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Por:   •  24/9/2013  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  504 Visualizações

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Arquitetura de Sistemas Distribuídos

(Principais Modelos de Arquitetura Lógica para Sistemas Distribuídos)

MIDDLEWARE

Middleware é uma camada adicional de software situada entre o nível de aplicação e o nível que consistem no sistema operacional. O middleware tem o papel de interligar diferentes aplicações em diferentes sistemas operacionais em diferentes computadores. Assim, uma solução de Middleware fica entre a aplicação que o usuário enxerga e as fontes de informações.

A solução de Middleware fica entre a aplicação final e as fontes de informações. Ou seja, ele oculta da melhor maneira possível á heterogeneidade das plataformas das aplicações. Por ser um software de conectividade, consiste de um conjunto de serviços disponíveis que permite que múltiplos processos, executados em uma ou mais máquinas, interajam através de uma rede.

Estas fontes de informações podem ou não estar na mesma máquina do servidor de aplicações nem podendo inclusive, estar fora do ambiente físico desta máquina. Alem disso, as fontes de informações podem estar em plataformas diferentes com sistemas operacionais diferentes.

Exemplos de Middleware

• Servidor de Aplicação Java EE.

• Busisness Intelligence.

• Enterprise Portais.

• BPM (Busisness Process Management).

• Enterprise Serial Bus.

• Mensageiras.

• Bam (Business Activity Monitoring).

• Monitoramento de IT.

• Servidores de gerenciamento de conteúdo.

• Servidor Web.

Serviços Provisionados e benefícios fornecidos

• Portabilidade (de aplicações distribuídas).

• Interface (API) única.

• Interoperabilidade (de aplicações distribuídas).

• Protocolo comum

• Facilidade de Uso: Middleware possuem utilização mais simples para um endereço de rede diferente sem a necessidade de recompilar qualquer software.

• Transparência de Localização: Seu uso permite mover uma aplicação para um endereço de rede diferente sem a necessidade de recompilar qualquer software.

• Transparência de Linguagem e Plataforma: Um processo usando o MIDDLEWARE deve ser capaz de se comunicar com um processo que foi escrito em linguagens diferentes.

Requisito de Um Middleware

 Permitir Comunicação.

• Uso de protocolos de comunicação.

• Marshalling e Unmarshalling.

• IDL para garantir “uns” marshalling dos dados.

 Confiança na execução de requisições.

 Melhor Esforço.

o Sem Garantias.

 Pelo menos uma.

o Potencialmente mais de uma.

 No máximo uma.

o Só uma vez.

 Permitir Escalabilidade

 Medida de Capacidade de Adaptação.

 Replicação de Componentes como solução.

• Transparência de Acesso.

• Transparência de Localização.

• Transparência de Migração.

• Transparência de Replicação.

 Lidar com Heterogeneidade

• Não restringe o sistema a uma só tecnologia.

• Permite que componentes legados sejam integrados a novos componentes.

 Serviços de Middleware

 Ciclo de Vida

o Gerenciamento de ciclo de vida dos objetos.

 Serviço de Nomes

o Permitir referenciar objetos pelo nome.

 Relacionamento

o Criar associações dinamicamente entre os objetos.

 Transação

o Faz gerenciamento de transações.

 Negócio

o Permitir localização de serviços

 Segurança

o Oferece funcionalidade de segurança

 Tempo

o Serviço de sincronização de relógio

 Evento

o Registra interesse de componente por eventos.

Peer-To-Peer

Uma rede Peer-to-Peer é constituída por computadores ou outros tipos de unidades de processamento que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor, dependendo da transação sendo iniciada ou recebida de outro peer da mesma rede.

Os nós da rede Peer-to-Peer podem diferir em termos de configuração local, capacidade de processamento, capacidades de armazenamento, largura de banda, entre outras características particulares.

Uma diferença importante entre a arquitetura Peer-to-Peer e Cliente/Servidor é em relação á troca de dados e responsabilidades. No modelo Cliente/Servidor, os softwares são diferentes, sendo que o cliente em geral faz o uso de serviços e processamento disponibilizados pelo servidor. Portanto trata-se de uma troca assimétrica. Já o Peer-to-Peer efetua uma troca de serviços simétrica. Isto quer dizer que os nós do sistema possuem softwares idênticos, com capacidades e responsabilidades semelhantes.

Modelos de Peer-to-Peer

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