TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalacao E Configuracao Do Servidor Web

Trabalho Escolar: Instalacao E Configuracao Do Servidor Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

1. Resumo 2

2. Introdução 3

3. Objectivos 4

3.1. Objectivo Geral 4

3.2. Objectivos específicos 4

4. Metodologia 4

5. Servidor Web 5

5.1. Apache 5

6. Instalação e configuração do Apache2 6

6.1. Instalação e Configuração da placa de rede 6

6.2. Preparando o servidor Web para hospedar um site 6

6.3. Modificações a serem feitas no DNS Primário 7

6.4. Acedendo a paginas do Web Server 8

7. Conclusão 9

8. Bibliografia 10

1. Resumo

O presente trabalho explica o procedimento básico para definir um servidor Web Apache e configura-lo através da virtualização onde irá se usar o VMware Workstation. Após as configurações, proceder-se-á com a testagem que, através de figuras será mostrado o seu funcionamento. Este relatório tem como resumo teórico a configuração do Apache2.

Palavras chave: Web Server, Apache. 

2. Introdução

O objectivo principal de uma rede de computadores é o de compartilhamento de informações, recursos através de equipamentos informáticos, entre os recursos estão: os arquivos, impressoras, scaners, entre outros. Para que esse compartilhamento seja efectuado de uma forma eficaz e organizada é necessário que haja um servidor e clientes, onde cada um dos componentes (Computadores) devem ter sempre um endereço que serve de via de acesso ao mesmo. O servidor Web é a ferramenta responsável pela distribuição de documentos HTML atráves do protocolo http, este é essencial e pode determinar o sucesso de uma empresa na Internet. Um Servidor Web é um software, geralmente implementado na forma de daemon, que controla a recuperação e disponibilização de arquivos no formato de hypertexto em um sistema de arquivos.

3. Objectivos

3.1. Objectivo Geral

• Configuração do Web Server;

3.2. Objectivos específicos

• Instalar/configurar o apache2;

• Criar Domínios

• Realizar pesquisas Web através de um cliente Xp;

• Aprender a hospedar um site;

• Analisar o histórico de acesso ao servidor WEB;

4. Metodologia

Com vista a atingir êxitos na configuração de Web Server, foram privilegiadas consultas na ficha do Docente da cadeira, Prof. Mestre Ambrosio Vumo, bem como ao acompanhamento de configuração nos vídeos aula extraídos do youtube.com, para alem de estudos colectivos com alguns colegas da turma.

Uma vez que o custo das maquinas é bastante elevado, a virtualização nos permitiu ter as maquinas necessárias para ter o Web Server em funcionamento para o serviço DNS, foi necessário configura-lo através das maquinas virtuais criadas na plataforma VM Ware Workstation, onde instalou-se o apache2, versão 12.04. 

5. Servidor Web

Um servidor Web é um software que permite aos usuários, o acesso às páginas da web, ou seja, aos arquivos no formato HTML a partir de um navegador (também chamado de browser), instalado em um computador remoto.

Um servidor web é, um “simples” software, capaz de interpretar as consultas (ou pedidos) HTTP que chegam na porta associada ao protocolo HTTP (por padrão, porta 80), e de fornecer uma resposta com este mesmo protocolo.

Os principais servidores web são, entre outros:

• Apache

• Microsoft IIS (Internet Information Server)

• Microsoft PWS (Personal Web Server)

5.1. Apache

Apache (www.apache.org) é o servidor mais conhecido da Internet. É uma aplicação rodando nos sistemas operacionais do tipo Unix, mas, agora, foi portado para vários sistemas, inclusive o Microsoft Windows.

O Apache HTTP Server é um dos projectos mantidos pela The Apache Software Foundation. O servidor Web Apache pode responder por vários sites através de um recurso conhecido como servidor virtual (virtual server). Este servidor virtual é composto por três informações que são: endereço IP, porta de conexão http e um cabeçalho (header). Como vários sites de domínios diferentes podem ser disponibilizados em um mesmo servidor, o valor IP e a porta de conexão http acabam sendo o mesmo, o que difere é o header. Sendo assim podemos ter www.di.up.ac.mz, www.de.up.co.mz e www.infor.up.gov.mz, todos os três sites no mesmo servidor web (IP e porta padrão iguais) mas com headers diferentes (domínios diferentes).

6. Instalação e configuração do Apache2

Uma vez instalado o sistema operativo da Linux, o Ubuntu, foi necessário se fazer a actualização com vista a garantir a instalação dos vários programas incluindo o Apache que nos interessa de momento.

O comando do update do Ubuntu é : # apt-get update.

O comando para instalacao do Apache2 é: # apt-get install apache2.

Depois de ter instalado Apache, é reinicializado o servidor Web através do comando:

# /etc/init.d/apache2 restart.

6.1. Instalação e Configuração da placa de rede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com