TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica Na Agronomia

Artigos Científicos: Informatica Na Agronomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância da agroinformática na agronomia, mais concretamente é a chegada da internet ao campo, onde a porcentagem de erros diminuiu muito e ajudou agricultores a entender varias formas de se cultivar culturas sem trazer danos a o meio ambiente.

É objetivo deste trabalho, mostrar as ferramentas utilizadas atualmente na agricultura de precisão, como: GPS, sensores remotos, sensores de solo entre outros.

Esta organizado em duas partes. Na primeira parte, falaremos sobre o que é a agricultura de precisão e de onde surgiu. Na segunda parte optamos por comentar as ferramentas utilizadas atualmente na agricultura de precisão e assim sucessivamente.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográficas, enriquecidas com pesquisas em sites de empresas agrícolas.

1 AGRICULTURA DE PRECISÃO

A agricultura de precisão (AP), como é chamado no Brasil, é o sistema de produção adotado por agricultores de países de tecnologia avançada, denominado por eles de Precision Agriculture, Precision Farming ou Site-Specific Crop Management, que surgiu como um sistema de gerenciamento de informações e que teve seu crescimento potencializado a partir de avanços da tecnologia de referenciamento e posicionamento, como o GPS (do Inglês Global Positioning System) e de tecnologias de sensoriamento remoto. Conceitos surgiram a partir do emprego destas técnicas na agricultura, como os de aplicação de insumos em taxas variáveis e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

1.1 Surgimento.

A idéia de agricultura de precisão surgiu antes mesmo do período da Revolução Industrial como uma técnica de tratar a cultura em busca do seu melhor rendimento, levando em conta os aspectos de localização, fertilidade do solo, entre outros fatores.

Os fundamentos para a agricultura de precisão moderna, como conhecemos hoje, vem do início do século XX, porém somente na década de 1980, na Europa e nos EUA, com o desenvolvimento de microcomputadores, sensores e softwares é que a agricultura de precisão tornou-se viável para os produtores.

2 FERRAMENTAS

O uso de ferramentas adequadas da agricultura de precisão contribui para a diminuição de perdas na agricultura. Por meio de tais ferramentas de agricultura de precisão é possível obter dados provenientes da análise da propriedade subdividida em pequenas áreas (informações geográficas georreferenciadas), relativos a irrigação, propriedades físicas do solo, necessidade de aplicação de defensivos. Quanto mais subdividida a propriedade rural, mais útil será a informação georreferenciada. O controle das variáveis que influenciam o cultivo depende do maior detalhamento das informações.

2.1 GPS

O GPS é um equipamento que associa dados de latitude e longitude às subdivisões da propriedade agrícola. A informação do local exato viabiliza a intervenção gerencial necessária para sanar determinado problema. O equipamento possibilita à agricultura de precisão uma alta eficácia. A utilização do GPS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com