TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalações Elétricas Prediais

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CENTRO DE ENGENHARIA CIVIL

Daniel Victor

Diogo Almeida Guimarães

Guilherme de Oliveira Camargo

Joaby Tibério Nunes Siqueira

Luciano Pedra Fonseca Filho

TRABALHO P1:

Instalações Elétricas Prediais

Palmas/TO

10/2016 

Daniel Victor

Diogo Almeida Guimarães

Guilherme de Oliveira Camargo

Joaby Tibério Nunes Siqueira

Luciano Pedra Fonseca Filho

TRABALHO P1:

Instalações Elétricas Prediais

Trabalho apresentado à displina de Tecnologia da Construção de Edificações II, 1º semestre de 2016.

Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins.

Professor(a) Msc: Maria Carolina de Paula Estevam D’Oliveira.

Palmas/TO

10/2016 

1. INTRODUÇÃO

Na construção civil, os estudos e aplicações da área elétrica se atem para instalações de baixa tensão. Estas instalações estão presentes em nosso cotidiano onde necessitamos da energia elétrica para realizarmos diversas tarefas em casas, edifícios comerciais ou residenciais, hospitais, escolas, universidades, etc. Assim como qualquer outra instalação em um edifício, necessita-se de cuidado na hora da realização dos projetos e no processo de execução das instalações elétricas para que não haja transtornos ou até acidentes aos usuários das edificações. Para isso, iremos abordar o tema instalações prediais elétricas e realizarmos um comparativo entre a prática realizada em uma obra local com a teoria apresentada durante a disciplina de tecnologia das construções e edificações II.

 Primeiramente realiza-se um questionário com perguntas técnicas-construtivas para que o encarregado discorra sobre como está sendo realizado o serviço da instalação elétrica na obra, marca-se um horário de visitação em alguma obra que esteja na fase de realização dessa instalação. Durante a visita, são abordados os pontos do questionário e eventuais dúvidas surgidas pelos membros do grupo de visitação. Após coletado tais informações bem como fotos da instalação surge o comparativo com a teoria se o que esta sendo realizado naquela obra estão de acordo com as normas e as boas praticas construtivas.


2. MATERIAIS E MÉTODOS

O processo de instalação elétrica de uma edificação difere dos demais pelo fato de não ser continuo, ou seja, o eletricista não trabalha continuamente na obra como o pedreiro. Para melhor dissertar sobre o método construtivo vamos dividir a explicação por elementos da instalação elétrica.

Os eletrodutos (conduítes) tem função de abrigar e permitir a passagem dos condutores (fios) com segurança até seu ponto de uso. Eles são divididos em metálicos rígidos, plásticos rígidos, metálicos flexíveis e plásticos flexíveis. Os metálicos rígidos são muito usados em instalações externas e tem boa resistência mecânica. Deve-se evitar o descapamento dos fios, pois esse eletroduto é condutor. Os plásticos rígidos têm as mesmas finalidades do metálico rígido, porem possuem um valor mais barato e não são condutores. Os metálicos flexíveis são muito utilizados onde o conduíte precisa fazer curva. Os plásticos flexíveis podem ser pesados ou leves. Pesados quando internamente são lisos e externamente corrugados e leves quando são corrugados interna e externamente. Em geral os conduítes plásticos são mais usados por serem mais baratos. Quando houver necessidade de conduítes em estruturas esses devem ser posicionados antes da concretagem, e em caso de piso optar por conduítes rígidos, e nas paredes as mesmas devem estar encunhadas e o revestimento não deve ter sido feito. Os eletrodutos não podem fazer curvas menores que 90°, os cortes tem que causar o menor dano possível e procurar o menor traçado.

As caixas de passagem (de derivação) servem para abrigar as tomadas, pontos de luz, interruptores e são ligadas pelos eletrodutos. Ficam nas paredes ou lajes e podem ser metálicas ou plásticas. Para lajes e forros devem ser sextavadas com fundo removível, e para tomadas e interruptores devem ser quadradas ou retangulares sem fundo removível. Quando forem fixadas as tomadas devem ficar no mínimo a 30 cm do chão e as paredes não devem estar com o revestimento pronto. Quando chumbada na parede as caixas devem ser preenchidas com papel para que não escorra argamassa para dentro delas. As caixas devem estar aprumadas, niveladas e facear o paramento.

Os fios e cabos transmitem a energia elétrica aos pontos desejados, são normalmente de cobre envoltos por PVC que suporte temperaturas de até 70 °C. Para iniciar a passagem da fiação pelo conduítes e caixas de passagem a obra devem estar quase pronta, estando o revestimento pronto e por faltar somente a pintura. Os fios devem estar limpos e secos, lubrificados com talco ou parafina e todas as emendas devem ser feitas nas caixas. Circuitos que alimentam resistências não podem ter emendas. Após a passagem da fiação é colocados os espelhos, que são a parte aparente das tomadas.

        O quadro de distribuição tem função de proteger e alimentar todo o circuito. A proteção é feita por disjuntores que cortam a alimentação do circuito quando a carga exigida é maior que a suportada. O quadro de distribuição deve ser aterrado (entrar em contato com o solo) para no caso de surtos a corrente se dispersar.

3. NORMALIZAÇÃO BRASILEIRA

A norma regulamentadora de tal tema é a ABNT NBR 5410, com a titulção de Instalações elétricas de baixa tensão. Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Entao, aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso(residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.), incluindo as pré-fabricadas.


4. VISITA À OBRA E RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

Visando uma maior explanação do que fora visto, elaborou-se um questionário de 5 perguntas para serem feitas ao Engenheiro Civil responsável pela obra, que se chama Mario Nelson Lopes Ferreira.

À posteriori serão apresentadas fotos referentes à visita dos apartamentos da edificação que visitamos.

1- Motivos para se ter os projetos de Instalações Prediais de sua residência.

Deve-se realizar o projeto de instalações elétricas antes de começar sua obra e com isso evitou desperdícios e superdimensionamentos em sua residência reduzindo assim os custos das instalações. Isto se dá pelo fato de que o consumo de materiais elétricos durante a execução pode ultrapassar em até 50% dos orçamentos originais pela ausência de um projeto de instalações elétricas bem elaborado.  Por seguir economiza-se também tempo e evita problemas futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (698.4 Kb)   docx (574.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com