TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica E Educação

Pesquisas Acadêmicas: Informatica E Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

1. Pautando-se nos textos estudados nesta unidade 1, diferencie tecnologia de tecnologia educacional.

R. A tecnologia é tudo aquilo que o homem criou e cria para facilitar as atividade que precisam ser realizadas. Isso é desde a criação mais simples como instrumentos feitos de pedras como os aparelhos eletrônicos mais completos. Já a tecnologia educacional é o conjunto de procedimentos usados pelos professores para facilitar o ensino e a aprendizagem do aluno. De um modo mais claro é a utilização a aplicação de dos princípios científicos.

2. Explique como surgiu a tecnologia e como podemos aprender com ela.

R. A tecnologia surgiu desde a idade média. Pois naquela época a escassez de instrumentos. Então o homem começou a usar suas capacidades no desenvolvimento de instrumentos que facilitariam o dia-dia. Aprendemos com a tecnologia que para tudo que vamos fazer precisamos planejar pesquisar, criar, ou seja, precisamos usar a nossa tecnologia, o nosso cérebro.

3. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Argumente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

R. Os benefícios da tecnologia no âmbito educacional: Os recurdos usados em sala de aula como, aparelhos de TV, multimídia, computadores com aceso a internet permite que os alunos se envolvam mais com o os assuntos pautados, pois nos dias de hoje desde muito cedo as crianças demonstram muito mais interesse por esse tipo de recurdos do que até mesmo pelos livros. Permite também rapidez da realização de pesquisas e muito mais opções. Pois nos dias de hoje com apenas um clique é possível alcançar milhares de informações sobre um só assunto. Outro beneficio é a oportunidade dos professores conseguirem informações que venham interessar mais aos alunos, do que só os materiais didáticos oferecidos pelas escolas. Mesmo que o professor não carregue com ele tanta habilidade quanto aos alunos quando se fala em tecnologia.

Saúde: A rapidez para diagnosticar doenças que precisam ser tratadas o quanto antes. Infraestrutura nos hospitais que permitem atendimento. imediato e até mesmo atendimento durante o transporte do paciente, que já pode contar com aparelhos de respiração dentro das ambulâncias.

Comunicação: A tecnologia nos permite alcançar milhares de pessoas com apenas um clique, seja por meio de redes sociais ou por propagandas inseridas em sites. Nos dias hoje é possível uma comunicação de qualidade em qualquer lugar, basta ter um dispositivo móvel e você pode se comunicar com o mundo todo. Sem contar a imensidão de outros aparelhos que permitem saber onde está uma pessoa, e também os aplicativos que basta estar conectado e recebe mensagens, vídeos, anexos. Uma infinidade de coisas que chegam as pessoas numa velocidade assustadora.

Meios de transporte: Se formos fazer uma comparação com os meios de transportes de antigamente para os de hoje fica fácil apontar três benefícios tecnológicos, a rapidez para irmos de um lugar para outro. Hoje em dia nem precisamos saber como chegar á algum lugar, por temos aparelhos que nos leva exatamente onde queremos, e ainda pelo caminho mais fácil. Sem contar a segurança e o conforto que encontramos nos meios de transportes.

Ciência: Rapidez em pesquisas, aparelhos que permitem a execução de novas descobertas com mais qualidade e permissão para que tais descobertas sejam também executadas por pessoas no seu dia-dia.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes? Responda e apresente três recursos independentes e três dependentes, esclarecendo como utilizá-los na sala de aula.

R. Os recurdos didáticos independentes são aqueles que não dependem de dispositivos eletrônicos. Como: Mapa global, quadro negro, peças teatrais entre outros recursos. Já os recursos dependentes são aqueles que dependem de dispositivos eletrônicos: Aparelho de TV, computadores, rádios, multimídia e vários outros recurdos.

5. Por que devemos ter cautela em relação ao aspecto inovador da tecnologia em ambientes de aprendizagem?

R. A tecnologia nos trás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com