TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclinação Indiferenciada ou Descontos Desiguais

Por:   •  24/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Inclinação indiferenciada ou descontos desiguais:

Apenas um lado do edifício sofre repressão, e há uma inclinação do trabalho, de modo que seus elementos estruturais não sejam danificados;

Sobreposições diferenciais ou não uniformes com distorção:

Uma parte do edifício sofre repressão, gerando torções e danos aos elementos estruturais, e pode ser notada através de rachaduras e rachaduras com inclinação de 45°.

É uma repressão indesejável e requer a implementação de reforços de ambas as fundações, estrutura.

A ocorrência de assentamentos é devida principalmente à diminuição do teor de vazios do solo que recebe as cargas dos elementos da fundação.

Além do transtorno do classificado acima de acordo com os tipos de deformação, pode-se também classificá-los em função do tempo em que ocorrem, sendo:

Alívio do estresse imediato, elástico ou não-drenado (ρi);

Acumulação por densidade primária (ρa);

Stress de compressão secundária (ρs).

O ρi ocorre logo após a aplicação da carga, há uma mudança de forma com mudança de volume, devido à redução do índice de vazios.

A ρa ocorre em solos argilosos de baixa permeabilidade, que sofrem uma redução de volume causada pela saída de água devido à diminuição de vazios pelo aumento de carga e aumento de pressão neutra.

Os ρs, muito importantes para argilas moles e argilas marinhas, desenvolvem-se simultaneamente com ρ a. Ocorre devido ao rearranjo estrutural causado por tensões de cisalhamento. É a deformação sofrida pelo solo, mesmo após a dissipação das pressões neutras. Ocorre muito lentamente em solos argilosos e é geralmente negligenciado no cálculo das fundações. Velloso e Lopes (2004) relacionam esse tipo de repressão a fenômenos viscosos, tratando-os por densificação secundária.

A repressão total é então dada pela soma de ρi, ρa e ρs, onde parte ocorre imediatamente e parte se desenvolve ao longo do tempo. A previsão de contratempos é um dos exercícios mais difíceis em Geotecnia, de modo que o resultado de cálculos, por mais sofisticados que sejam, deve ser visto como uma estimativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com