TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inforrmatica aplicada

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

  1. Explique o que é um Memorial Descrito e um Memorial de Cálculo em um projeto de engenharia.

O Memorial Descritivo, contém os objetivos, funções e localizações de cada uma das partes componentes do projeto, características básicas da solução final e propriedades dos materiais especificado, valores previstos para os parâmetros e variáveis envolvidas, detalhes construtivos e operacionais.

O Memorial de Cálculo dimensiona o projeto, dá todos os dados específicos para elaboração do mesmo, assim como os cálculos utilizados para definirem tais dimensões e a norma de utilização.

 

  1. Explique o que é anteprojeto, projeto preliminar, projeto básico e projeto executivo.

O anteprojeto se trata da concentração completa em termos arquitetônicos e construtivos do partido geral da obra, serve também para fins de apresentações de projetos.

O projeto preliminar se trata de vários detalhes da obra, como a concepção da obra a viabilidade, a exequibilidade, restrições, social, ambiental e econômica, dos objetivos e alternativas, da alternativa final.

O projeto básico se trata da primeira etapa do detalhamento executivo da obra, elaborando para fins apropriação de custos, avaliação de materiais e técnicas executivas a empregar, para efeito de contratação da obra.

O projeto executivo se trata do detalhamento arquitetônico construtivo, iniciado com o projeto básico, compõe-se de plantas, desenhos, memorial executivo, especificações técnicas, quantificação de materiais e serviços, orçamentos e custos.

  1. Defina as siglas CONFEA, CREA e ART.

O CONFEA (conselho federal de engenharia e agronomia), é a instancia máxima que os profissionais podem recorrer, zela pelos interesses sociais e humanos e regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, como Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos industriais de nível médio.

O CREA (conselho regional de engenharia e agronomia), é responsável pela fiscalização, orientação e controle e aprimoramento das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio, numa esfera regional.

O ART (anotação de responsabilidade técnica), garante aos profissionais registrados uma forma de cadastrar suas obras e serviços, cargos ou funções, cursos e prêmios e também, define os responsáveis técnicos de uma obra ou serviço tendo um valor de contrato, registrando junto ao CREA da região em exercício.

  1. Quais as áreas de atuação do Engenheiro Civil? O que um engenheiro necessita para exercer a sua profissão?

Construção urbana, estruturas e fundações, hidráulica e recursos hídricos, saneamento, transportes, ensaios tecnológicos, restauração, reforço de fundações, reforço estrutural.

Está devidamente, licenciado pelos órgãos responsáveis pela fiscalização e regulamentação da profissão como o CONFEA e o CREA de sua região.

  1. Diferencie a engenharia antiga da engenharia moderna.

 

  1. O que significa engenharia? Qual o papel do engenheiro na sociedade.

A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.

O engenheiro tem que estar atento as necessidades sociais e decidir como as leis da ciência podem ser melhor adaptadas através da engenharia a fim de cumprir essas necessidades, assim como, aplicar o método e visão científica, para a solução de problemas e para assumir a responsabilidade no desenvolvimento.

  1. Qual a função em uma obra de um engenheiro projetista e um engenheiro executor?

O engenheiro projetista, aplica de forma precisa e significativa todo o seu conhecimento técnico e científico, levando em consideração o contexto geográfico no projeto, tornando as ideias iniciais da obra em uma realidade dimensionada, com a solução final do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com