TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica E Sociedade

Trabalho Escolar: Informatica E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA- IESA

FACULDADE MARTHA FALCÃO - DEVRY

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Alunos: André luiz Auzier Leal

André Santos

INFORMÁTICA E QUALIDADE DE VIDA

MANAUS – AMAZONAS

2015

A RELAÇÃO ENTRE A INFORMÁTICA E A QUALIDADE DE VIDA

A expressão Qualidade de Vida anda actualmente muito em voga em diversos domínios, mas o seu significado é muito complexo, subjectivo, muito abrangente e varia em função da época, das crenças e da pessoa, pelo que a qualidade de vida tem a ver com a forma como cada um se vê e vê o mundo e a avaliação dessa qualidade é feita de acordo com critérios, tais como a educação, a profissão, a escolaridade, as necessidades de cada um, a saúde, que são diferentes para cada pessoa e para cada situação, pois ha grande diversidade de condiçoes sociais, de niveis de vida, de estadis psíquicos e físicos e de crenças.

Por ser uma expressão tão subjectiva, as definições de Qualidade de Vida também têm sido diversas. Giovanni Pires, por exemplo, afirmou em 1998 que Qualidade de Vida tem a ver com a forma como as pessoas vivem, sentem e compreendem o seu quotidiano. Compreende aspectos como a saúde, a educação, o transporte, a moradia, o trabalho e a participaçao nas decisoes, em situações muito variadas como o atendimento digno em caso de doença e de acidente, o nível de escolaridade, o conforto e a pontualidade nas deslocações, a alimentação em quantidade suficiente e em qualidade e até a posse de electrodomésticos.

A expressão qualidade de vida primeira vez associada à economia por Lyndon Johnson, em 1964, data em que começou o seu mandato de presidente dos EUA, ao afirmar que os objectivos da economia não podiam ser medidos através do balanço dos bancos, mas através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas. Mais tarde, em 1976, Augus Campbell considerava que a qualidade de vida é “... vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ninguém sabe claramente o que é.”.

A informática é a ciência que tem como objetivo estudar o tratamento da informação através do computador. Este conceito ou esta definição é ampla devido a que o termo informática é um campo de estudo igualmente amplo. A informática ajuda ao ser humano na tarefa de potencializar as capacidades de comunicação, pensamento e memória. A informática é aplicada em várias áreas da atividade social, e podemos perfeitamente usar como exemplo as aplicações multimídia, arte, desenho computadorizado, ciência, vídeo jogos, investigação, transporte público e privado, telecomunicações, robótica de fabricação, controle e monitores de processos industriais, consulta e armazenamento de informação, e até mesmo gestão de negócios. A informática se popularizou no final do século XX, quando somente era usada para processos industriais e de uso muito limitado, e passou a ser usada de forma doméstica estendendo seu uso a todo aquele que pudesse possuir um computador. A informática, à partir de essa época começou a substituir os costumes antigos de fazer quase tudo a mão e potencializou o uso de equipamentos de música, televisores, e serviços tão essenciais nos dias atuais como a telecomunicação e os serviços de um modo geral.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

A informática torna-se cada vez mais presente em todas as áreas, trazendo inúmeras vantagens para a vida em sociedade. O mundo assiste cada vez mais a implementação de aparelhos que facilitam o dia a dia, as pessoas não precisam mais sair de casa para realizar certos trabalhos ou fazer uma faculdade, elas podem realizam tais atividades do seu computador, utilizando o seu tempo livre, o conforto e comodidade que lhe são oferecidos.

As videoconferências locais, utilizações de redes dentro e fora das empresas, acesso remoto, assistência técnica e educação à distância, envio de e-mails, são esses alguns exemplos do que as novas tecnologias trouxeram enormes vantagens nos mais diversos setores da sociedade. A tecnologia evolui em tempo recorde, a todo o momento surgem novos aparelhos eletroeletrônicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com