TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalações Elétricas Industriais

Por:   •  18/6/2018  •  Bibliografia  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Instalações Elétricas Industriais

PROJETO CONCEITUAL

1. Introdução

Este projeto conceitual tem por objetivo descrever o sistema elétrico da indústria que será usada para desenvolvimento do projeto elétrico na disciplina de Instalações Elétricas Industriais, bem como as premissas básicas que deverão ser seguidas.

2. Descrição da Indústria

Será considerada uma indústria a ser implantada na região de Curitiba-PR. Conforme desenho de implantação, a empresa possuirá um prédio administrativo, um prédio de produção, um parque de bombas, subestação, portaria e vestiários.

3. Escopo do projeto

Para o desenvolvimento do projeto elétrico para a disciplina de Instalações Elétricas Industriais, deverá ser considerado o seguinte escopo:

- Entrada de energia de 13,8 kV;

- Subestação

- Prédio de Produção (somente distribuição de força e comando dos motores)

- Parque de bombas (somente distribuição de força e comando dos motores)

- Alimentadores para os transformadores auxiliares

Não serão escopo deste projeto os sistemas de aterramento, iluminação, tomadas, SPDA, telefonia e dados. Estes sistemas já foram trabalhados no projeto elétrico da disciplina de Instalações Elétricas Prediais.

As premissas de projeto são apresentadas na seqüência.

4. Premissas básicas de projeto

A entrada de energia será em 13,8 kV e deverá ser derivada do poste da concessionária locado na planta de implantação. O ramal de ligação deverá ser subterrâneo até a subestação.

As impedâncias da concessionária são:

Z1 = 0,3915 + j0,6536 pu

Vb = 13,8 kV / Sb = 100 MVA

4.3 A subestação deverá ser em alvenaria, nos padrões da concessionária, e deve abrigar também o centro de controle de motores (CCM), transformador auxiliar (TR-3) e banco automático para correção do fator de potência (previsão futura). A área prevista para subestação está indicada na implantação e não representa as dimensões do prédio. Estas dimensões devem ser definidas durante o projeto.

4.4 O transformador de entrada será nas tensões de 13,8/0,38-0,22 kV (triângulo / estrela aterrado) locado na subestação. Seu dimensionamento deverá ser feito em função da lista de cargas.

4.5 As cargas elétricas previstas para a indústria estão indicadas na lista de cargas. Todas estas cargas devem ser alimentadas pelo centro de controle de motores (CCM). As bombas que possuem indicação A/B operam na condição “uma operando / outra reserva”. Por exemplo: quando a B-1A está em operação a B-1B está desligada e vice-versa.

4.6 O CCM a ser projetado na subestação deverá ser do tipo auto-portante, com disjuntor geral e gavetas (motoras e alimentadores) equipadas para atender as cargas. Deverá ser alimentado diretamente pelo secundário do transformador.

4.7 Para os sistemas de iluminação e tomadas são previstos transformadores auxiliares (TR-1 / TR-2 e TR-3) indicados na planta de implantação e com características conforme lista de cabos.

4.8 A infraestrutura para os cabos de força e controle, entre subestação e cargas, deverá ser enterrada nos trechos externos aos prédios, e aparente no interior dos mesmos.

4.9. Para banco de dutos enterrados em travessia de veículos deverá ser utilizado envelope de concreto.

4.10 Os motores elétricos devem possuir acionamento local (ao lado de cada motor) através de boteiras liga-desliga que atuam na respectiva gaveta do CCM.

4.11 Os tipos de partida devem ser projetados em função das cargas e do sistema elétrico.

4.12 No parque de bombas, todas as bombas são do tipo centrífugas e acionadas por motores elétricos conforme indicado na lista de cargas.

4.13 A apresentação do projeto será em duas etapas. Na primeira etapa (projeto básico) deverão ser apresentados os documentos listados no item 4.14. Na segunda etapa deverão ser apresentados os documentos os citados em 4.15 (projeto completo – executivo). A apresentação do projeto concluído será feita no final do semestre, em data a ser definida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com