TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação

Casos: Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Setor Bioenergético

Esse setor apresenta-se como uma importante oportunidade de crescimento, geração de empregos e renda além de contribuir para o chamado desenvolvimento sustentável. O setor também faz parte da chamada economia verde. Com a grande oferta de matéria-prima de que o Brasil dispõe, em pouco tempo as empresas do país podem se tornar líderes mundiais nesse setor, principalmente da bioenergia derivada da cana-de-açúcar.

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas do mundo, é cultivada em mais de 100 países e consiste em uma grande oportunidade de mão-de-obra rural em todos eles. O Brasil se destaca como um dos maiores produtores e segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no âmbito de um programa de cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi realizado o segundo levantamento da safra de cana-de-açúcar 2013/14 e a produção de açúcar e/ou etanol. Segundo esse levantamento o cultivo dessa cultura continua em expansão, destacando fortes investimentos na região Centro-Sul. Apesar da instabilidade climática a expectativa ainda é de crescimento em relação à 2012/13. Como conseqüência a produção de etanol tem crescido tendo um incremento estimado de 3,53 bilhões de litros na safra 2013/14 o que corresponde a uma alta de 14,94%.

A partir dos dados apresentados no parágrafo acima, podemos ver que a estimativa para o setor de bioenergia, mais especificamente na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar é de grande crescimento. Mas para que o Brasil sustente sua liderança serão necessárias inovações m todos os elos da cadeia produtiva para que se tenha maior produtividade.

Uma possível ameaça a liderança brasileira está no desenvolvimento de rotas economicamente viáveis para a produção de etanol a partir da biomassa celulósica. No entanto o Brasil tem condição de assumir alto posto nesse segmento desde que sejam realizados altos investimentos em P&D intensificando tecnologicamente sua produção, é necessário que o processo esteja em constante melhoramento, visto que a matéria-prima é de fácil obtenção.

Fontes:

Acompanhamento da Safra brasileira, disponível em: <http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/13_08_08_09_39_29_boletim_cana_portugues_-_abril_2013_1o_lev.pdf> Acesso em: 19/09/2014

Livro Azul 4ª conferência de Ciência tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável. Centro de Gestão e estudos estratégicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com