TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA DA SOCIEDADE NA VIDA DO HOMEM

Trabalho Universitário: A INFLUENCIA DA SOCIEDADE NA VIDA DO HOMEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.478 Visualizações

Página 1 de 2

1. A INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE NA VIDA DO HOMEM

Partindo do contexto brasileiro, onde as mudanças sociais viraram acontecimento histórico devido os problemas incomodarem subjetivamente o homem, ou seja, individualmente e pessoal, não seria indolente afirmar que o homem é quem modifica os valores que perduram as relações sociais e não a sociedade, o germe das deformações morais humanas.

Segundo, Thomas Hobbes, o homem é lobo do próprio homem, e isso define a natureza humana, como ser individualista, em que o homem na sua condição natural de lobo, animal, é capaz de destruir seu semelhante, explorá-lo, torná-lo escravo, para sobreviver ou alcançar um lugar de poder. Isso é evidente em nossos dias, por conta dos empresários frente ao mercado globalizado, onde o desejo de tornar os seus produtos competitivos os faz verdadeiros produtores taylorista. Esse método de produção exige demasiadamente do profissional e aqueles que não conseguiram se capacitar fica para trás.

Outras mudanças mais próximas podem ser vistas dentro da política, para agradar aos eleitores em épocas de campanha, os partidos acionam através do poder midiático seus inúmeros projetos e utiliza da força dos mesmos para propagar sua imagem ou quem sabe fazer com que o eleitorado menospreze o seu adversário. Essa adversidade muitas vezes acontece com desrespeito e agressividade aos valores morais, podendo ter incidência de processos. Mas nessa hora, o que vale mesmo é o voto, e como em toda democracia, o povo é quem decide.

Entretanto, falar da sociedade é o mesmo que visualizar os grupos. Em ambos os caso, o grupo é o principal influenciador, o grupo taylorista é quem desemprega aqueles considerados desqualificados e o mesmo nem mesmo se importa com a família daquele empregado que depende daquela renda. Assim também são os políticos, que lavam roupa suja contra os partidos, sem medir as conseqüências de seus atos e esquecem que estão na mesma classe, vulneráveis aos mesmos erros.

De antemão, avaliar as causas de fenômenos sociais em reflexo ao “Chico Brito” da canção de Wilson Batista e Afonso Teixeira, não é difícil perceber tamanha semelhança, principalmente no que se refere aos valores e costumes. Porém, não haveria sociedade, se esta não fosse formada com a finalidade de aprimorar o nível das relações sociais, possibilitada apenas com a existência do homem em face do outro. Desde então, apesar do homem pertencer á sociedade, que hoje apresenta um quadro de mal influencia sob diversos grupos, ele é ser autônomo e independente, conhecedor e capaz de escolher entre o bem e o mal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com