TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica

Trabalho Universitário: Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Operacional

Um sistema operacional é formado por um conjunto de programasrotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente dito. Entende-se por usuário todoqualquer objeto que precisa de acesso aos recursos de um computador (seja ele um usuário “real” ou aplicativo).

Os Sistemas operacionais podem ser classificados em três maneiras: pelo tipo de núcleo de sistema (ou kernel, como conhecido no jargão técnico), pelo método adotado ao gerenciar os programas em execução ou pelo numero de usuário que podem operá-lo simultaneamente.

Atualmente, são utilizados basicamente dois tipos de implementações do núcleo de sistema: monolíticosou estrutura de microkernel.

NúcleosMonolíticos têm como principal característica o fato de integrarem todas as funcionalidades possíveis do sistema de um grande “bloco” de software. A adição de novas funcionalidades implica na recompilaçãode todo o núcleo .trata-se d uma abordagem um tanto antiquado, mas que foi adotada, por exemplo, por Linus Torvalds quando este resolveu desenvolver kernel do Linux

Microkernelé um termo usado para caracterizar um núcleo de sistema cujas funcionalidades não essencialmente ao seu funcionamento são transferidas para os servidores, que se comunicam com o núcleo mínimo através do modo de acesso nuclear(local onde o programa tem acesso de todas as instruções as CPU e a todas as interrupções de harware), deixando o máximo de recursos no modo de acesso do usuário.

Quando o processador trabalha no modo de usuário, uma aplicação só pode executar instruções não-privilegiadas, tendo acesso a um número reduzidos de instruções.

Os diversos tipos de sistemas operacionais existentes empregam diferentes maneiras de gerenciar os programas de execução pelo usuário.

Existem basicamente trêstipos de gerenciamento de tarefas (ou processos).

Sistema Monotarefapermitem a realização de apenas uma tarefa ou processo de cada vez.

Um dos mais famosos sistemas é o MS-DOS ( Microsoft Disk Operating System). Lançado em 1981 e desenvolvido para rodar no recém lançamento processador 8086 da intel.

Atualmente, a grande maioria dos sistemasoperacionais são do tipo multitarefa . Dá-se o nome de multitarefa a característica do sistema operacionais modernos que permitem repartir a utilizaçãodo processador entre varias tarefas simultaneamente

A multitarefa cooperativatrabalha exatamente como dito anteriormente: o tempo do processamento é repartir entre as diversas tarefas, dando a impressão ao usuário que elas estão sendo exultadassimultaneamente. Sua principal característica ( ou deficiência ) reside no fato de que não há controle sobre o tempo de CPU que cada processo consome. O sistema cede o controle da CPU ao processo, e este só o devolve quando tiver terminado a sua tarefa.

Já a multitarefa preemptivaRealiza o gerenciamento do tempo de utilização as CPU de forma inteligente, reservando e protegendo o espaço de memoriados aplicativos e evitando que programas com erros possam invadir as áreas delimitadas pelo sistema operacional. Os núcleos deste sistema mantém em memória um registro de todos os processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com