TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia Das Tics Na Sociedade Contemporânea

Dissertações: Influencia Das Tics Na Sociedade Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  3.151 Visualizações

Página 1 de 9

Tecnologias da informação e comunicação

Há pouco mais de 50 anos surgiu o primeiro transístor, objeto esse que ninguém sabia que ia revolucionar o nosso mundo. Este objeto evoluiu, contribuindo para o desenvolvimento da tecnologia.

A palavra TIC (tecnologias da informação e comunicação) tem consequência das seguintes palavras:

. Informática - conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais.

. Tecnologias da informação – processo de tratamento central e comunicação da informação, através do hardware e software;

. Tecnologias da informação e comunicação – transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação.

O objetivo das TIC´s é promover a cultura e a formação essencial ao desenvolvimento da sociedade da informação e propor uma visão estratégica.

A TIC é um processo muito utilizado em casa, trabalho, escolas, etc. Ultimamente é estudada nas escolas e utilizada por mais da metade do Mundo. Por exemplo, num telejornal, a informação é transmitida, sendo muito útil e vista por muita gente. Esta informação chega a muitos lugares, graças às redes de computadores e meios de comunicação. A informação para ser útil e corretamente utilizada e recebida, tem que ser precisa, completa, flexível, confiável, clara e atual. Só assim quem a recebe pode usufruir dela.

Áreas das tecnologias da comunicação e informação

Ilustração 1- representação esquematizada das áreas da TIC

1 - Computadores – máquina que serve para receber e processar informação. Dentro deste assunto temos a informática (aplicação de computadores para o processamento de informação) e a Burótica (informação de um escritório). Estes dois processos são utilizados na educação, comércio, medicina e num escritório, sendo muito úteis.

2 - Comunicação – efeito de comunicar, partilhar e participar. Existem dois meios de comunicação através das tecnologias; as telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite, etc.) e telemática (comunicação mais informática (videoconferências)).

3 – Controle e automação – transformação de um processo manual em automático. Este processo é utilizado na robótica (ciência que estuda a projeção e construção de robôs) por exemplo, nas linhas de montagem de carros; e na CAD--CAM (desenho e fabricação de peças controladas por computadores).

Todos estes processos são importantes na nossa sociedade.

A Importância das TIC´s na sociedade

As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.

A rápida difusão das TIC´s exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida coletiva e individual.

A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. Várias sociedades têm usufruído dessas tecnologias, na administração pública, nas estruturas empresariais dentre outras.

A difusão das TIC´s contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também na agilidade do relacionamento com os cidadãos e empresas.

A principal forma de interação com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direcionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.

As TIC são importantes em muitos setores:

O uso das TIC´s na administração pública

A contribuição das TIC´s para a desburocratização e transparência aumenta a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida do cidadão.

Os resultados relativos à disponibilização de serviços on-line e à qualidade da sua prestação demonstram claramente que muitas sociedades já utilizam as TIC´s como instrumento potencial da mudança e promotor da modernização pelos serviços administrativos, na cidadania e da racionalidade econômica.

O uso das TIC´s na educação

A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educacional, deve visar um horizonte de atuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. As TIC´s têm um papel profundo na educação. Elas proporcionam:

. Novos objetivos para a educação que emergem uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, critica e interveniente;

. Novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo;

. Novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, entre outros;

. Novas investigações cientificas em desenvolvimento no ensino superior, entre outros.

É indispensável ter presente a utilização das TIC´s na educação porque estas consistem em escolarizar as atividades que têm lugar na sociedade, procurando adaptá-las aos seus objetivos.

As TIC´s na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento.

O uso das TIC pelas empresas

Todas as empresas usufruem das TIC´s para controlar a produção, as ações, a gestão, entre muitas atividades. Os computadores gerem grandes complexos e efetuam cálculos em segundos que demorariam muitos anos para os humanos, sendo estes usados para controlar eletricidade, redes telefônicas, satélites e até a bolsa, controlando e movendo assim a economia.

Atualmente todas as empresas são compostas à base de computadores, reduzindo assim o número de trabalhadores e trabalho, exemplo da robótica e CAD--CAM.

O uso das TIC nos meios de transporte

Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controle de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações.

Os aviões estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com