TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Conhecimento E Seus Modos De Conversão

Monografias: Importância Do Conhecimento E Seus Modos De Conversão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nos objetivos mostrados nas aulas 01, 02 e 03 (Importância do conhecimento e seus modos de conversão; Criação e transferência de conhecimento e O processo de inovação tecnológica), discuta os seguintes temas:

1- Diferencie conhecimento tácito e explícito, identificando as principais características de cada um, dentro do processo de construção do conhecimento a partir da relação de conversão do conhecimento tácito em explícito e vice-versa;

2- Mostre a relação entre a inovação e a sobrevivência das organizações na sociedade contemporânea, relacionando a dinâmica da inovação tecnológica ao processo de criação e difusão do conhecimento.

Boa noite professor,

Seguem abaixo meus comentários, após assistir as aulas, ler o material do conteúdo on line e algumas pequisas na internet.

O conhecimento tácito, é o conhecimento que nós adquirimos ao longo da nossa vida. É o conhecimento que está em nossas cabeças. É difícil de formalizar, sendo difícil a sua transmissão e compartilhamento.

O grande desafio das empresas é transformar o conhecimento tácito de seus colaboradores em conhecimento explícito, identificado onde e como está armazenado o conhecimento, com todos os seus atributos, e como recuperá-lo.

O conhecimento explícito, é o conhecimento formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos.

A criação de um novo conhecimento numa organização está relacionada a um processo de interação dinâmica e cooperativa entre seus colaboradores, que implica em aprendizado, e um processo coletivo e não individual, objetivando levar a uma formação organizacional, regional, nacional ou global(redes de cooperação e construção de conhecimento).

Na minha opinião, as inovações tecnológicas sejam de produtos, processos ou serviços, são imprescindíveis para toda e qualquer organização contemporânea. E estando as organizações produtivas, inseridas atualmente em um mercado altamente competitivo e globalizado, se faz necessária a implantação destas inovações .

A gestão do conhecimento nas organizações tem se mostrado como uma ferramenta que pode gerar inovações tecnológicas que por sua vez geram inúmeras vantagens competitivas.

Fontes:

http://www.pg.utfpr.edu.br/ppgep/Ebook/ARTIGOS/78.pdf

http://www.pg.utfpr.edu.br/ppgep/livro/9_Fabio_Gomes_da_Silva.pdf

http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/990

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com