TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação tecnológica

Seminário: Inovação tecnológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Seminário  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

A inovação tecnológica nos traz benefícios, conforto, “qualidade de vida”; é, de um lado, um grande bem produzido pela humanidade.

Viver em alta velocidade, com o respaldo de tal tecnologia parece ser o “sonho de consumo” da atualidade, ao mesmo tempo em que, a cada dia, tornam-se “luxos” o tempo, o silêncio, a simplicidade, o natural, o necessário. Criamos tecnologias que simulam espaços existenciais de convívio, talvez porque não mais os tenhamos em nosso cotidiano; criamos tecnologias que simulam nossas sensações, será que o fazemos pelo mesmo motivo?

Criamos nossos avatares, nos protegemos e nos mostramos através deles. Vivemos através deles também? Conhecemos o outro por interfaces, adentramos, por convite ou invasão, à sua privacidade, ao mesmo tempo em que, talvez, já tenhamos abandonado a possibilidade de alguma privacidade em nossas formas de vida. Conhecemos o outro ou nos limitamos a faces das interfaces? Obtemos a superficialidade das imagens em nossas telas, ou a profundidade de nossos próprios desejos traçada na imagem que criamos do outro? Com quem nos relacionamos quando nossas relações são com os avatares. Seriam eles esses outros que tanto procuramos em nós mesmos?

Se, de um lado, os avanços tecnológicos são o grande bem produzido pela e para a humanidade, e sua aquisição é sinônimo de “qualidade de vida”, o que buscamos quando afirmamos desejar “qualidade de vida”?

Muitas pessoas trazem ao consultório de filosofia clínica como Assunto: “Quero qualidade de vida”. Mas o mais interessante é que, ao pesquisarmos o significado de “qualidade de vida”, encontramos muitas e diferentes formas. O que para alguns é “qualidade de vida”, para outros é impossibilidade de viver. O que para alguns é fundamental, para outros é completamente desnecessário, ou até indesejado. Quem está certo? Quem está errado? Penso não ser o caso de certo ou errado, de melhor ou pior, apenas a presentificação da singularidade de nossa existência. Somos, apesar de compormos uma mesma espécie, seres únicos, singulares, que se constituem a partir de suas vivências, de suas historicidades, de suas próprias construções.

Contudo, criamos, em nosso convívio social, muitos pré-juízos acerca do que é uma “vida de qualidade”, sendo capazes de citar, ou até mesmo ditar, princípios fundamentais para se obter a “qualidade de vida”. Para uma “vida de qualidade” você deverá ter a, b e c; fazer x, y e z; pensar n, o e p; variáveis que, em determinados contextos sociais, são invariantes.

É comum nos depararmos com pessoas que preenchem todos esses requisitos, mas não se sentem bem, não se consideram vivendo com qualidade. Algumas delas, inclusive, questionam o sentido de sua própria existência, e compreendem suas vidas com ausência de qualidade, com incompreensíveis faltas, com vazios existenciais capazes de absorver todo o seu existir.

Se aplicarmos testes para medir sua qualidade de vida, segundo os padrões socialmente estabelecidos, concluiremos que são pessoas extremamente felizes. Contudo, não é o que sentem, o que pensam, o que desejam para si.

Algumas das citadas pessoas ainda sofrem mais, porque se sentem culpadas: “Têm tudo e parece que nada têm. Não valorizam o quanto a vida foi boa com elas”.

Você já sentiu algo assim?

Em contrapartida, algumas pessoas que seriam classificadas como não tendo qualidade de vida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com