TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Doumento De Especificacao

Resenha: Importância Doumento De Especificacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

O documento de especificação é uma das principais partes dentro da Análise de sistemas e nesta parte que antes de começar qualquer projeto o analista ou o responsável por criar o programa ou aplicativo, começa a criar todo o esboço do que mais pra frente será utilizado. Mas porque esta parte é tão importante?

Quando comecei a estudar Sistemas de informação me fiz esta pergunta, hoje tenho em mente que esta etapa do trabalho é importante pelo fato de que não só o analista como muitas outras pessoas estarão utilizando o mesmo programa, onde este precisa atender a todos os requesitos necessários para que não haja falta de dados ou informações desnecessárias, por isso é de extrema importância que o analista converse com seus clientes para sanar dúvidas a respeito do que deve ser feito, em outras palavras o analista teria que se passar por um usuário final do produto para de tal forma buscar saber o que será necessário, é muito difícil e provavelmente comum numa etapa final de um projeto ter todos os requisitos necessários implantados em um aplicativo e ainda mais difícil se projetar com relação a alguma possível alteração de dado ou informação se você não tiver conhecimento do que a empresa precisa independente se a mesma tem fim lucrativo ou não.

Outro fator é o conhecimento a respeito de computadores pelos usuários finais, muitas vezes eles não sabem o que é viável fazer ou não e isso pode acarretar em problemas se não forem esclarecidos nesta fase do trabalho. A propaganda veiculada hoje em dia passa uma impressão diferente do que pode ser feito.

O tempo do projeto também acaba se tornando um problema, não somente de detalhes sobre os negócios da empresa como também de detalhes técnicos inerentes ao novo sistema. A menos que a empresa já tenha um modelo do que deve ser feito um analista ou até mesmo um grupo de analistas pode ficar sobrecarregado pelo fato de muitos detalhes fazerem a diferença no produto final.

O documento que define os detalhes de um novo sistema também precisa ter clareza, muitas vezes o próprio cliente não entende o que está sendo explicado dentro de um contrato com o prestador do serviço e acaba deixando passar pelo fato de achar que quando o produto for finalizado qualquer erro ou alteração pode ser esclarecido facilmente porém nesta etapa isso já pode ser tardio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com