saldo da dívida, os juros aplicados são consequente cada vez menores. Portanto, o valor das prestações é decrescente.

A vantagem da Tabela Price é que a parcela inicial é normalmente bem menor do que pelos demais sistemas de amortização. No entanto, pelo SAC, apesar de as parcelas serem maiores no começo, há uma amortização maior da dívida, o que leva a uma economia significativa no final. Ou seja, se puder suportar o pagamento de uma prestação maior no início, será mais vantajoso.

Como a empresa e tudo está inserido no contexto da macroeconomia, no ambiente externo, onde as ocorrências não estão no controle dos diretores da empresa. É importante para o bom desenvolvimento das atividades e visualizar a sinalização de possíveis oportunidades ou ameaças, estar ciente do comportamento da economia brasileira é imperativo. Não é necessário ser especialista em economia, mas saber sobre os principais indicadores e sua influência é necessário.

A política econômica implementada pelo presidente FHC e mantida pelos governos Lula e Dilma está por trás do êxito do Brasil em atravessar fases difíceis, da economia global, em condições de segurança.

O primeiro indicador econômico que podemos destacar é o acompanhamento da inflação oficial, que nos últimos 12 meses ficou em 5,86%, acima da meta do governo para o período (4,5%), mas dentro do limite previsto (de até 6,5%). É a primeira vez no ano que o indicador fica abaixo do patamar de 6% no acumulado dos últimos doze meses.

A inflação mais alta reduziu a renda real dos brasileiros e pode pesar sobre o consumo, que vem segurando o crescimento da economia do país nos últimos anos. Segundo o FMI, a projeção de crescimento econômico para o Brasil neste ano, será de 2,5%, mas reduziu a estimativa para o próximo ano, de 3,2% para 2,5%.

De grande importância também para o cenário econômico é a taxa Selic, que refere-se a taxa básica de juros da economia brasileira. Esta taxa básica é utilizada como referência para o cálculo das demais taxas de juros cobradas pelo mercado e para definição da política monetária praticada pelo Governo Federal. A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação ou estimular a economia.

Quando a taxa cai, estimula o consumo. Quando sobe, reduz a atividade econômica porque os empréstimos e as prestações ficam mais caros. Essa situação deixa a economia com menos força. E iniciou o ano em 7,25% menor taxa registrada, porém a economia não sustentou tal taxa e neste mês de outubro contabiliza-se a taxa de 9,25%, depois de acréscimos consecutivos.

Já o câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos.

Para evitar a entrada massiva de dólares e, assim, manter a indústria competitiva, o governo adotou, nos últimos anos, diversas medidas de controle de capitais, principalmente o aumento de impostos sobre a entrada de capitais estrangeiros de curto prazo.

Recentemente o Governo Federal lançou um programa de intervenções diárias de venda no mercado futuro de dólar, para que ajude a recuperar parte da desvalorização do real frente ao dólar ocorrida nos últimos meses, e não permitir que disfunções do mercado de câmbio afetem a economia como um todo. A cotação do dólar frente ao real iniciou em janeiro com valor próximo a R$ 2,05, no final de agosto atingiu sua maior cotação próximo a R$ 2,45 e agora em outubro depois do início das intervenções do governo está cotado próximo de R$ 2,20.

Não há fórmula exata na economia, uma medida sempre tem um impacto positivo e outro negativo. Mas, como já mencionado neste relatório os vários itens e aspectos da administração, matemática financeira, contabilidade, economia e tributos que devem ser levados em consideração para que haja uma possibilidade mais consistente de a empresa permanecer no mercado, crescer e tornar-se competitiva.

Sem esses conhecimentos, práticas e cuidados torna-se muito reduzidas as possibilidades de êxito da empresa. E como forma de constatação há um grande número de micro e pequenas empresas aqui da região que não tem qualquer sistemática para operar seus custos. Por exemplo, a desorganização no controle afeta a lucratividade e pode, muitas vezes, enganar o empresário, ao ponto dele estar perdendo dinheiro quando pensa estar ganhando.

Esse panorama retrata uma realidade marcante: a forma intuitiva é, muitas vezes, utilizada na administração das finanças. Corretas ou erradas deve-se saber que tais decisões afetam rapidamente a competitividade de qualquer empresa. É fundamental para as empresas de micro e pequeno porte, independente do setor de atuação, realizar os controles de caixa, de bancos, de contas a receber, de contas a pagar e controles de estoques para a gestão financeira. Sem esses controles, o empresário tem dificuldades para gerenciar as finanças do negócio.

Lembrando que como foi exposto acima a empresa começou suas atividades em primeiro de agosto de 2013, com saldo inicial de R$ 1.970,00, que deverá ser pago nos meses de outubro e novembro.

E que a empresa possui uma linha de credito no valor de R$ 35.000,00 que pode ser utilizada, e foi no mês de janeiro através de um pedido de R$ 5.000,00 no mês de fevereiro e que foi pago em março com sua devida carga tributária.

Relatório da Consultoria

A partir do fluxo de caixa acima da Empresa Industrial Meta soluções em Moveis Planejados Ltda., os sócios resolveram contratar uma consultoria com a finalidade de tirar dúvidas sobre as informações financeiras que os mesmos possuem.

Podemos assim iniciar esta dissertação falando sobre a importância do fluxo de caixa que é uma ferramenta que controla as movimentações financeiras, ou seja, as entradas e saídas de recursos financeiros em um período determinado. Portanto, levando em conta o fluxo de caixa é imprescindível falar do orçamento empresarial e sua importância, sendo que o mesmo é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente.

Pensando nisso é importante falar de Payback descontando, que consiste no cálculo desse tempo necessário à recuperação do investimento realizado, ou seja, o tempo que a empresa demora para ter lucro, é mais um elemento financeiro que precisa ser explicitado, podemos denomina-lo.

O custo de oportunidade leva em conta os itens anteriores e é conceituado como o valor das oportunidades sacrificadas (não escolhidas), que não aparece na contabilidade de uma empresa. Podemos dar como exemplo a situação de um empresário investe R$ 10 mil em um negócio que tem um lucro anual de R$ 600 reais. Se o empresário tivesse escolhido a alternativa de fazer uma aplicação bancária poderia ganhar algo em torno de 8% ao ano, ou seja, R$ 800,00, esse portanto é o custo de oportunidade do capital.

Outro elemento de muita importância nas empresas são os tributos sobre os serviços, assim é necessário expressar a diferença entre imposto, taxa ou contribuição, sendo que cada um possui um conceito especifico:

Taxa: É um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente público.

Contribuições: É cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade.

IMPOSTOS: podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais.

Outro elemento que é imprescindível explicar denomina-se como competência tributária competência tributária que é a aptidão para criar tributos em abstrato, por meio de lei, com todos os elementos essenciais.

Portanto após dar explicações acerca de entes imprescindíveis na administração financeira e orçamentaria podemos dizer que a empresa atua no mercado de capitais pode ser definido como um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja, o Mercado de Capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalização das empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por elas.

REGIONALIZANDO

A pesquisa de campo solicitada pela Universidade do Norte do Paraná foi realizada na cidade de Bebedouro estado de São Paulo, obedecendo o roteiro disponibilizado no endereço eletrônico unoparvirtual.com.br, esta pesquisa de campo tem como finalidade verificar os mecanismos de controle financeiro utilizados pelas empresas da cidade e demonstra-los aqui nesta produção cientifica.

Foram visitados três empresas, sendo uma casa de doces, uma loja de ferramentas e uma relojoaria, e pode-se verificar os principais mecanismos de controle financeiro utilizados pelas empresas são o Controle diário de caixa; Controle bancário; Controle diário de vendas; Contas a receber; Contas a pagar; Controle mensal de despesas e Controle mensal de estoque.

conclusão

O presente Trabalho individual foi realizado com o propósito de obter requisito parcial para média bimestral nas matérias do curso de administração, com base no roteiro para elaboração desta atividade interdisciplinar individual disponível no site da Universidade do Norte do Paraná.

Neste produção interdisciplinar foram abordados elementos referentes à empresa Industrial Meta soluções em Moveis Planejados Ltda., onde foi construído o fluxo de caixa com os dados passados pelos sócios, foi realizado um relatório de consultoria e uma pesquisa de campo sobre mecanismos de controle financeiro.

Assim podemos dizer que este trabalho serviu de esclarecimento sobre os mecanismos financeiros a serem utilizados nas empresas, afim de que os sócios não possuam dúvidas no decorrer do crescimento da mesma. Através deste relatório pudemos demonstrar aos diretores da Meta Soluções um panorama multidisciplinar amplo e geral nos mais variados aspectos, porém essencial para o planejamento e desenvolvimento das atividades da empresa recém iniciada.

As informações e conhecimentos mencionados servem para despertar o desejo de adquirir e aprofundar ainda mais tais conhecimentos e tornar a Meta Soluções em um grande empreendimento.

referências

ARBEX, Marco Aurélio. Teoria Econômica: Administração / Marco Aurélio Arbex. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

ARAMAN, Eliane Maria. Matemática Financeira I: administração IV / Eliane Maria Araman, Henara Regina Sampaio. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

BAZOLI, Thiago Nunes. Administração Orçamentária: Administração / Thiago Nunes Bazoli. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SANTOS, Joenice Leandro Diniz dos. Administração Financeira: administração IV / Joenice Leandro Diniz dos Santos. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SPAGOLLA, Vânya Senegalia Morete. DireitoTributário: Administração / Vânya Senegalia Morete Spagolla. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

...

Baixar como  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »