TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ORIFICIOS E COMPORTAS

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ORIFICIOS E COMPORTAS

ANDERSSON MARANGON

Palhoça

2015

ANDERSSON MARANGON

RELATÓRIO TÉCNICO 1

VISITA TÉCNICA EM OBRA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Hidráulica, no Curso de Engenharia Civil, na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Prof. Dr. Paulo Ricardo Dias

Palhoça

2014

RESUMO:

        

OBJETIVOS

Objetivos Geral:        

Analise Geral com um estudo sobre Orifícios e comportas fazendo um detalhamento sobre o caso.

Objetivos Específicos:


INTRODUÇÃO

Orifício é uma abertura de perímetro fechado, instalado abaixo da linha d’água de montante, em paredes ou fundo de reservatórios, barragens, etc. São utilizados como medidores de vazão, especialmente em sistemas de irrigação, como elo de comunicação entre componentes de um sistema hidráulico, extravasores de vazões excedentes, controladores de vazão em sistemas de drenagem, utilizados na composição de efeitos ornamentais de chafarizes, dentre outros.                                                Orifícios são perfurações, geralmente de forma geométrica, feitas abaixo da superfície livre do líquido, em paredes de reservatórios, tanques, canais ou canalizações. Se o escoamento pelo orifício ocorrer em um ambiente sob pressão atmosférica, é dito descarga livre, mas se for para um local em que é o mesmo líquido, é dito orifício submerso ou descarga afogada.                                                                 A principal finalidade dos orifícios é medir a vazão, isto é, obter o volume do líquido que escoa na unidade de tempo (Q=Volume/tempo). O orifício é o mais rudimentar de todos os aparelhos primitivos para a medição da vazão.                Segundo a NBR 7259 Comportas hidráulicas: terminologia, comportas são dispositivos mecânicos usados para controlar vazões hidráulicas em qualquer conduto livre ou forçado e de cuja estrutura o conduto é independente para sua continuidade física e operacional. Outra definição poderia ser: comporta hidráulica é um elemento do sistema de controle artificial de vazão de água de rios e bacias, para fins de geração de energia elétrica, de agricultura, de lazer e para impedir inundações.

DESENVOLVIMENTO

Comportas:


 

A principal função de uma comporta é regular um fluxo de água para um determinado fim: agrícola, proteção contra enchentes, emergências, controle na geração de energia hidrelétrica, desvio de rios, tomadas d’água, eclusas, limpeza e controle de nível de reservatórios, dentre outros. Concentrar-se-á aqui no uso de devidos equipamentos na geração de energia em usinas hidrelétricas. De acordo com Erbiste, 2002, em se tratando de usinas hidrelétricas, as comportas hidráulicas são mais comumente aplicadas em:

  • Tomadas d’água; 
  • Vertedouros;
  • Comportas de emergência;
  • Descarregadores de fundo.

Tomadas d’água

 Em se tratando das tomadas d’ 

água, as comportas destinam-se a abrir ou fechar a admissão de água nos condutos. Em geral, estas comportas são equipadas com sistema de fechamento rápido para casos de emergência (SOUZA, 1993).Os condutos podem ser aqueles direcionados às turbinas, com o fechamento pela comporta no caso de um imprevisto ou reparo. Para ocasiões emergências, comportas destinadas a esta função devem ter fechamento rápido (defeito em tubulação, defeito no regulador, falta de válvulas, etc.).

3.2. Vertedouros

A utilização de comportas nos chamados descarregadores de superfície , ou simplesmente vertedouros, é necessária para regular a passagem de água sobre o mesmo (SOUZA, 1993). Esta é a parte responsável de uma usina hidrelétrica por regular o fluxo do reservatório de água das turbinas.

[pic 2]

Foto 1: Comporta para vertedouro

 

Comportas de emergência

Para possibilitar a revisão e eventuais consertos das comportas com o reservatório cheio, logo a montante das mesmas, são previstas ranhuras verticais nos pilares, nos quais podem ser inseridas comportas de emergência. Geralmente essas comportas são compostas de certo número de elementos horizontais separados para diminuir o peso unitário a ser manobrado e, consequentemente, o tamanho e a capacidade do guindaste pórtico da manobra. São usualmente chamados destop-logs (SCHREIBER, 1978).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com