TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica Apricada

Trabalho Universitário: Informatica Apricada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

INFORMATICA APLICADA Á EDUCAÇÃO

O objetivo deste estudo foi ressaltar a importância do uso da informática e dos Softwares educativos enquanto ferramentas capazes de contribuir para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo. Serão abordados aspectos historiográficos, além de conceitos acerca do tema em questão.

A importância deste estudo está na ampliação dos horizontes educacionais, no que tange à ampliação do leque de artefatos, dos quais o profissional da educação pode lançar mão no desenrolar do processo ensino aprendizagem.

INFORMATICA E EDUCAÇÃO - O termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Para tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.

No entanto, a atividade de uso do computador na disciplina curricular pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo tradicional de ensino (processo instrucionista), quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador (processo construcionista).

INFORMÁTIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - Pode-se inserir a informática na educação como uma das formas mais interessantes para a disseminação mais rápida e eficaz do conhecimento. A informática na educação significa a inserção do computador no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação.

Historicamente pode-se considerar duas formas de abordar a informática na educação. A 1º utilizar o computador simplesmente como meio de transmissão de conhecimento, mantendo a mesma pratica pedagógica adotada em uma aula presencial e a 2º utilizar o computador para a criação de ambientes de ensino-aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento através da iniciativa do educando.

O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AO USO DAS TECNOLOGIAS - Em meio ao cenário em que se encontra o profissional docente as atuais discussões e políticas na área de informática na educação têm considerado o professor como um componetente fundamental para o processo de introdução do computador o cotidiano do ensiar e aprender.

Espera-se que ele, na sala de aula, promova a interação entre a informática e sua disciplina e, por meio dessa interação , proporcione aos alunos o acesso as novas informações,experiências e aprendizagens de modo que apredam efetivamente, sejam críticos diante das informações e do conhecimento promovido por mio de tecnologia.

INFORMATICA NA EDUCAÇÃO - Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Estas são apenas algumas questões levantadas por educadores brasileiros.

Em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.

Colocar qualquer software para os alunos usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.

O uso da Internet também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.

Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com