TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Estatística na Pesquisa

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ALEX CANDIDO CLAUDINO

ENGENHARIA CIVIL

Importância da Estatística na Pesquisa

Tubarão

2012

[pic 2]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ALEX CANDIDO CLAUDINO

Importância da Estatística na Pesquisa

Trabalho apresentado pela disciplina de Probabilidade e Estatística, solicitada pela Professora Sidelir, como requisito para avaliação no 2º semestre do curso de Engenharia Civil.

Tubarão

2012

Introdução

Nesta síntese sobre estatística, mostrarei sobre a importância da mesma na área da pesquisa, exemplos de pesquisas que estão no nosso cotidiano, que talvez não saberíamos que envolve estatística, e também, como ela pode obter possíveis soluções mais rápidas, como o que a população está precisando naquele momento.

Desenvolvimento

As aplicações da estatística se desenvolveram de tal forma que, hoje, praticamente todo campo de pesquisa se beneficia da utilização de métodos estatísticos.

A mesma é importante porque nos permite entender e lidar com a noção de variabilidade. É através dela, por exemplo, que podemos fazer uma pesquisa eleitoral entrevistando somente alguns eleitores ao invés de entrevistarmos todos os eleitores de um município,economizando tempo e recursos financeiros.

Outros exemplos, que envolve estatística são: uma pesquisa para saber em qual país gasta mais água, em qual empresa vende-se mais produtos, em que ano foi melhor a venda de certo tipo de carro ou até mesmo em que dia determinada matéria teve mais acesso na internet.

Também é muito importante, pois a estatística é um campo de estudos que se preocupa em medir e controlar a variabilidade de informações coletada de uma determinada população, é responsável pelo planejamento do estudo, coleta das informações, organização e análise dos dados e interpretação dos resultados para se tirar conclusões de determinado assunto.

A utilização de métodos estatísticos ajuda melhor compreender e interpretar os dados coletados da pesquisa, possibilitando assim a ligação entre os resultados obtidos e a solução do problema.

 Na pesquisa, desempenha importante papel na obtenção de dados relevantes, em testes de hipóteses, estimação de parâmetros e interpretação dos resultados. Este conhecimento é que permite prever resultados experimentais e fornece a base do avanço tecnológico.

Pesquisas e estatísticas

[pic 3] 

[pic 4]

[pic 5]

Conclusão

Conclui-se que a estatística é muito importante no mundo atual, principalmente nas pesquisas. A estatística permite a coleta eficiente de dados relevantes, bem como a verificação de uma teoria através da análise dos dados obtidos, testes de hipóteses, podendo assim obter respostas ou soluções, para as duvidas ou problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com