TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.815 Palavras (12 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO

Ewerton Penedo de Barros                    RA _ 3474631345

Jackeline Eduarda Navarro Alves         RA_ 3452214938

Leandro Ferreira Lima                          RA_ 3474692287

Matheus Lucas Gomes                          RA_ 3474633152

Matheus Urbieta Souza                       RA_3474624702

Miriã da Silva Pereira                 RA_ 3470887916

                               Rafael Maeshiro Ferreira                  RA – 3474667586

 ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Professora: Valdineia Garcia da Silva

Campo Grande - MS

08 de junho de 2015

Ewerton Penedo de Barros                    RA _ 3474631345

Jackeline Eduarda Navarro Alves         RA_ 3452214938

Leandro Ferreira Lima                          RA_ 3474692287

Matheus Lucas Gomes                          RA_ 3474633152

Matheus Urbieta Souza                       RA_3474624702

Miriã da Silva Pereira                 RA_ 3470887916

                               Rafael Maeshiro Ferreira                  RA – 3474667586

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Trabalho apresentado para avaliação parcial da disciplina de Administração do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Anhanguera – Uniderp, sob orientação da Profª Valdineia Garcia da Silva.

Campo Grande - MS

2015

1. Apresentação completa da Empresa Metalfixer

A empresa MetalFixer, de origem familiar no ramo de fabricação de parafusos, foi fundada em 1960 e teve bons resultados até o ano de 2001, quando um dos filhos do fundador passou a presidi-la, e outros três irmãos assumiram, respectivamente, os cargos de diretor administrativo, de produção e comercial.

 Entre 2001 e 2010, houve grandes investimentos na modernização dos equipamentos; porém, com a morte do fundador em 2009, desentendimentos entre os irmãos começaram a dar sinais de desgastes, e o reflexo negativo começou a aparecer em 2011.

Os três irmãos que ocupavam os cargos de diretores passaram a questionar o cargo do presidente, alegando que o presidente esta há um longo período no cargo e seria necessária a mudança para atrair novas idéias, novos investidores, e também pelo fato de todas as decisões dos diretores deveriam ter o aval do presidente para serem adotadas na empresa. Isso gerava um conflito de interesse entre os objetivos profissionais e pessoais dos diretores.

 Como os cargos estratégicos eram ocupados pelos filhos do fundador e por não possuírem tanto nível de experiência e qualificação para ocupar aquelas funções cometeram algumas atitudes prejudiciais à saúde financeira da empresa.

Algumas atitudes como utilizar parte do faturamento anual para uso pessoal não foram contabilizados no balanço da empresa e com isso deixaram de investir em maquinário de ultima geração para melhorar a produção, não houve investimento em marketing para valorizar a marca acarretando baixo faturamento nos últimos anos.

Em 2012, contrataram um diretor de Recursos Humanos fora do grupo familiar para tentar elaborar uma nova estrutura da empresa, porém sem bons resultados, levando à demissão de vários funcionários, conforme podemos observar nas figuras 1 e 2, houve a venda da empresa em 2013.

A nova empresa, formada por um grupo de empresários da região, tem laços de amizade com os antigos proprietários da MetalFixer e manteve a estrutura até o resultado da consultoria contratada.

Figura 1: Gráfico do desempenho financeiro da empresa MetalFixer.

[pic 1]

Fonte: dados da empresa MetalFixer.

Figura 2: Gráfico do quadro efetivo de funcionários da empresa MetalFixer.

[pic 2]

Fonte: Dados da empresa MetalFixer.

1.1 Análise da situação da empresa.

De acordo com a análise do grupo foi detectado uma falha de gestão dos diretores após o falecimento do fundador da empresa. Não houve um bom planejamento estratégico, tático e operacional visando resultados em longo prazo utilizando recursos do faturamento anual para uso pessoal.

Para a empresa se reestruturar é necessário realizar um planejamento de qualidade no intuito de estabelecer diretrizes a ser seguidos pelos colaboradores da empresa visando resultados a curto, médio e longo prazo.

2. Campanha Motivacional

A motivação são motivos que incentivam a pessoa a desempenhar determinadas ações e a persistir nelas até atingir os seus objetivos. O conceito também se encontra adjunto à vontade e ao interesse, ou seja, a motivação é a vontade para fazer um esforço e alcançar determinadas metas.

 De acordo com a teoria das necessidades de Maslow, as pessoas são motivadas a realizar e satisfazer suas necessidades em um determinado momento conforme as que estiverem preponderantes. A preponderância de uma necessidade depende do estado do indivíduo no momento e de suas experiências recentes. Por isso, em algumas situações o dinheiro pode não ser a motivação maior para o individuo realizar determinada tarefa.

Diante desse cenário, onde a empresa não dispõe de grandes recursos financeiros para motivar seus funcionários, será implantada uma campanha motivacional com foco na valorização do funcionário no resultado final da empresa, transferindo grande parte da recuperação da empresa nas mãos dos colaboradores.

O intuito é estabelecer uma relação de confiança entre todos os níveis hierárquicos da empresa desde o chão de fabrica até o setor estratégico da empresa para que cada funcionário saiba como funciona a empresa, sua missão, seus valores, diretrizes e principalmente saber a importância de cada funcionário dentro da instituição. Isso cria uma grande sinergia entre todos, sendo uma vantagem competitiva diante dos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (272.7 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com