TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência da forma dos grãos nas propriedades da argamassa no estado fresco e endurecido

Por:   •  7/6/2017  •  Artigo  •  3.959 Palavras (16 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 16

Construction and Building Materials 47 (2013) 146–158[pic 4][pic 5]

Contents lists  available at SciVerse ScienceDirect[pic 6][pic 7][pic 8]

Construction and Building Materials

journal  h omepage:  www. elsevier.com/loc ate/conbuildmat [pic 9][pic 10][pic 11]

Influência da forma dos grãos nas propriedades da argamassa no estado fresco[pic 12][pic 13]

 e endurecido

D. Arnold a,, F. Birck a,

a Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

[pic 14]

Destaques

[pic 15]

  Effect  of replacement of silica sand by  limestone sand on  the durability of mortar.

  With limestone sand, the mechanical strength is better whatever the environment.

  In lime, we  recorded gains in  mass and in  strength while in  acid we  recorded loses.

  The  lime is a non-aggressive environment; whereas the hydrochloric acid is aggressive.

  The  resistance to HCl-acid of mortar based on  limestone sand is better (compared to silica sand).[pic 16]

Informações do artigo

[pic 17]

História do artigo:

Recebido em 05 de Junho de 2017

Recebido em forma revisada em 05 de Junho de 2017

Aceito em 05 de Junho de 2017

Disponível online em 05 de Junho de 2017[pic 18]

Palavras-chaves:

Areia

Areia de britagem

Argamassa

Forma do grão

Propriedades da argamassa

[pic 19]


RESUMO

[pic 20]

 A areia dos leitos dos rios é uma matéria prima natural não renovável que é bastante usada na construção civil e se mostra cada vez mais escassa, o que torna seu custo cada vez mais elevado. Visto que a sua extração resulta em impactos negativos ao meio ambiente, analisaremos a opção de substituição desta por duas areias de britagem basálticas, passantes por britadores do tipo Vertical Shaft Impactor e Mandíbulas.

Neste trabalho estudaremos a influencia da forma dos grãos na produção de argamassas no estado fresco e endurecido no traço de 1:1:6 (cimento:cal:areia), todas produzidas com teor de água e distribuição granulométrica da areia de referencia, que é a areia natural.

 2017 Feevale. Todos os direitos reservados.[pic 21]

1. Introdução

A busca por matérias primas renováveis tem aumentado gradativamente nos últimos anos, quando se trata do setor construtivo, a busca é ainda maior.(KAZMIERCZAK, 2013)

No ano de 2013 o Brasil tinha consumo aproximado de 377 milhões de toneladas de agregados miúdos e cerca de 90% das areias utilizadas eram proveniente da extração dos leitos dos rios, o que resulta nos assoreamento dos cursos d’água e degradação das matas ciliares (GUACELLI, 2015).

Devido o crescimento populacional e o volume atual das construções, a areia natural tem se tornado cada vez mais escassa o que tem onerado o seu custo, visto que se trata de uma matéria prima de origem natural não renovável, resultando em grandes impactos negativos ao meio ambiente.(KAZMIERCZAK, 2013)

Endereço: ERS 239, 2755, Novo Hamburgo-RS, Brasil [pic 22]

   Email:  daim@feevale.com.br (D. Arnold); nanda.birck@hotmail.com (F. Birck)


Como alternativa de substituição desta areia, temos as areias de britagem, que são oriundas da cominuição mecânica de rochas, onde o processo pela qual elas passam irão determinar suas características, conforme SANJAY, 2016 constata. O fator que as mais diferencia é a sua forma que geralmente é mais angulosas, além de apresentarem uma diferente distribuição granulométrica e presença de finos provenientes do seu processo de britagem. Tais características alteram as propriedades das argamassas, que se apresentam com menos trabalhabilidade (ROLANDS, 2016).

Em argamassas produzidas com areia natural, BJÖRN, 2013 (A1) constata que a sua melhor aplicabilidade comparada as areia de britagem esta diretamente ligada a forma e esfericidade dos grãos, pois quando as partículas são mais arredondadas e esféricas, elas deslizam melhor na mistura.

Conforme BEDERINA, 2013 atesta, atualmente as areias de britagem já são utilizadas para produção de concreto, apesar disso há pouca bibliografia (nacional e internacional) que fale da utilização da mesma em argamassas de revestimento.

Neste trabalho apresentaremos a influencia da forma dos grãos em argamassas no estado fresco e endurecido, para isso utilizaremos três diferentes areias, uma originária dos leitos dos rios, denominada areia natural (AN), que é a areia de referencia, e as outras duas provenientes de rocha basáltica passantes por dois tipos de britadores, um Vertical Shaft Impactor e outra de britador tipo mandíbulas denominadas ABVSI e ABM, respectivamente.

Segundo BJÖRN, 2013 a forma dos grãos das areias tem grande influencia nas propriedades das argamassas, pois influenciam diretamente no índice de vazios, logo em sua trabalhabilidade, fator importante para melhor aplicação em revestimentos. No entanto o atrito das partículas no processo de britagem faz com que se obtenha uma grande quantidade de finos (fíler) que também influencia nas propriedades das argamassas.

Para que a analise fosse mais precisa as areias de britagem passaram por processo de peneiramento e lavagem a fim de separar as diferentes frações granulométricas, separando-as conforme distribuição da AN, assim como foi eliminado o fíler presente nas mesmas.

Com todas as areias foram produzidas argamassas no traço 1:1:6 (cimento:cal:areia), com teor de água e distribuição granulométrica a partir da areia de referencia, tendo como objetivo obter argamassas semelhantes das produzidas com areia natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (886.5 Kb)   docx (887.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com