TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica E Sociedade REA

Exames: Informatica E Sociedade REA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 4

Nome:

Trabalho de Informática e Sociedade

Professor:

REA

A imagem do docente como único detentor do conhecimento em sala de aula já está ultrapassada. Com o acesso cada vez mais massivo às Tecnologias da Informação e Comunicação, a principal marca do relacionamento entre alunos e professores é a troca de saberes e experiências.

Estas novas estratégias incluem oferecer ao aluno a oportunidade de participar da produção do conhecimento, o que não implica transformar o professor em mero coadjuvante, com isto, a responsabilidade de ser transmissor absoluto do conteúdo é modificada, deixando o professor com um papel de orientador da turma. Por exemplo, é importante saber que informações da internet são confiáveis, e isso é papel do professor.

Mas não são apenas os alunos que estão participando da produção de conteúdo. A troca de ideias, experiências e informações ultrapassa os muros da escola, evidenciando a tendência mundial da educação aberta.

Esta metodologia de educação é construída sobre a premissa de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir os recursos educacionais, sem restrições. Educadores, estudantes e outras pessoas que partilham esta visão estão unindo-se em um esforço mundial para tornar a educação mais acessível e mais eficaz.

A educação aberta é possível graças aos Recursos Educacionais Abertos (REAs), isto é, materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.

Estes recursos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros, artigos de pesquisa, vídeos, softwares e qualquer ferramenta, material ou técnica que funcione como acesso ao conhecimento.

A grande vantagem dos Recursos Educacionais Abertos, os REAs, como são conhecidos, é que qualquer material disponível no mundo virtual pode ser usado e adaptado por outras pessoas. Há uma divisão do conhecimento entre pessoas que, de outra forma, jamais teriam qualquer contato. É importante lembrar que não se trata somente de objetos de aprendizagem. A filosofia por trás dos REAs é a disponibilização de materiais educacionais como bens comuns e públicos, voltados para o benefício de todos.

Por ser material livre, os usuários de Recursos Educacionais Abertos têm permissão para usá-los, aprimorá-los (visando o adequamento a necessidades específicas), recombiná-los com outros materiais e distribuí-los sem qualquer risco legal.

Esses recursos contribuem para tornar a educação mais acessível, especialmente quando o dinheiro para aquisição de materiais de aprendizagem é escasso. Eles também nutrem o tipo de cultura participativa, de desenvolvimento, partilha e cooperação que a rápida evolução das sociedades do conhecimento exige. A educação aberta, no entanto, não está limitada apenas a Recursos Educacionais Abertos. Baseia-se, também, em tecnologias abertas que facilitem a aprendizagem colaborativa e flexível, e o compartilhamento de práticas de ensino que capacitem educadores, permitindo que eles se beneficiem das melhores ideias de seus colegas.

Esses recursos representam um dos mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com